notícias

SESA confirma 2º óbito de reboucense por Covid-19

Mulher, de 61 anos, faleceu na noite de domingo, 16, na Santa Casa de Irati
 Foto: Thomas Imo/Photothek via Getty Images
A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou o segundo óbito de uma moradora de Rebouças em razão de complicações causadas pelo novo coronavírus nesta quinta-feira, 20. A mulher, de 61 anos, estava internada na Santa Casa de Irati e faleceu na noite de domingo, 16.

De acordo com informações do setor de Vigilância Epidemiológica de Rebouças, a paciente passou a residir junto com os filhos em Irati desde que recebeu alta do hospital Erasto Gaertner, onde realizava tratamento de saúde. “Ela contraiu o vírus e seu caso se agravou, mas já tinha passado período de isolamento do Covid. Não transmitia mais. No atestado de óbito não saiu como Covid”, explica a secretária de Saúde, Tânia Selhorst.

Entretanto, durante a investigação do caso foi constatado que a morte ocorreu em virtude do novo coronavírus. “A investigação epidemiológica do caso foi realizada pela equipe de vigilância da cidade onde a paciente estava durante todo o período de tratamento. O óbito contabilizou para o nosso município devido ao registro do óbito constar endereço da paciente no município de Rebouças”, informa a Vigilância Epidemiológica.

A moradora de Rebouças, que passou todo o período de internamento até o óbito em Irati, foi incluída na contagem estatística de óbitos por Covid-19. Porém, o diagnóstico positivo ainda não foi transferido para Rebouças, o que será analisado junto com a SESA a partir desta sexta-feira, 21.
O primeiro óbito de um morador de Rebouças, que foi ocasionado pela Covid-19 foi registrado no dia 7 de agosto. Uma idosa, de 89 anos, faleceu na Santa Casa de Ponta Grossa, onde foi internada no dia 19 de julho, para realizar tratamento para outras doenças.

A 4ª Regional de Saúde de Irati registra 19 mortes por complicações causadas pelo novo coronavírus. Sete vítimas residiam em Imbituva, seis em Irati, duas em Mallet e Rebouças e uma nas cidades de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares.