Publicidade Topo

notícias

Emiliano aprofunda propostas para Irati

Em entrevista, o candidato a prefeito de Irati, Emiliano Gomes (PSD), falou sobre agricultura, obras, proteção à animais, desenvolvimento do município e saúde

Candidato a prefeito de Irati, Emiliano Rocha Gomes (PSD). Foto: Jussara Harmuch

O candidato a prefeito de Irati, Emiliano Rocha Gomes (PSD), participou da série de entrevistas realizadas no programa "Meio Dia em Notícias" com os postulantes ao Executivo municipal.

Durante a entrevista, os candidatos têm a oportunidade de explorar os temas abordados no debate realizado no início de outubro, promovido pela Najuá e jornal Hoje Centro-Sul. Participam das entrevistas o convidado William Hilgemberg e a diretora da Najuá, Jussara Harmuch. O próximo debate acontecerá no dia 12 de novembro.

Nesta entrevista, o candidato comentou temas ligados à agricultura, proteção de animais, desenvolvimento do município e saúde.

Ouça o áudio completo da entrevista no fim do texto

Agricultura

O candidato explicou que sua proposta para agricultura procura desenvolver a área a partir de um trabalho conjunto. “Nós precisamos reunir entidades como Emater, Secretaria de Estado. Precisamos criar um plano de ação efetivo, assim como plano de desenvolvimento de fruticultura e oleicultura, o cultivo, a distribuição e agroindústria”, disse.

Outro objetivo é diversificar a produção. “Temos potencial enorme de diversificar a fruticultura, capacitar os produtores, os técnicos e para isso precisamos sentar e ouvir as pessoas da agricultura”, conta.

Segundo Emiliano, os produtores também pedem para ter boas estradas no interior e assim ter condições para escoar a produção. O candidato explica que um dos seus projetos é repensar a equipe que realiza a manutenção dessas estradas e melhorar o equipamento utilizado nestes serviços. “Vamos precisar de investimentos maciços, principalmente, voltado à questão de equipamentos e também trazer mais capital humano, pessoas, para ajudar no desenvolvimento desse trabalho. Vemos que precisamos olhar os exemplos que estão dando certo de cidades vizinhas aqui, como Fernandes Pinheiro, outras cidades que estão dando certo no quesito operacional, em relação à condução dos maquinários, para que os produtores possam escoar sua safra”, explicou.

Quer receber notícias locais?

Ainda em relação às obras, o candidato explicou que pretende trazer especialistas para o pátio de máquinas e melhorar a estrutura. “Conversando com algumas pessoas do pátio, entendemos que precisa de uma melhor estruturação e condições para que as pessoas efetivem um melhor trabalho ali. Elas fazem um bom trabalho, mas todos reclamam da mesma situação: ‘Precisamos de mais pessoas técnicas conosco, para que possamos fazer com que o trabalho seja melhor executado’. Então esse é o nosso objetivo, ouvir o pátio inicialmente, identificar os principais problemas e a partir daí executar junto a equipe técnica de agricultura”, disse.

A cultura orgânica também está em seus planos. “É muito importante acima de tudo nós fortalecermos  a agricultura convencional para a cultura orgânica, estimular para que possamos ter hortas no quadro urbano do município também”, afirma Emiliano.

De acordo com ele, há apoio do governador Ratinho Júnior para executar esses projetos. “Nós temos o apoio intrínseco do Governo do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior. apoia nossa candidatura. Isso é sinal que nós temos abertura no Palácio Iguaçu e em todas as secretarias, principalmente com a Secretaria de Agricultura, com Noberto Ortigara, que já abriu as portas e em contato com ele trará total apoio, também irá disponibilizar a equipe técnica da Secretaria de Estado para que possamos efetivar e ver aquilo realmente as principais demandas que o município carece”, conta.

