AMEG abre consulta pública para definir nome de praça em Engenheiro Gutierrez
Moradores poderão sugerir nomes desde que não sejam de pessoas. Obra terá início neste mês
![]() |
Praça Pública será construída na antiga quadra de esportes de Engenheiro Gutierrez, que atualmente está desativada. Foto: AMEG |
Visando dar oportunidade para que a comunidade se manifeste de forma democrática, a Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez (AMEG) publicou um edital de consulta pública para definir o nome da Praça Pública que será construída no bairro. A obra deve iniciar neste mês de outubro. As sugestões devem ser apresentadas no período de 19 de outubro a 5 de novembro. Elas podem ser entregues na panificadora Perreto, que fica em frente ao pavilhão da igreja Cristo Rei ou encaminhadas pelo WhatsApp nos números 9-9922-1678, 9-9937-1333 ou 9-9902-3364.
Somente os moradores de Engenheiro Gutierrez poderão participar da consulta pública. Cada integrante da associação poderá sugerir apenas um nome. A presidente da AMEG, Joelma Fedalto, ressalta que o nome deve ser criativo e não pode ser de pessoas. “A Praça Pública é um projeto da diretoria atual da associação, que foi aprovado em assembleia geral. É um projeto que foi desenhado, idealizado e trabalhado pela associação e nada mais justo que nós possamos dar um nome para esse local. Segundo as regras desse edital, todos os moradores de Gutierrez podem sugerir um nome para a praça, um nome que seja alegre e criativo, sendo aceito apenas uma sugestão por pessoa. Os interessados em participar desse processo democrático podem encaminhar sugestões para a diretoria da associação através do mensageiro eletrônico, WhatsApp, ou ainda podem depositar por escrito numa caixa coletora que estará disponível na panificadora Perreto, que é a panificadora que temos no bairro”, afirma Joelma.
As pessoas que enviarem sugestões devem informar obrigatoriamente o nome, data de nascimento e endereço. De acordo com o edital, a diretoria da Associação vai designar uma comissão, composta de membros titulares da AMEG, do conselho fiscal e representantes de escolas, igrejas e comerciantes do bairro. Essa comissão definirá o nome da praça entre as sugestões apresentadas, por meio de voto secreto. “Será constituída uma comissão para eleger através de voto secreto o nome para a praça. Então reforçamos o convite para que todos os moradores de Gutierrez se sintam à vontade para sugerir um nome para a nossa praça seguindo o que dispõe o edital. Não podendo sugerir nomes de pessoas”, reitera a presidente da AMEG.
A diretoria da associação enfatiza que publicará o nome escolhido até o dia 12 de novembro e também encaminhará o nome para a Câmara Municipal para que ele seja oficializado em um projeto de lei. A diretoria da AMEG publicará a relação dos nomes sugeridos e o resultado final com o mais votado na página do Facebook e nos grupos de WhatsApp da comunidade. As sugestões que não estiverem de acordo com as regras do edital serão descartadas.
O edital de consulta pública foi publicado no Facebook da AMEG e também estará disponível aos moradores nos pontos comerciais e locais públicos do bairro. A Praça Pública será construída na antiga quadra de esportes de Engenheiro Gutierrez, que está desativada há algum tempo.
O projeto da AMEG prevê que o espaço tenha brinquedos (playground), pista de caminhada, equipamentos de ginástica, quiosques com mesas, áreas para alimentação, espaço para feiras, banheiros, bancos, pergolados, iluminação, arborização e paisagismo. “...Criação de um espaço de entretenimento e lazer, revitalizando e melhorando o local onde hoje se encontra a quadra de esportes (cujo espaço está ocioso, em desuso e descuidada). Pretendemos transformar em uma Praça Pública, revitalizando aquele espaço, tornando um local de convívio coletivo, ideal para todas as idades, que possa atrair as famílias para o entretenimento, lazer, cultura, prática esportiva e manifestações sociais e culturais diversas”, diz um trecho do projeto de construção da Praça Pública elaborado pela AMEG.