Publicidade Topo

notícias

Casos de Covid-19 aumentam em Irati com transmissão intrafamiliar e surto em empresa

14 casos de coronavírus foram diagnosticados no município somando os dois últimos dias. Coordenador do COEF solicita que a população continue respeitando as medidas sanitárias 

População pode consultar número de casos de coronavírus na plataforma on-line Ecovid-19 Irati. Foto: Divulgação

O Coordenador do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF), Agostinho Basso, disse que o aumento do número de casos de coronavírus em Irati nesta semana ocorreu em virtude da transmissão intrafamiliar e também de um surto registrado em uma empresa. Somente na segunda-feira, 26, nove pessoas foram diagnosticadas com a doença no município. Já nesta terça-feira, mais cinco moradores testaram positivo. 

“Todos esses casos têm correlação através de encontros familiares, através de pessoas que foram positivadas e foram contaminando colegas de trabalho em uma pequena empresa. Nós estamos bastante atentos a isso e, portanto, estamos colocando a toda a comunidade que essa questão da pandemia ainda é uma realidade em Irati, infelizmente tivemos um óbito no fim de semana, estamos muito preocupados com esse surto que está em andamento ainda, ou seja, nós sabemos que várias outras pessoas vão positivar”, disse Agostinho.

Segundo o coordenador do COEF, a investigação epidemiológica permite adiantar que o número de casos de Covid-19 deve aumentar nos próximos dias. “É mentira quando se pensa que a pandemia acabou. Não é verdadeiro quando escuta por aí que o pior já passou, que dá para ir relaxando nos cuidados. Não é verdade. O coronavírus é uma realidade tem ceifado vidas e nós nos preocupamos muito quando os números começam a aumentar. Até então estávamos vindo numa tranquilidade, normalidade e estabilidade”, analisa o enfermeiro. 

Quer receber notícias locais?

Os integrantes do COEF não descartam a possibilidade de publicar novos decretos suspendendo atividades caso a quantidade de casos de coronavírus continuar subindo. “Nós sabemos que algumas atividades estão de certa forma dando impressão que tudo já passou e está voltando a uma normalidade, mas não é isso que está acontecendo. Tomem cuidado, usem máscara a todo momento, principalmente ao sair de suas casas, no local de trabalho, comércio e ruas. Lavagem das mãos rotineiramente, com bastante água e sabão, uso de álcool gel e principalmente o distanciamento social. Não devemos nos aproximar há menos de dois metros de qualquer que seja. Não devemos participar de festas, churrascos, confraternização entre amigos, fazer ou proporcionar festinhas de aniversário em casa, seja o que é que for, nós estamos em plena pandemia, isso ainda não se tem nenhum remédio que seja comprovadamente eficaz e não tem a vacina. Para que a gente possa manter a cidade na medida do possível trabalhando produzindo e mantendo renda e emprego precisamos da colaboração de todos”, alerta Agostinho.

Irati soma 426 casos de coronavírus desde o início da pandemia. No total, 394 pessoas se recuperaram da doença, 19 estão em isolamento domiciliar e duas internadas em leitos de enfermaria. Quarenta e nove iratienses aguardam resultados dos exames laboratoriais e 11 faleceram por complicações causadas pela Covid-19. Ao todo, 246 mulheres e 180 homens foram infectados. Por faixa etária, o maior número de registros continua sendo na faixa etária entre 30 e 39 anos com 98 pessoas contaminadas. Oitenta e dois iratienses contraíram a doença entre 40 e 49 anos. Mais 69 jovens tiveram a infecção entre 20 e 29 anos. Cinquenta e dois casos foram confirmados entre 50 e 59 anos. Trinta e quatro adolescentes entre 10 e 19 anos foram diagnosticados com coronavírus desde o início da pandemia. Vinte e nove iratienses foram infectados entre 60 e 69 anos. Vinte e três crianças testaram positivo para a doença entre 0 e 5 anos. Dezenove casos foram registrados entre 70 e 79 anos. Mais 11 crianças foram infectadas entre 6 e 9 anos. Nove idosos com 80 anos ou mais tiveram Covid-19.

Conforme boletim divulgado pela Santa Casa de Irati nesta terça-feira, 27, nenhum paciente está internado em leito de UTI Covid-19 do hospital. Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 100% com quatro pessoas internadas.