notícias

AMEG abre consulta pública para definir nome de praça em Engenheiro Gutierrez

Moradores poderão sugerir nomes desde que não sejam de pessoas. Obra terá início neste mês

Praça Pública será construída na antiga quadra de esportes de Engenheiro Gutierrez, que atualmente está desativada. Foto: AMEG

Visando dar oportunidade para que a comunidade se manifeste de forma democrática, a Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez (AMEG) publicou um edital de consulta pública para definir o nome da Praça Pública que será construída no bairro. A obra deve iniciar neste mês de outubro. As sugestões devem ser apresentadas no período de 19 de outubro a 5 de novembro. Elas podem ser entregues na panificadora Perreto, que fica em frente ao pavilhão da igreja Cristo Rei ou encaminhadas pelo WhatsApp nos números 9-9922-1678, 9-9937-1333 ou 9-9902-3364. 

Somente os moradores de Engenheiro Gutierrez poderão participar da consulta pública. Cada integrante da associação poderá sugerir apenas um nome. A presidente da AMEG, Joelma Fedalto, ressalta que o nome deve ser criativo e não pode ser de pessoas. “A Praça Pública é um projeto da diretoria atual da associação, que foi aprovado em assembleia geral. É um projeto que foi desenhado, idealizado e trabalhado pela associação e nada mais justo que nós possamos dar um nome para esse local. Segundo as regras desse edital, todos os moradores de Gutierrez podem sugerir um nome para a praça, um nome que seja alegre e criativo, sendo aceito apenas uma sugestão por pessoa. Os interessados em participar desse processo democrático podem encaminhar sugestões para a diretoria da associação através do mensageiro eletrônico, WhatsApp, ou ainda podem depositar por escrito numa caixa coletora que estará disponível na panificadora Perreto, que é a panificadora que temos no bairro”, afirma Joelma.

As pessoas que enviarem sugestões devem informar obrigatoriamente o nome, data de nascimento e endereço. De acordo com o edital, a diretoria da Associação vai designar uma comissão, composta de membros titulares da AMEG, do conselho fiscal e representantes de escolas, igrejas e comerciantes do bairro. Essa comissão definirá o nome da praça entre as sugestões apresentadas, por meio de voto secreto. “Será constituída uma comissão para eleger através de voto secreto o nome para a praça. Então reforçamos o convite para que todos os moradores de Gutierrez se sintam à vontade para sugerir um nome para a nossa praça seguindo o que dispõe o edital. Não podendo sugerir nomes de pessoas”, reitera a presidente da AMEG. 

Quer receber notícias locais?

A diretoria da associação enfatiza que publicará o nome escolhido até o dia 12 de novembro e também encaminhará o nome para a Câmara Municipal para que ele seja oficializado em um projeto de lei. A diretoria da AMEG publicará a relação dos nomes sugeridos e o resultado final com o mais votado na página do Facebook e nos grupos de WhatsApp da comunidade. As sugestões que não estiverem de acordo com as regras do edital serão descartadas. 

O edital de consulta pública foi publicado no Facebook da AMEG e também estará disponível aos moradores nos pontos comerciais e locais públicos do bairro. A Praça Pública será construída na antiga quadra de esportes de Engenheiro Gutierrez, que está desativada há algum tempo. 

O projeto da AMEG prevê que o espaço tenha brinquedos (playground), pista de caminhada, equipamentos de ginástica, quiosques com mesas, áreas para alimentação, espaço para feiras, banheiros, bancos, pergolados, iluminação, arborização e paisagismo. “...Criação de um espaço de entretenimento e lazer, revitalizando e melhorando o local onde hoje se encontra a quadra de esportes (cujo espaço está ocioso, em desuso e descuidada). Pretendemos transformar em uma Praça Pública, revitalizando aquele espaço, tornando um local de convívio coletivo, ideal para todas as idades, que possa atrair as famílias para o entretenimento, lazer, cultura, prática esportiva e manifestações sociais e culturais diversas”, diz um trecho do projeto de construção da Praça Pública elaborado pela AMEG.