notícias

Ico Ruva oficializa candidatura a prefeito pelo PSL

Partido terá chapa pura. Artesã Margareth Farago Mauda foi escolhida para ser candidata a vice-prefeita

Ico Ruva e Margareth Farago Mauda concorrerão à Prefeitura de Irati pelo PSL. Foto: Assessoria

O Partido Social Liberal (PSL) oficializou na noite de segunda-feira, 14, a candidatura do professor Frederico Ruva Neto, o Ico Ruva, para a prefeitura de Irati nas eleições do dia 15 de novembro de 2020. A empresária e artesã Margareth Farago Mauda foi escolhida para ser candidata a vice-prefeita.

Em entrevista à Super Najuá, Ico pontuou que sua experiência como proprietário da 1ª escolinha de futebol do município, e seus trabalhos de 35 anos como professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino, como jogador de futebol, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), coordenador do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR) e vice-diretor de escola o credenciam para ser candidato à Prefeitura.

"Vou trazer esta experiência com muita honestidade, pé no chão e humildade, trazendo o grupo do PSL para tentar fazer um trabalho sério e honesto frente à Prefeitura Municipal de Irati”. 

A principal meta de campanha de Ico, caso seja eleito, será ajustar as finanças do município, com corte de gastos, aluguéis, redução de secretarias e de comissionados. Depois, as prioridades serão a geração de empregos, a saúde e a educação. “A casa, estando em ordem, serão atacadas as questões do emprego, da saúde e da educação como as três prioridades principais. Logo em seguida, tudo o que realmente é importante, como a cultura, o esporte, a agricultura, o meio ambiente e tudo o mais. Estas serão as metas que serão trabalhadas durante a nossa campanha e o que a gente direciona, caso ganhe a Prefeitura, serão as prioridades a serem adotadas a partir de janeiro de 2021”.

O candidato mencionou que, se for eleito, tentará reduzir o número de secretarias para apenas dez. Ico pretende manter funcionando as seguintes pastas: Assistência Social; Educação; Fazenda; Administração, Recursos Humanos, Segurança Pública, Cidadania, Ouvidoria e Comunicação Social; Agropecuária, Abastecimento, Segurança Alimentar, Viação e Serviços Rurais;  Planejamento, Coordenação, Obras, Serviços Urbanos, Arquitetura, Engenharia e Urbanismo; Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente e Ecologia; Esporte, Cultura, Lazer e Turismo; e Saúde. O candidato cogita ainda cortar a chefia de gabinete e estudar o que pode ser feito com a Procuradoria do município. 

A chapa também tem como meta fazer um estudo do plano socioeconômico ambiental, analisando as tendências do solo agrícola, suas fragilidades e unidades aquíferas. O turismo também deve ser estudado, juntamente com a extensão das estradas rurais, a arborização urbana, entre outros itens. 

“Que o nosso povo pense nas coisas boas de Irati com o apoio do Poder Público, com a honestidade e fazendo com que ele jogue a favor da nossa população e do nosso município”. 

Quer receber notícias locais?

O cuidado com os animais também será priorizado, através do apoio à ONG SOS Amigo Bicho, da realização da chipagem dos animais e da colocação deles em um alojamento apropriado. O candidato mencionou que o castramóvel será uma de suas prioridades. “Daremos um grande apoio à ONG SOS Amigo Bicho. Já conversamos sobre as questões da chipagem, de um local adequado e do castramóvel. Iremos buscar funcionários dentro da Prefeitura que são técnicos e grandes conhecedores das áreas onde estão trabalhando e que podem assumir uma dessas secretarias, o que acarretaria uma economia muito grande para o município”. 

Na área do esporte, Ico pretende implantar em Irati o projeto chamado “Linha do Esporte”, nos mesmos moldes de um programa criado pelo Governo do Paraná na década de 80. “Vamos procurar envolver todo o município, distribuindo todas as modalidades e fazendo com que os alunos tenham acesso através do ônibus em contraturno, escolhendo a modalidade que mais desejam praticar. Este ônibus vai buscar e entregar o aluno bem próximo da sua residência. Temos a ideia da natação, o professor Paulo Machinski tem um trabalho excelente no voleibol, escolinhas de futebol de campo, de salão, xadrez, tênis de mesa, dança, atletismo”. 

Segundo Ico, Margareth Farago Mauda foi escolhida para vice por conta de sua história familiar e de trabalho social junto à comunidade. Coligações com outros partidos acabaram não se concretizando, o que colaborou para a indicação. “Nós já pontuávamos a Margarete, como uma pessoa realmente especial, em uma possível candidatura a vice, e isto foi confirmado durante a nossa convenção. Estou muito tranquilo nesta escolha, tenho recebido só elogios. Acima destas qualidades, está a questão da valorização da mulher. Temos pré-candidatas, eu tenho uma vice e uma esposa que, assim que assumirmos esta Prefeitura, são as pessoas que vão me ajudar muito na assistência social que o nosso município precisa”.

O PSL também divulgou a lista de pré-candidatos a vereador para as eleições deste ano. São eles: César Bacil, Edevane Mance de Souza, Éliton Eduardo Cândido, Estanislau dos Santos (Sukita), Gadyel Kozlik Jonson, Pedro Paulo Cordeiro de Jesus, Sandra Andrea Oliveira Zarpellon, Silmara Teresinha de Mattos Borges, Vilson Krupek e Vinícius André Azevedo. O registro das candidaturas deve ser feito até o próximo dia 26.

Texto de Paulo Henrique Sava