notícias

Reuniões definem regras dos debates entre os candidatos a prefeito da região

Debates entre candidatos a prefeito de Irati, Rio Azul, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva e Inácio Martins serão promovidos pela Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro-Sul
Reuniões para discutir regras dos debates foram realizadas de forma on-line para que não houvesse aglomerações de pessoas evitando o contágio de coronavírus. Foto: Divulgação
Nos meses de outubro e novembro, a Rádio Najuá e o Jornal Hoje Centro-Sul promoverão sete debates entre os candidatos a prefeito das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). As regras foram definidas esta semana em reuniões com representantes dos partidos.  Serão dois debates entre os postulantes ao executivo iratiense e um de Rio Azul, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva e Inácio Martins.

Para os candidatos de Irati, o primeiro debate será no dia 2 de outubro e o segundo no dia 12 de novembro. As demais datas são: Fernandes Pinheiro (16 de outubro), Teixeira Soares (23 de outubro), Inácio Martins (30 de outubro), Rio Azul (6 de novembro) e Imbituva (9 de novembro). Todos os partidos políticos registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tiveram seus presidentes convidados a participar das reuniões on-line sobre as regras do debate.

O local de todos os debates será na sede da Rádio Najuá, na rua Benjamin Constant, número 440, com início às 20 horas. A transmissão será através do rádio na Super Najuá 92.5 e pelas redes sociais da Najuá e do Jornal Hoje Centro-Sul, que também publicará resumos dos debates em suas edições impressas.


No primeiro bloco, os candidatos farão perguntas entre si, por ordem de sorteio, sendo 30 segundos para as perguntas, dois minutos para a resposta e quarenta e cinco segundos para a réplica e o mesmo tempo para a tréplica.

No segundo bloco, os candidatos responderão perguntas dos jornalistas e radialistas das empresas organizadoras do debate, baseadas em sugestões recebidas e temas relevantes da administração pública, como estradas rurais, saúde, educação, dentre outros. Também será realizado sorteio da ordem em que os candidatos se pronunciarão e o tema que caberá a cada um.

O terceiro bloco será similar ao primeiro, com candidato perguntando para candidato. Já o quarto bloco será para as considerações finais dos postulantes ao cargo de prefeito.

Durante os debates será respeitado o distanciamento social entre os presentes, de modo que os candidatos que não estiverem falando vão aguardar em um espaço anexo, onde poderão acompanhar. Serão seguidos todos os protocolos sanitários como uso de álcool gel e higienização dos equipamentos durante a realização do evento.