notícias

Santa Casa de Irati retoma atendimentos dos leitos de UTI Geral

11 leitos da UTI geral havia sido bloqueados para que fosse realizada a limpeza e desinfecção do espaço após funcionários serem diagnosticados com coronavírus
Leitos de UTI geral da Santa Casa de Irati voltaram a funcionar com o retorno de funcionários que haviam sido afastados após serem infectados com a Covid-19. Foto: Jussara Harmuch
A assessoria de imprensa da Santa Casa de Irati anunciou na manhã de hoje, 2, que todos os 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral do hospital estão aptos para receber pacientes. No dia 18 de agosto, a instituição teve que fechar esse setor em função do afastamento de 15 funcionários diagnosticados com coronavírus. Entre os profissionais afastados provisoriamente estavam o médico responsável pelo espaço, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Depois disso, a UTI geral passou por um processo de limpeza e desinfecção para garantir mais segurança aos funcionários e pacientes. “Durante este período, os funcionários foram tratados, alguns em isolamento social, outros foram internados, e desde a semana passada vêm retornando ao trabalho. Desta forma, a UTI já possui novamente uma equipe completa para atuar na UTI geral. Há alguns dias atrás cinco leitos já haviam sido reativados, e a partir de ontem, os 11 leitos já estão disponibilizados para a retomada do atendimento. Os colaboradores continuam com todo o protocolo de proteção, garantindo a segurança de todos”, informa a assessoria da Santa Casa.


Em vídeo postado na página do Facebook do hospital, o Provedor Ladislao Obrzut Neto, falou sobre o assunto. “Depois que a UTI de Irati foi interditada devido ao quadro de contaminação por coronavírus, nós passamos para desinfecção total dela. Ficou fechada, limpamos e desinfetamos para proteção maior dos trabalhadores. Nesse tempo todo, os funcionários que estavam contaminados foram tratados, ficaram em isolamento social e com isso estão retornando devagarinho. Já temos uma equipe pronta para atuar na UTI, já há alguns dias temos cinco leitos funcionando. A partir de hoje serão [disponibilizados] os 11 leitos de UTI geral. O Covid [ala de atendimento de pacientes com a doença] graças a Deus não tivemos contaminação de funcionário e está funcionando normal. Todos os colaboradores estão protegidos e agora vamos começar uma nova vida dentro da UTI, uma nova forma de se cuidar dentro dela”, salienta Ladislao. 

Durante o período que a UTI geral esteve fechada, o atendimento nos leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 não foi afetado e continuou normalmente. O boletim divulgado hoje, 2, pela assessoria do hospital mostra que a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid é de 75%. Três pacientes estão internados nesse setor nesta quarta-feira, 2. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 100%, com seis pessoas internadas.

“Agradecemos a colaboração da nossa comunidade em manter os cuidados de prevenção ao coronavírus. Mantenha o isolamento social, use máscara, faça a higienização das mãos e se puder, fique em casa”, solicita a assessoria da Santa Casa de Irati.