notícias

Rafaela Ferencz será candidata do PDT ao Executivo iratiense

Ex-vereador Alceu Hreciuk será o candidato a vice-prefeito. Legenda terá apoio do PSB no pleito de 2020
A psicóloga Rafaela Maria Ferencz e o ex-vereador Alceu Hreciuk concorrerão à Prefeitura de Irati pela coligação PDT-PSB. Foto: Bárbara Gardin/Portal Clique
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou na segunda-feira, 14, a candidatura da psicóloga Rafaela Maria Ferencz à Prefeitura de Irati. Ela irá concorrer ao pleito ao lado do ex-vereador Alceu Hreciuk, que será candidato a vice-prefeito na chapa. A legenda também confirmou a coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para a disputa majoritária no dia 15 de novembro. Em entrevista à Super Najuá, a candidata disse que, caso seja eleita, fará uma gestão democrática, com diálogo e uma conexão direta com os problemas das comunidades.
Vamos ouvir as comunidades, os bairros, as localidades, onde nós poderemos dialogar sobre o orçamento público e onde aplicá-lo, pois temos na cidade um histórico de gastos que não condizem com a realidade da nossa população. Este diálogo e esta conexão com os problemas reais das pessoas vão ser as nossas metas para resolvermos pontualmente o que está angustiando nossas famílias e dificultando que elas tenham uma vida mais digna e feliz, com acesso a todos os seus direitos garantidos pela Constituição Federal, o que, na prática, não vem acontecendo na nossa cidade.
Rafaela acredita que sua candidatura irá representar as mulheres, famílias e trabalhadores iratienses.
Eu sou mulher, mas vou governar para todos, homens, mulheres, trabalhadores e famílias da nossa cidade. Muitos podem dizer que eu sou jovem demais ou que não tenho experiência, mas a experiência de que tanto se fala está fazendo com que o nosso município rode sempre para o mesmo lado. Eu quero perguntar a cada iratiense: qual Irati nós queremos para daqui a dez anos? A Irati que vai se tornar um polo de desenvolvimento econômico e humano, ou a do ‘remendo’, que a cada quatro anos elege os mesmos grupos, as mesmas caras, para fazer um tratamento paliativo dos nossos problemas?
A psicóloga conta que as mazelas da população chamavam sua atenção desde a infância e a adolescência. Ela entende que a falta de acesso a direitos básicos, como alimentação saudável, emprego, educação, saúde pública de qualidade e habitação digna amplia este sofrimento.
Quando uma pessoa está bem alimentada, tem uma roupa boa para vestir, tem uma casa digna para morar, com banheiro, acesso a esgoto, água e luz, isto já é um grande passo que alivia o sofrimento.
Sobre sua entrada para a política partidária, Rafaela conta que recebeu um convite do PDT neste ano e decidiu aceitar a candidatura após obter o apoio de sua família.
Conversei com a minha família, foi uma decisão difícil de tomar, mas tive o apoio do meu marido, dos meus filhos, dos meus pais e resolvi aceitar. Estou extremamente animada porque realmente quero fazer a diferença na vida das pessoas de Irati. 
A candidata afirma que tem propostas para atender todas as classes sociais do município.
Eu quero realmente ajudar as pessoas e resolver os problemas reais delas, não importa se vão acrescentar votos para mim ou não. Eu vou pensar nas crianças, atender as crianças e adolescentes e as pessoas com deficiência que estão há muito tempo esquecidas. Vamos criar políticas para cada problema da cidade, não importa se é grande ou pequeno, vamos pensar em todos e criar estratégias para resolvê-los. 
O PDT já definiu a lista de nomes dos candidatos a vereadores para as eleições de 2020. São eles: Ronildo Antônio Pampuch Surek, o Roni, que concorre à reeleição, Antônio Zuber Neto, Jauri Conrado, Tiago Borges dos Santos, Edson Takeshi Ike, Gelson Braz, Adalton Willian Dallazuana, Gilberto Ivan Dias Soares, Cristiano Fiori, Eduardo Paduski, Luci Salete Bortoli, Marily de Fátima Traple, a Marli Traple, Fabiana de Godoy Rocha, Neusa Aparecida dos Santos e Andreia Ribeiro. O PSB ainda não definiu os nomes dos candidatos.

Texto de Paulo Henrique Sava