notícias

CAPSIRATI esclarece servidores sobre investimentos imobiliários

O Superintendente da Caixa de Aposentadoria dos Servidores de Irati (CAPSIRATI), Edilson Bonete, falou sobre mensagens que estão circulando nas redes sociais atribuindo suspeitas aos investimentos em fundo imobiliário de cemitérios e jazigos. (Ouça a entrevista no final do texto)

As mensagens alegam que o fundo imobiliário em questão não teria Fundo Garantidor de Crédito (FGC). "Nenhum fundo Imobiliário tem FGC, o que tem é CDB, LCI, LCA, caderneta de poupança, mas não tem quase rentabilidade necessária para batermos a meta atuarial. Fomos à Londrina nos certificar e o CRE 11 é um fundo legalizado, várias cidades entraram. Os fundos de investimento não contam com a garantia do FGC, tendo em vista que são entidades constituídas por condomínio, cujos prestadores de serviço são supervisionados pela Comissão de Valores Mobiliário, deste modo, não se trata de uma exclusividade do BRAZILIAN GRAVEYARD AND DEATH CARE SERVICES FII - CARE11 não contar com a garantia do FGC, e seus prestadores de serviço são responsabilizados em caso de imprudência relacionada as suas respectivas funções."

Quanto ao desempenho, Bonete explica que fundos imobiliários devem ser avaliados considerando seu valor patrimonial. "Leva em consideração avaliações dos terrenos e empreendimentos imobiliários, bem como o valuation das empresas investidas, e não apenas o seu valor a mercado, que considera o valor negociado na Bolsa de Valores. Embora o valor a mercado do fundo reflita um desempenho negativo, o fundo está em fase de desenvolvimento. Performando seus ativos investidos, nos meses de julho e agosto, o fundo realizou as primeiras distribuições de dividendos devendo se tornar mais atrativo e, consequentemente, contribuindo para uma valorização na sua precificação a mercado."

O CAPS constituiu uma Comissão de Investimentos que analisa e decide sobre as aplicações. Fazem parte, além de Bonete, Guilherme Barby de Lima, Antônio Sidnei Martin, Antônio Valmor Ferreira e Joby Ayub.