notícias

Com apoio de cinco partidos, Derbli confirma candidatura à reeleição

Pré-candidatura foi confirmada na segunda-feira (14). Chapa majoritária reunirá os partidos PSDB, PV, PTB, DEM e Patriotas
Prefeito Jorge Derbli durante a convenção do PSDB realizada na segunda-feira (14) na Câmara Municipal. Foto: Fernanda Hraber
O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), concorrerá à reeleição neste ano. A sua pré-candidatura foi confirmada na segunda-feira (14) na convenção do partido realizada na Câmara Municipal. Além do partido de Derbli, a chapa majoritária ainda reunirá os partidos PV, PTB, DEM e Patriotas. Nesta quarta-feira (16), a advogada Ieda Waydzik confirmou que aceitou o convite para ser a vice-prefeita na chapa. Ela é ex-vereadora, ex-procuradora e presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

Em entrevista à Najuá, Derbli reconheceu que ao assumir a prefeitura fez um discurso contra a reeleição, mas disse que durante o atual mandato precisou finalizar obras de gestões passadas. “Não sabia que iria ficar dois anos e meio aqui, achei que em menos tempo resolveria as situações que ficaram pendentes. Porque não adianta essa questão de fazer uma transição como nós fizemos após a eleição em dezembro e descobrir o que acontece. É com seis meses, um ano de mandato que você começa a descobrir as coisas que foram varridas para debaixo do tapete. Desta forma, estamos terminando essas obras”, conta. 

Ele ainda afirmou que quer concorrer novamente porque quer terminar as obras que iniciou. “E tantas outras obras que eu queria fazer e estamos fazendo. E que não vai dar tempo para terminar. Por isso eu quero a reeleição porque não quero ser um prefeito que começou e abandonou ou deixou de realizar as obras”, afirma. Entre algumas obras finalizadas destacadas está o Centro da Juventude, pavimentação em Gonçalves Júnior e a pavimentação com pedras irregulares da estrada de Governador Ribas ao Frigorífico Thoms. Para Derbli, a candidatura servirá como uma avaliação do mandato. “A reeleição é simplesmente uma avaliação do teu governo. Eles já me conhecem, já sabem que eu fiz, o que posso fazer, então vamos ter uma nota que a população vai dar através do voto, se vai nos aprovar ou não nessa reavaliação do mandato”, destaca. 


Derbli mencionou que para os próximos quatro anos a meta principal será o investimento na saúde e na geração de emprego. “A base do próximo governo é focar nas pessoas. Primeiro, na saúde. Melhoramos muito na saúde e temos muitos planos para a saúde de Irati. O segundo plano é gerar emprego, gerar renda. O emprego é renda. Não é exatamente criar um emprego, trazer uma empresa para criar 100, 200 empregos. É criar renda, dar condições as pessoas, seja na atividade rural, no comércio, nas indústrias, ter condição de criar mais renda para população”, disse. 

Durante a convenção do PSDB foram apresentados os nomes dos pré-candidatos a vereador do partido. São eles: Marcelinho Rodrigues, Soldado Elias, Pastor Schereda, Wilson Karas, Nato Kffuri, Jorge Zen, Ronaldão, Robertinho Cequinel, Vanderlei Gaioch, Vilson Cabral (Melancia), Rose Cordeiro, Rosenilda Paiva, Crislaine Bonfim, Isabel Medeiros e Neuza da Floricultura. Os pré-candidatos a vereador do PV são: Maria Zuleika Onesko, Josieli Rosana da Silva Golinski de Moraes, Genilce Aparecida Holtman Menon, Tania Marina Vicente Leite, Vera Maria Gabardo, Edna Aparecida Lucavy, Sérgio Franco Cidre, Ailton Laroca, Cezar Boiano, João Henrique Sabag Duarte, Helio de Mello, Valdenei Cabral da Silva (Nei Cabral), José Bodnar (Zequinha), Rogério Luis Kuhn e Carlos Rolim de Moura. 

Os pré-candidatos a vereador do Patriotas são: Celso Gonçalves Dias, Everton Albach, João Carlos Pedroso, Leandro de Oliveira, Milton Sebastião Fogaça de Almeida, Paulo Sérgio Rodrigues Secco, Rodrigo França Van der Laars, Sandro Coelho Pretti, José Zavoiski Primo, Hugo Correia de Oliveira, Ana Paula dos Santos Lemes, Crislaine Pereira Prestes e Sirlene Luiza de Quadros. Já os pré-candidatos a vereador do DEM são: Amilton Komnitski, Douglas Conrado Goy, Marcos Antônio Gura, Paulo Roberto de Assis, Antônio Fernando de Freitas, Paulo Schnaider, Paulo Roberto dos Santos, Marli Terezinha Stadikoski, Maria Eliane Aleixo, Janine das Graças Delfrate e Francielle Aparecida Machado Moravieski. Segundo o representante do DEM, Vinicius Marcello, mais três candidatos serão incluídos na lista até o prazo final de inscrição. 

Nossa reportagem também entrou em contato com o presidente do PTB, Helder Beal, para que ele repassasse os nomes dos pré-candidatos a vereador do partido. Ele adiantou que a legenda terá postulantes as vagas na Câmara Municipal, mas não havia repassado quem são eles até a conclusão deste texto.

Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava