Publicidade Topo

notícias

Colégio SESI de Irati continuará em funcionamento

Instituição ofertará 38 vagas para o Ensino Médio em 2021. Somente Educação Infantil do Colégio SESI terá suas atividades finalizadas

Colégio SESI de Irati. Foto: Maraisa Camargo

O Sistema FIEP confirmou que o Colégio SESI de Irati, que estava entre as unidades que poderia fechar a partir de 2021, vai continuar as atividades. 

“É com imensa alegria que comunicamos que o colégio SESI de Irati- Ensino Médio não irá fechar, graças a mobilização dos nossos alunos da população e de muitos setores da sociedade de Irati e região. Já estamos com as matrículas abertas para 2021”, diz um e-mail encaminhado pela assessoria do Sistema FIEP de Irati na manhã desta terça-feira, 20. 

O Gerente da Unidade SESI/SENAI de Irati, Paulo Zen, acredita que um dos fatores que sensibilizaram o Sistema FIEP a repensar a decisão de encerrar as atividades de Ensino Médio no município foi a mobilização da sociedade. 

O Sistema FIEP foi sensibilizado pelo movimento dos pais, comunidade em geral, alunos, ACIAI e sindicato da madeira, que mostraram a importância que o Colégio SESI de Irati tem na nossa região e acataram o pedido de não fechamento do Colégio SESI Ensino Médio. O Presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, está avaliando caso a caso para realmente informar quais unidades serão mantidas ou fechadas. Irati já é certeza que continuará com as atividades normais

Zen relata que todos os cursos técnicos e de aprendizagem industrial, de aperfeiçoamento e qualificação profissional do SENAI continuarão sendo ofertados nas unidades móveis na região. Já o SESI continuará ofertando programas de segurança e saúde ocupacional, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é disponibilizada de forma gratuita para os trabalhadores da indústria e seus dependentes. 

De todas as atividades que já vínhamos executando apenas a Educação Infantil do SESI terá as suas atividades encerradas 

O Colégio SESI ofertará 38 vagas para o Ensino Médio em 2021.  Os interessados já podem procurar a secretaria da instituição para realizarem a inscrição. “O Colégio SESI tem em sua essência a formação de jovens inovadores e empreendedores capazes de fazer a diferença em nossa sociedade, principalmente apoiando as indústrias em seus desafios. O Colégio está passando por uma restruturação de carga horária e conteúdo e a partir de agora se chamará Colégio SESI da Indústria”, relata o Gerente da Unidade de Irati. 

Segundo Zen, a continuidade das atividades do Colégio depende da sustentabilidade financeira da instituição. Por esse motivo, não serão disponibilizadas novas bolsas de estudos para os alunos. A situação dos atuais bolsistas ainda está em análise

“Em nome de todo o colégio SESI e SENAI agradecemos a comunidade pelo movimento do não fechamento do nosso colégio. Não tenho dúvidas que foi uma grande conquista para a nossa região e contou com apoio de todos vocês”, enfatiza o gerente da unidade SESI/SENAI de Irati. 

No mês de agosto quando a notícia sobre o fechamento foi comunicada para a sociedade, pais e alunos lamentaram a decisão durante entrevista à Najuá.

A gerente de Educação do Colégio SESI, Giovana Chimentão Punhagui, confirmou que as manifestações contrárias da população ao fechamento da instituição foram decisivas para que a decisão fosse revista. “Conforme comunicado anteriormente, o Colégio SESI IRATI iniciou um processo de cessação das suas atividades educacionais do Ensino Médio a partir de 2021. Cumprindo uma exigência legal, a descontinuidade dessas escolas precisou ser comunicada oficialmente à Secretaria de Estado da Educação até 31 de julho e, posteriormente, a comunidade escolar foi informada. Pela qualidade e diferencial do ensino que o Colégio SESI sempre ofertou, e considerando a mobilização da comunidade escolar, a instituição buscou incessantemente estratégias e soluções que possibilitassem a continuidade das ofertas educacionais. Assim, temos grande satisfação em informar que o Colégio SESI dará continuidade a oferta do Ensino Médio nesta cidade. Agradecemos a confiança no Colégio SESI e informamos que estaremos juntos em 2021”, disse Giovana em e-mail repassado pelo Sistema FIEP.