notícias

IFPR prorroga suspensão das aulas presenciais até 31 de dezembro

Atividades acadêmicas e administrativas presenciais estão suspensas desde março em função da pandemia de coronavírus 

Imagem do bloco administrativo do IFPR Campus Irati. Foto: IFPR/Divulgação

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) manteve a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais até o dia 31 de dezembro como forma de prevenir o contágio de coronavírus. As aulas presenciais na instituição estão suspensas desde março em função da pandemia.

Conforme o artigo 3º da portaria assinada pelo reitor Odacir Antonio Zanatta, as atividades administrativas realizadas pelos servidores e estagiários devem ocorrer de forma remota (Teletrabalho). Os gestores das unidades são responsáveis em acompanhar a produtividade e cumprimento de prazo e entrega das atividades.  

O gestor poderá autorizar ou solicitar a presença dos funcionários nas unidades do IFPR para realizar atividades que não podem acontecer on-line, desde que garantidas as condições de segurança do servidor quanto ao risco de contaminação e evitando a aglomeração de pessoas. A autorização depende do desempenho das atividades apenas nos períodos matutinos e vespertinos, exceto noturno. Essa medida não será aplicada nos casos de pessoas que fazem parte dos grupos de risco da doença e responsáveis pelo cuidado ou que residem com uma ou mais pessoas com confirmação de diagnóstico positivo de Covid-19. 

 Quer receber notícias locais?

A decisão de manter a suspensão das aulas atende recomendações da Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Covid-19 do IFPR e orientações repassadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e outros órgãos de saúde.

“Neste momento, a Instituição vem se preparando para um possível retorno, ainda sem data definida, de forma que os campi consigam se organizar, preparar e se planejar do modo mais adequado e seguro possível para todos. Para tanto, foram montadas Comissões locais de acompanhamento e prevenção à covid-19”, informa a assessoria do IFPR.

Já a data do processo seletivo deste ano, que definirá os estudantes que vão ingressar na instituição em 2021, ainda não tem data para acontecer, também em função da pandemia de coronavírus. “A instituição pede a colaboração de todos neste momento único e delicado em que estamos passando, onde priorizam-se as vidas e a segurança de nossa comunidade acadêmica”, ressalta a assessoria.