notícias

Teste de morador de Rio Azul que está internado confirma infecção por Covid-19

Paciente está internado em um leito de enfermaria. Outro morador de Rio Azul que aguarda resultado do teste está hospitalizado em Guarapuava
Mais quatro moradores de Rio Azul testaram positivo para o coronavírus. Foto: Gilson Abreu/AEN
A secretaria de Saúde de Rio Azul registrou quatro novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, 3. No total, a cidade passou para 15 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Nove rio-azulenses já se recuperaram da doença.

Um homem, de 39 anos, foi diagnosticado com a infecção. Ele teve os primeiros sintomas no dia 26 de julho. O morador teve mialgia, fraqueza e dor de garganta. Ele procurou uma unidade de saúde e coletou o exame no mesmo dia. Outra pessoa infectada foi uma mulher, de 38 anos. Também iniciou os sintomas no dia 26. Na ocasião teve cefaleia e tosse seca. Ela consultou em uma unidade de saúde, coletou o material e permaneceu em isolamento, assim como seus familiares. Outra mulher, de 26 anos, também foi contaminada. Ela teve cefaleia, dor de garganta, calafrios, tosse seca e coriza no dia 27. A jovem também consultou em uma unidade de saúde, fez o teste e seguiu em quarentena. A quarta paciente que teve Covid-19 é uma mulher, de 63 anos, que apresentou fraqueza e tosse seca no dia 27 de julho. Assim como as outras mulheres, a moradora consultou, coletou o material e permaneceu isolada.

Os quatro rio-azulenses foram diagnosticados com coronavírus através de testes RT-PCR, que tiveram os resultados disponibilizados no domingo, 2. Todos moram na área urbana e tiveram contato com casos positivos.

Em nota, a secretaria de Saúde de Rio Azul informa que o paciente internado na Santa Casa de Irati na sexta-feira, 31, testou positivo para a doença. Atualmente, ele está em um leito de enfermaria do hospital. Já um morador na faixa etária entre 80 e 90 anos, que possui comorbidades, está internado em um leito de enfermaria em um hospital de Guarapuava com suspeita de Covid-19. Ele realizou uma consulta, coletou o material e aguarda resultado do teste RT-PCR. O idoso foi encaminhado inicialmente ao hospital São Francisco de Assis, em Rio Azul, na sexta-feira, 31. Depois ele foi transferido para Guarapuava via central de leitos do Estado.
Em virtude do aumento de casos confirmados, a secretaria de Saúde de Rio Azul solicita para a população continuar cumprindo as medidas de combate ao coronavírus como: manter distanciamento social, não viajar ou receber visitas, não levar crianças, idosos ou pessoas do grupo de risco em lojas, mercados, comércios no geral e locais públicos, não realizar “rodas” de chimarrão, não compartilhar objetos, utilizar máscara e álcool em gel.

Rio Azul tem 27 pessoas aguardando resultado dos exames, 27 em monitoramento e 253 testes com resultado negativo.

Outra cidade da 4ª Regional que confirmou novos casos de coronavírus foi Inácio Martins. Mais três pessoas foram contaminadas na cidade. Com isso, o município soma 18 moradores infectados. Desses, 15 martinenses estão recuperados e três em isolamento domiciliar. Atualmente, 22 pessoas estão em monitoramento aguardando resultado dos testes. 178 moradores já foram liberados da quarentena. 158 testes tiveram resultado negativo, sendo 120 RT-PCR e 38 testes rápidos.

Fernandes Pinheiro e Mallet zeraram o número de casos ativos da doença. Em Fernandes Pinheiro são 17 pessoas recuperadas e um óbito registrado. Quatorze munícipes aguardam resultado dos testes, 18 estão sendo monitorados e 134 exames tiveram resultado negativo. Mais 83 casos foram descartados por critério epidemiológico. Mallet teve 42 pessoas contaminadas. Quarenta malletenses estão curados e dois morreram por complicações causadas pelo vírus. Vinte e seis pessoas aguardam resultados dos testes e 26 estão sendo monitoradas. 516 testes tiveram resultado negativo e 600 pessoas foram notificadas com síndromes gripais desde o início da pandemia.

Teixeira Soares teve mais um munícipe recuperado. Agora são nove teixeira-soarenses recuperados. Três casos permanecem ativos e uma pessoa faleceu em decorrência da doença. Quatorze moradores aguardam resultado dos testes, 81 estão em monitoramento e 132 casos foram descartados.

Rebouças continua com um caso ativo e oito pessoas recuperadas. 31 reboucenses aguardam resultado da análise laboratorial, 92 pessoas permanecem em monitoramento e 512 testes apresentaram resultado negativo. Foram 298 exames sorológicos e 214 RT-PCR.

No município de Prudentópolis também não houve alterações no boletim desta segunda-feira, 3. A cidade prossegue com um caso ativo. 58 pessoas testaram positivo na cidade. 56 moradores se recuperaram e uma mulher morreu em virtude da Covid-19. Quarenta e sete prudentopolitanos aguardam resultado dos exames, 128 estão sendo monitorados e 475 testes descartaram a contaminação.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) registrou 1.233 casos e 45 mortes por coronavírus nesta segunda-feira, 3. O Paraná acumula 79.984 diagnósticos positivos e 2.028 mortos em decorrência da doença. São 1.251 pacientes internados com Covid-19 e 924 paranaenses hospitalizados que aguardam resultados dos testes. Todos que faleceram estavam internados. São 12 mulheres e 33 homens, com idades que variam de 41 a 96 anos. As mortes ocorreram entre os dias 21 de julho e 03 de agosto. Os pacientes residiam em Curitiba (16), Londrina, Arapongas e São José dos Pinhais (4), Almirante Tamandaré e Pinhais. Um óbito ocorreu em Apucarana, Araucária, Ariranha do Ivaí, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Mandirituba, Matinhos, Santo Antônio da Platina e Umuarama.

O monitoramento da SESA registra 881 casos e 22 óbitos de pessoas que não moram no Paraná. O Estado possui 42.896 pessoas recuperadas, o que equivale a 53,6% do total de infectados.
O País registrou 572 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 94.702 óbitos. Com isso, a média de óbitos nos últimos sete dias é de 995. A última vez que o país tinha registrado média de menos de mil mortes foi em 2 de julho.

Em casos confirmados, já são 2.751.665 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 18.043 confirmados no último dia. A média de casos foi de 43.610 por dia.