notícias

Fórum Eleitoral de Irati inicia preparativos para as eleições municipais 2020

Inicialmente, mesários e presidentes de seções estão sendo convocados para o pleito deste ano, que será realizado no dia 15 de novembro.

Fórum Eleitoral de Irati se prepara para as Eleições 2020. Atendimento presencial segue suspenso. Foto: Paulo Henrique Sava/Arquivo Najuá
O Fórum Eleitoral de Irati deu início aos preparativos para as eleições municipais 2020, que serão realizadas no dia 15 de novembro. Inicialmente, o órgão, que atende também o município de Inácio Martins, está convocando mesários e presidentes de seções para o pleito. Porém, este ano, por conta da pandemia do coronavírus e para que haja segurança no dia da votação, o Cartório Eleitoral está fazendo um questionário para saber se os convocados integram o grupo de risco da Covid-19, segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Daisy Cler Filla de Oliveira.
Além do chamamento destes mesários, que já são conhecidos, no dia da eleição teremos outros que auxiliarão nos locais de votação para organização das filas, manutenção do distanciamento social, evitar aglomerações, priorizar a higienização e fazer uma eleição mais segura tanto para o mesário quanto para os eleitores.
No início de julho, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) anunciaram o adiamento do 1.º turno das eleições municipais para o dia 15 de novembro e do 2.º para 29 de novembro. Cidades que não tiverem condições sanitárias poderão realizar a votação até o dia 27 de dezembro. O pleito terá início uma hora mais cedo, às 07 horas. O horário previsto para término do processo e início da contagem dos votos ainda está em discussão, mas inicialmente está marcado para as 17 horas. Estas medidas foram adotadas para que os eleitores tenham mais tempo para votar e evitar aglomerações nas seções, conforme explica Daisy.
Geralmente as eleições iniciam às 08h e vão até as 17 horas, mas neste ano, excepcionalmente, iniciarão às 07 horas, possibilitando mais tempo para que o eleitor possa escolher seu horário (de votação) com mais tranquilidade. Provavelmente o TSE vai determinar uma faixa de horário para os idosos e portadores de necessidades especiais, mas isto ainda está em estudo, e na sequência será divulgado em todos os meios de comunicação. 
Já o prazo para as convenções partidárias teve início nesta segunda-feira, 31, e termina no dia 16 de setembro. Em seguida, os partidos devem remeter os pedidos de registro de candidatura ao Cartório Eleitoral, que fará a análise e os procedimentos devidos. As candidaturas deferidas pelo Juiz Eleitoral serão incluídas nas urnas eletrônicas, que serão testadas exaustivamente.

Neste ano, também como medida de segurança contra a Covid-19, não será utilizado o coletor biométrico. Por este motivo, o eleitor deverá levar, no dia da votação, o Título de Eleitor ou um documento com foto. Se preferir, ele poderá baixar o aplicativo E-Título no seu celular. Os procedimentos a serem feitos nas seções estão sendo definidos pelo TSE e serão publicados em breve.

Daisy lembra que o Cartório Eleitoral está fechado para atendimento ao público. Mesmo assim, os serviços podem ser solicitados por e-mail ou por mensagens de WhatsApp pelo telefone (42) 3422-1939.
Todos que precisem podem entrar em contato, nós estamos à disposição tanto para esclarecimentos de serviços pessoais e certidões como para informações gerais em relação ao processo eleitoral.
Texto de Paulo Henrique Sava, com informações da Agência Senado