notícias

Guamiranga, Irati e Prudentópolis confirmam novos casos de coronavírus

Guamiranga teve mais quatro pessoas infectadas. Irati registrou três casos e Prudentópolis mais dois contaminados

Gráfico mostra a evolução de casos de Covid-19 em Guamiranga desde o primeiro registro no dia 14 de junho. Foto: Divulgação

Os municípios de Guamiranga, Irati e Prudentópolis confirmaram novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, 21. Em Guamiranga, a secretaria de Saúde registrou mais quatro pessoas infectadas. Uma menina, de 6 anos, e três homens, de 40, 47 e 58 anos foram diagnosticados com a infecção. Somente uma pessoa possui outra doença associada. O paciente tem hipertensão arterial. Dos novos casos confirmados, dois permanecem em isolamento e dois já adquiriram anticorpos e são considerados recuperados. 

Guamiranga já registrou 31 casos de Covid-19. Vinte e quatro pessoas estão recuperadas, uma em investigação e sete permanecem em monitoramento. 232 casos foram descartados com resultado negativo do exame. 

Em Prudentópolis, dois novos casos de coronavírus foram confirmados nesta segunda-feira, 21. Com isso, a cidade totaliza 94 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Um homem, de 67 anos, apresentou sintomas graves e precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Guarapuava. Ele foi diagnosticado com a doença em um teste RT-PCR. Já uma mulher, de 30 anos, não teve sintomas e está em isolamento domiciliar. Ela realizou um teste rápido habilitado. Ambos são moradores da área urbana. 

Prudentópolis possui nove casos ativos de Covid-19. Oitenta e quatro prudentopolitanos estão curados e uma mulher faleceu. Oito pessoas aguardam resultado do exame RT-PCR, 39 moradores estão em monitoramento e 785 testes foram descartados. 

Quer receber notícias locais?

Em Irati, mais três moradores tiveram coronavírus. Uma pessoa infectada possui entre 30 e 39 anos, uma entre 50 e 59 anos e uma com 80 anos ou mais. No acumulado desde o início da pandemia, a cidade registra 329 casos de Covid-19. 293 pacientes se recuperaram da infecção, dois estão internados, sendo um em leito de enfermaria e outro de UTI, 25 pessoas permanecem em isolamento domiciliar e nove faleceram por complicações causadas pela doença. Vinte e quatro moradores aguardam resultado dos exames laboratoriais. Por faixa etária, o maior número de casos continua sendo entre 30 e 39 anos com 82 registros. Na sequência aparece as pessoas com idade entre 40 e 49 anos com 71 casos registrados. Quarenta e seis moradores contraíram a doença entre 20 e 29 anos. Trinta e seis munícipes tiveram a infecção entre 50 e 59 anos. Vinte e seis casos foram confirmados entre 60 e 69 anos. Vinte e três iratienses foram contaminados entre 10 e 19 anos. Quinze casos foram registrados nas faixas etárias entre 0 e 5 anos e entre 70 e 79 anos. Onze crianças foram infectadas entre 6 e 9 anos e quatro pessoas com 80 anos ou mais. Do total de casos, 57,14% ocorreram em mulheres e 42,55 % em homens. 

Rio Azul teve mais uma pessoa recuperada do coronavírus. Com isso, o município tem apenas um caso ativo. Ao todo, 44 rio-azulenses foram infectados. Desses, 43 moradores estão curados. Nove munícipes aguardam resultado dos testes, 13 permanecem em monitoramento e 503 casos foram descartados com resultado negativo do exame. 

Em Fernandes Pinheiro, 31 casos de Covid-19 foram registrados nos seis meses de pandemia. Vinte e quatro pessoas já se recuperaram da doença e um morador morreu por complicações causadas pela infecção. Três pessoas aguardam resultado dos testes, nove estão sendo monitoradas e 261 casos foram descartados. Mais 108 casos foram descartados por critério epidemiológico. Teixeira Soares também teve mais um paciente recuperado. Desta forma, a cidade zerou o número de casos ativos. Trinta moradores estão recuperados e uma mulher faleceu em virtude da infecção. Uma pessoa aguarda resultado do teste, 22 estão sendo monitoradas e 245 casos foram descartados.

Em Inácio Martins, os dados municipais e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) apresentam divergências. Segundo a prefeitura, 24 martinenses tiveram coronavírus e já estão curados. O município ainda informa que está monitorando investigando três casos e que 350 testes apresentaram resultado negativo. No Informe Epidemiológico Estadual, Inácio Martins apresenta 26 casos confirmados.  

No Paraná, a SESA confirmou mais 601 casos e 36 mortes nesta segunda-feira, 21. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 163.762 casos e 4.103 mortos. 947 pessoas estão internadas com Covid-19 no Estado e 1.128 pacientes aguardam resultado dos testes. 

Todos os paranaenses que faleceram estavam internados. Foram dez mulheres e 26 homens, com idades que variam de 30 a 96 anos. Um óbito ocorreu em julho, quatro em agosto e os demais pacientes morreram entre 6 e 21 de setembro. As vítimas residiam em Curitiba (11), Londrina (5), Foz do Iguaçu (3), Francisco Beltrão, Ibiporã e São José dos Pinhais (2). Uma morte foi confirmada nas cidades de Araucária, Cambé, Campo Magro, Colombo, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Pinhais, Toledo e Verê.

No Brasil, 455 mortes foram confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 137.350 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média de novas mortes no Brasil nos últimos sete dias é de 748 óbitos, uma variação de 8% em relação aos dados registrados em 14 dias. Em casos confirmados, já são 4.560.083 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 15.821 desses confirmados no último dia. Segundo o Ministério da Saúde, 3.887.199 brasileiros se recuperaram da Covid-19. No Paraná, a quantidade de pessoas curadas atingiu 116.210 (71% do total de infectados).