notícias

Escolinha de futebol do Iraty retoma atividades

Estão permitidos alunos a partir de 12 anos desde que autorizados por escrito pelos pais ou responsáveis

Todos os alunos devem utilizar máscaras enquanto realizam treinamentos físicos e táticos. Foto: Marco Antonio
A tradicional escolinha de futebol do Iraty Sport Club retomou as atividades no dia 2 de setembro, seguindo o decreto municipal nº 250/2020 que autoriza a volta das práticas esportivas em quadras particulares e em escolinhas de futebol. Estão liberados para retomar aos treinos os atletas acima de 12 anos de idade desde que autorizados por escrito dos pais ou responsáveis legais. Confira um vídeo do treinamento no fim do texto

Em entrevista à Najuá, o professor Marco Antonio de Souza Santos, contou como a escolinha foi afetada pela pandemia e também sobre os 11 anos em atividade da instituição, que já revelou atletas que hoje atuam em times profissionais.  

Ficamos quase cinco meses parados, mas nós entendemos também que muitos pais perderam os seus empregos, deixaram de ter renda e, com isso, a gente também não recebeu mensalidades. Eu continuei dando treino de personal para alguns alunos nas suas residências, tomando todos os cuidados, e isso que foi me ajudando no dia a dia

Marco Antonio destaca que a volta das atividades na escolinha foi planejada para evitar ao máximo as chances de contaminação pelo novo coronavírus. “A gente está lá, com todo o cuidado necessário, com álcool em gel, medindo a temperatura, mantendo o distanciamento, usando máscara e trabalhando somente com a parte técnica e física. A gente fez uma limpeza total, procuramos organizar e deixar tudo pronto para receber os alunos e estamos usando um espaço bem amplo para evitar aglomeração”, afirma o treinador.

De acordo com ele, para evitar aglomeração durante os treinos, as equipes estão divididas em períodos e idades diferentes. 

Nossos treinamentos são às segundas, quartas e sextas-feiras, divididos em dois períodos. Pela manhã, a gente trabalha com os meninos de 12, 13 e 14 anos, das 10h às 11h30; e no período da tarde, os meninos de 15, 16 e 17 anos, das 16 às 17h30. A gente fez essa separação para que não tenha aglomeração

Alunos a partir de 12 anos podem treinar desde que estejam devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis. Já os menores de 12 anos ainda não estão permitidos. “Tem que ter autorização dos pais por escrito que está mandando o filho. A gente está tomando todos os cuidados de acordo com o que foi protocolado pela Secretaria de Saúde de Irati; e se o aluno chegar sem máscara ele não treina”, frisa Marco Antonio.

Quer receber notícias locais?

Ele lembra ainda que alguns atletas que passaram pela escolinha do Iraty, hoje atuam em times profissionais do estado. “A gente tem o Alison [Camargo], o ‘Sapinho’, que está no Santos. Ele participou dos nove aos 11 anos. Também o William Pires, que trabalhou com a gente ano passado no Paranaense Sub-19, fez um bom campeonato e foi escolhido pelo Coxa e agora faz parte da equipe do Coritiba. Tivemos outros atletas também que passaram por aqui, mas que estão parados agora por causa do coronavírus”, destaca o treinador. 

Pais e alunos interessados em conhecer a escolinha de futebol do Iraty podem agendar a visita através do telefone (42) 9-9933-7794.

Texto de Lenon Diego Gauron, com reportagem de Ademar Bettes e Tadeu Stefaniak