notícias

Irati conta com pontos de coleta de lâmpadas usadas

São dois pontos no município onde a população pode fazer o descarte correto dos materiais

Coletor de lâmpadas instalado na empresa Patranscon Materiais de Construção: Foto: Francisnei Pereira da Luz
O município de Irati possui dois pontos de coleta de lâmpadas queimadas nas empresas Patranscon Materiais de Construção e Projetos e Execuções Elétrica Thoms. Elas mantêm parcerias para a destinação dos materiais com a Associação Brasileira de Logística Reversa Para Produtos de Iluminação (Reciclus) e uma empresa de reciclagem de São Paulo, respectivamente.

Podem ser descartadas lâmpadas fluorescentes, de vapor de mercúrio, sódio e metálico e lâmpadas de luz mista. O objetivo do recolhimento é evitar que o material contamine o solo se forem descartados no lixo comum.

Em entrevista à Najuá, o gerente da Patranscon, Francisnei Pereira da luz, comentou sobre a importância de ter postos de coleta no município. “Nós temos uma parceria com a Reciclus, onde ela disponibiliza um coletor em nossa empresa para que clientes ou empresas possam trazer suas lâmpadas queimadas na quantidade que quiser. Esse material segue para a empresa, que fica em Curitiba, e lá é dado o destino correto”, explica.

Francisnei destaca também que o serviço de coleta não tem custos para o consumidor.

O cliente que quiser trazer até aqui, é sem custo nenhum. A gente encaminha para o lugar certo, não faz sujeira e não vai causar problemas para o meio ambiente, pois essas lâmpadas não vão acabar indo para o lugar errado.

De acordo com a proprietária da loja Thoms, Eliete Thoms, o interessado em destinar corretamente as lâmpadas queimadas que possuir não precisa ser cliente da loja ou ter comprado o produto com eles.

A gente se associou com uma empresa de reciclagem de São Paulo, onde foi colocado uma coletora de lâmpadas em nossa loja. Qualquer pessoa pode trazer em nossa loja a sua lâmpada queimada e depositar no coletor. Não precisa trazer nota fiscal e nem ter comprado aqui em nossa loja. Estamos disponíveis a ajudar o meio ambiente recolhendo as lâmpadas, porque elas contem mercúrio que pode ser muito grava ao nosso ecossistema.
No mês passado, os vereadores de Irati aprovaram um projeto que obriga comerciantes a manter pontos de coleta de lixo eletrônico em Irati que dispõe sobre o descarte consciente, para recolhimento e destinação de lâmpadas, pilhas, baterias comuns, baterias de celular e outros tipos de acumuladores de energia. Por enquanto, o município ainda não conta com um ponto fixo de coleta para esses materiais, somente para as lâmpadas queimadas.

Interessados em fazer o descarte correto de lâmpadas queimadas podem levar até a Patranscon de Irati, na Rua Antônio Cavalin, 613, Centro; ou na empresa Projetos e Execuções Elétricas Thoms, na rua Alfredo Bufren, 539.

Texto de Lenon Diego Gauron, com reportagem de Paulo Sava