notícias

Partidos políticos de Irati definem datas das convenções

Nos encontros, legendas decidirão nomes dos candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições
Foto: Divulgação
Os diretórios municipais dos partidos políticos de Irati já começaram a definir datas para a realização das convenções de 2020. Os encontros terão o objetivo de escolher candidatos a prefeito, vice e vereadores em cada legenda. Nestes eventos, os partidos também decidirão sobre coligações ou disputa em chapa pura para as eleições majoritárias. Todas as datas publicadas foram informadas pelos presidentes das legendas.

O Partido dos Trabalhadores (PT) fará sua convenção neste sábado, 5, nas dependências do Hotel Paradise, no bairro Floresta, com início às 15 h. Na ocasião, haverá a escolha dos candidatos, o sorteio dos números com os quais eles irão disputar o pleito, a escolha dos nomes de urna e a definição do montante de recursos máximos de gastos de campanha de cada candidato.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) fará sua convenção na quinta-feira, 10, das 19h30 às 21h30. O encontro será realizado de forma virtual pela plataforma zoom. A transmissão será feita da Câmara de Irati. O link para participação será enviado aos integrantes da legenda por e-mail e WhatsApp e também será disponibilizado na página do partido no Facebook.

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) também realizará sua convenção no dia 10, às 19 h, na Câmara Municipal. O encontro será realizado de forma presencial. O Republicanos fará sua convenção no dia 11, também nas dependências da Câmara e de forma presencial, das 19h30 às 21h30.

Já o Patriota realizará convenção no dia 14, das 15 às 16 horas, também de maneira presencial, na Câmara de Irati. No mesmo dia, estão previstas as convenções do Partido Social Liberal (PSL) e do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), às 18h30, com local a ser definido. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também fará sua convenção nesta data, com horário e local ainda a serem divulgados. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) agendou sua convenção para o dia 14, faltando apenas definir o horário e o local. O encontro com os candidatos a vereadores deve ser feito online. Já a escolha do candidato a prefeito será presencial.
Outras quatro convenções partidárias serão realizadas no dia 14 de setembro, segunda-feira, na Câmara de Irati. A primeira será do Partido Verde (PV), com início previsto para 16 h. Na sequência, os integrantes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) se reúnem para realizar as deliberações visando as eleições municipais, às 17 h. Logo em seguida, será a vez da reunião dos membros da Comissão Municipal do Partido Democratas (DEM), às 18 h. Já às 19 h começa a convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Já o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) fará sua convenção no dia 15, com horário e local a serem definidos. No mesmo dia, o Cidadania deve fazer seu encontro, com horário e local a serem definidos. O Partido Social Democrático (PSD) ainda não definiu data e local para realização da convenção.

Procurados pela nossa reportagem, os presidentes do PL, PP, PCO e Avante não haviam retornado nossos contatos até o fechamento deste texto.

Texto de Paulo Henrique Sava e Rodrigo Zub