notícias

MDB oficializa candidatura do advogado Josué Hilgemberg à prefeitura de Irati

Convenção, realizada na quinta-feira, 10, oficializou também a coligação “Irati Merece Mais”, formada pelos partidos MDB, PTC e Republicanos
Josué Hilgemberg (à direita) e Eniceu Caetano da Silva, o "Caetano do Leite" (à esquerda) disputarão as eleições municipais 2020 pela coligação "Irati Merece Mais". Foto: Arquivo pessoal
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou na quinta-feira, 10, a candidatura do advogado Josué Hilgemberg à Prefeitura de Irati nas eleições do dia 15 de novembro. Eniceu Caetano da Silva, o “Caetano do Leite”, que atua na produção leiteira, realiza leilões nas comunidades do interior e é filiado ao Partido Trabalhista Cristão (PTC), será o candidato a vice-prefeito na chapa. Durante a convenção, também foi oficializada a coligação “Irati Merece Mais”, formada pelos partidos MDB, PTC e Republicanos. Outras legendas podem apoiar a chapa .

Josué é presidente do diretório municipal do MDB em Irati, tem 41 anos e é formado em Direito e Ciências Econômicas. Em entrevista ao Portal Clique, o candidato ressaltou que decidiu lançar candidatura por incentivo do presidente estadual da legenda, João Arruda.
Eu não esperava ser candidato a nada, mas esta oportunidade do João Arruda e do MDB criaram este entusiasmo. Hoje, temos esta construção com o Republicanos, o PTC e outros grupos que estão para se confirmar. Outro motivo é de ser nascido aqui, por ser iratiense, viver e trabalhar aqui, meu ganha pão sai desta cidade. Se a gente não está satisfeito com a política e algumas coisas, não basta reclamar, tem que participar. Esta participação vem por intermédio de grupos políticos.
A principal bandeira a ser defendida pela chapa será a geração de empregos e renda para as famílias.
O município precisa gerar novos postos de trabalho, o povo precisa de emprego. Sabemos que vamos enfrentar toda uma dificuldade no pós-pandemia e de todos os problemas que o município de Irati está sofrendo financeiramente, sabemos desta responsabilidade, mas não podemos fugir da questão de gerar emprego e renda. Esta é a principal bandeira que vamos defender na cidade de Irati. 
Para que isso se concretize, Josué acredita que é necessário estruturar o Parque Industrial de Irati, uma vez que o município está ao lado de duas rodovias, BRs 153 e 277, que interligam pontos importantes do estado e do Brasil.
Temos que aproveitar o que temos para trabalhar. Esta é a meta, gerar emprego e renda e valorizar aqueles que já estão gerando emprego. Todos que conseguirem gerar uma vaga de trabalho merecem ter o respaldo do Poder Público municipal, dentro dos ditames da legalidade. Esta é a principal bandeira que iremos defender nesta campanha. 
O candidato também falou sobre a coligação entre o MDB, o PTC e o Republicanos.
A vinda do PTC e do Republicanos vem a somar por todo o trabalho que estes grupos realizam e pela vontade deles de fazerem algo pela sociedade iratiense. Esta soma acabou surgindo por termos os mesmos ideais e as mesmas vontades”.
Foram divulgados também os nomes dos candidatos a vereadores que devem disputar o pleito pelo MDB e pelo Republicanos. O PTC optou por não lançar candidaturas à Câmara. As listas podem ter mudanças até o registro definitivo das candidaturas. Confira os nomes:

MDB: Élcio de Jesus Fernandes, Lindoneia Aparecida Dziadzio, Selmo de Lima Vieira, Silvana Rzepka, Jose Luiz Molina, Gelson Siqueira, Osvaldir Izaias dos Santos, Willien Stresser, David Borges, José Munhoz, Cleonice Pabis Carraro, Adriana Aparecida Andrade Colaço, José Valdir Mello, Amauri Cesar Jacumasso e Telma das Graças Custódio.

Republicanos: Ademar Borde, Antônio Pereira Barbosa Neto, Basílio Tadra, Edilson Latino Santini, Dirceu Krichak, Flavia Marilaine Paes, Gilvane Aparecida Rodrigues, Isabel Cristina de Oliveira, Júlio Sporne, Laercio Luiz Prestes, Laís Moreira, Lairye Gabriel Niebesniak, Raquel Henriqueta Hrycyna Correa, Cristiano Mesquita e Sandro Luís Caetano.

Texto de Paulo Henrique Sava, com informações do Portal Clique