notícias

Três cidades da 4ª Regional registram novos casos de coronavírus

Uma pessoa foi diagnosticada com a doença em Irati, Guamiranga e Rio Azul
Foto: Divulgação
Três cidades da 4ª Regional de Saúde registraram casos de coronavírus nesta quarta-feira, 12. Uma pessoa testou positivo nos municípios de Irati, Guamiranga e Rio Azul.

O caso diagnosticado em Irati foi de um homem na faixa etária entre 30 e 39 anos. Com isso, a cidade passou para 199 moradores infectados desde o início da pandemia. Três pessoas estão internadas, sendo duas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma em enfermaria. Vinte e três iratienses estão em isolamento domiciliar e 168 se recuperaram da infecção. A quantidade de pessoas aguardando resultado dos testes laboratoriais subiu para 199. Cinco moradores morreram por complicações causadas pela doença.

No acumulado desde o início da pandemia, Irati registra 113 mulheres e 86 homens infectados. São 50 casos registrados na faixa etária entre 30 e 39 anos. Quarenta e duas pessoas foram contaminadas entre 40 e 49 anos. Vinte e nove iratienses contraíram a doença entre 20 e 29 anos. Dezoito casos ocorreram na faixa etária entre 50 e 59 anos. Mais 15 moradores tiveram Covid-19 nas faixas etárias entre 10 e 19 anos e 60 e 69 anos. Dezenove crianças já foram contaminadas, sendo dez entre 0 e 5 anos e nove entre 6 e 9 anos. Mais 11 idosos foram diagnosticados com a infecção. Desses, nove casos foram registrados entre 70 e 79 anos e dois acima de 80 anos (ambos faleceram).


Em Rio Azul, uma menina entre 5 e 10 anos testou positivo. A criança mora na área urbana e teve contato com um morador infectado. Teve somente febre no fim do mês de julho. A menina consultou na unidade de gripe e foi isolada, assim como seus familiares. Nesta quarta-feira, 12, ela realizou o teste rápido que confirmou a contaminação. Segundo a secretaria de Saúde de Rio Azul, a criança já cumpriu período de isolamento e está recuperada.

A secretaria de Saúde de Rio Azul solicita que a população mantenha as medidas de proteção como: manter distanciamento social, não viajar ou receber visitas, não levar crianças, idosos ou pessoas dos grupos de risco em lojas, mercados e comércio em geral, não realizar rodas de chimarrão, não compartilhar objetos, usar máscara e álcool gel e ter cuidado ao retornar para a casa, principalmente em relação a higiene pessoal.

Rio Azul já teve 25 casos diagnosticados de Covid-19. Dezesseis moradores se recuperaram da infecção, 30 aguardam resultado dos exames, 32 estão em monitoramento e 311 testes apresentaram resultado negativo.

Em Guamiranga, o 13º caso de coronavírus foi confirmado nesta quarta-feira, 12. Um homem, de 42 anos, testou positivo em um exame realizado em um laboratório particular. “O diagnóstico foi obtido através do IgG, na testagem rápida, o qual detecta a doença na fase tardia. O teste utilizado é homologado pelo Ministério da Saúde. É um caso isolado e não tem comorbidade. Por ser detectado na fase tardia, encontra-se curado”, informou a secretaria de Saúde de Guamiranga.

Os 13 pacientes infectados no município estão curados. Vinte e um casos foram descartados e 103 testes tiveram resultado negativo.

Fernandes Pinheiro não tem casos ativos da doença. Dos 19 casos diagnosticados, 18 pessoas se recuperaram e uma faleceu em decorrência da infecção. Dezoito munícipes aguardam resultados dos testes, 20 estão sendo monitorados e 151 casos foram descartados por critério laboratorial e 88 por critério epidemiológico.

Inácio Martins continua com dois casos ativos. Vinte pessoas já foram infectadas na cidade. Dessas, 18 estão recuperadas e duas permanecem em isolamento domiciliar. Vinte e três martinenses estão sendo investigados e 226 testes tiveram resultado negativo.

Em Mallet, 43 casos foram registrados desde o início da pandemia. Quarenta pessoas se recuperaram, um caso permanece ativo e dois malletenses faleceram em razão da Covid-19. Onze moradores aguardam resultados dos testes, 12 estão sendo monitoradas e 581 testes descartaram a contaminação.

Em Rebouças, 16 pessoas tiveram coronavírus. Dez pessoas estão curadas e cinco estão se recuperando. Uma mulher morreu em função da Covid-19. Vinte e seis reboucenses aguardam resultados dos testes, 68 moradores estão sendo monitorados e 594 testes tiveram resultado negativo, sendo 313 exames sorológicos e 281 RT-PCR.

Já em Teixeira Soares, são 17 moradores diagnosticados com a infecção. Doze se recuperaram, quatro estão em isolamento domiciliar e uma pessoa morreu. Vinte e dois teixeira-soarenses aguardam resultados dos testes, 91 estão sendo monitorados e 163 casos foram descartados.

Em Prudentópolis, 59 pessoas foram infectadas. Cinquenta e sete pessoas já estão curadas e uma faleceu por complicações causadas pela doença. Vinte moradores aguardam resultados dos testes, 72 estão sendo monitorados e 553 exames descartaram a contaminação.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou 1.818 casos e 71 óbitos nesta quarta-feira, 12. O Estado acumula 96.697 casos e 2.488 mortes causadas pela Covid-19. São 1.087 pacientes hospitalizados com diagnóstico positivo e 1.071 internados aguardando resultado dos testes.

O Paraná atingiu a porcentagem de 60% de recuperados. 58.064 pessoas se recuperaram da doença.
Dos 71 falecimentos incluídos no Informe Epidemiológico Estadual, 31 foram de mulheres e 40 de homens com idades que variam de 30 a 102 anos. Um óbito ocorreu em 24 de junho, dois em julho e os demais no mês de agosto.

Os pacientes residiam em Curitiba (16), Londrina (5), Cascavel e Telêmaco Borba (4), Maringá e Piraquara (3), Araruna, Araucária, Campo Mourão, Colombo, Rolândia e São José dos Pinhais (2). Uma morte foi registrada em Almirante Tamandaré, Alto Piquiri, Apucarana, Arapongas, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Bonito, Carlópolis, Corbélia, Dois Vizinhos, Florestópolis, Guaraci, Ivaiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Paranaguá, Paranavaí, Perobal, Ponta Grossa, Quinta do Sol, Ribeirão do Pinhal, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu e Sarandi.

O País registrou 1.164 novas mortes pela Covid-19 em 24 horas, somando 104.263 óbitos decorrentes da doença desde o início da pandemia. Foram confirmados 58.081 novos diagnósticos entre ontem e hoje, totalizando 3.170.474 casos da doença. O Ministério da Saúde considera 2.309.477 pacientes recuperados da doença.