Proteção à animais

O candidato ainda falou sobre os planos para a proteção de animais. “É importante que criamos um departamento para cuidar desta questão. Precisamos de gestão, de fazer um conjunto de ações estratégicas dentro desse departamento para que haja uma fiscalização mais efetiva em relação aos maus tratos. Claro que o papel da ONG [Amigo Bicho] é fundamental, queremos ser parceiros da ONG, e também com aquelas pessoas voluntárias”, explicou.

O candidato do PSD também disse que a criação de um lugar para acolhimento dos animais é importante e também é necessário um trabalho de conscientização para adoção de animais. “Estimularmos a adoção no município para que possamos aos poucos ir sanando essa dificuldade que até é uma questão de saúde pública”, relata.

Desenvolvimento

Uma das propostas para o desenvolvimento de Irati, segundo Emiliano, é o investimento nos condomínios industriais. O planejamento é primeiro investir na infraestrutura dos condomínios existentes e depois expandir o terreno. “Vamos conseguir a partir disso pensar na aquisição de algumas áreas que tem atrás da Yazaki para fazermos a expansão. Mas antes a estruturação. Essa estruturação vem de um conjunto de conversas com empresários sobre a possibilidades de expandir essas áreas industriais. O Governo do Estado tem papel fundamental nisso, porque ele entende que Irati e região precisa de desenvolvimento. Eles sabem que se conseguirmos fazer um trabalho estratégico dentro do condomínio industrial da Vila São João teremos a possibilidade de ter novos investimentos’, disse.

Outro planejamento é integrar os serviços públicos e estimular o empreendedorismo. “Na integração será a Sala do Empreendedor, a Agência do Trabalhador, a Secretaria de Agência de Desenvolvimento e a Adecsul [Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná] farão parte do novo prédio de Desenvolvimento. A nossa ideia é fomentar cada setor, principalmente aqueles que são os MEIS, os Microempreendedores Individuais, que tem hoje quase 2 mil registrados. Se fomentarmos os MEIS e dar condição que a educação empreendedora chegue até às salas de aula e engaje os jovens principalmente no quesito tecnologia, inovação e empreendedorismo, nós vamos criar uma cultura empreendedora”, comentou.

Saúde

Na saúde, uma das propostas é aumentar as ofertas de consultas especialistas. “As pessoas não podem mais esperar nas filas. O tempo da fila é muito grande. Nós precisamos otimizar os recursos, fortalecer as parcerias com o Governo do Estado, investir em pessoas técnicas e humanizar a saúde no sentido preventivo. Temos visto que a maior parte dos problemas é pela falta da prevenção. Tem algumas atividades da prevenção que já estão sendo feitas pela Secretaria da Saúde, mas o SUS permite um amplo trabalho de prevenção, como meditação, terapias holísticas, ozonoterapia, ioga, vários tipos de prevenção que podem reduzir esse orçamento que é despendido pela prefeitura”, contou.

Ainda em relação a otimizar a Secretaria de Saúde, Emiliano destacou que pretende investir em tecnologia. “Nós temos muita coisa para otimizar, tecnologia para implementar, para que realmente o paciente que chegue, seja além de bem atendimento, mas ele tenha uma resposta do atendimento que ele teve. Nós vamos otimizar o setor de comunicação da Saúde para que todos os pacientes de Irati, as pessoas que vão no postinho de saúde, tenham uma resposta mais efetiva”, disse.

O candidato ainda disse que pretende ouvir as demandas da população. “Acima de tudo estar ouvindo os funcionários da Saúde. Quero ser o prefeito que vai estar ao lado da saúde, ouvindo as demandas, ouvindo os conselhos. Participei enquanto vereador de diversos conselhos municipais e sei da importância das demandas que ali ocorrem para o desenvolvimento, então acredito que com a participação popular, ouvindo as pessoas e ouvindo os conselhos, nós vamos conseguir sanar as principais dificuldades que temos em relação à saúde pública”, destacou.