notícias

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem programação on-line

Programação acontece até sexta-feira (28) e será transmitida na página do Facebook da APAE de Irati
APAE de Irati fica na rua Doutor Correia. Foto: Paulo Henrique Sava
A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla segue nesta semana. Com a pandemia do coronavírus, as atividades promovidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) estão sendo realizados de forma on-line até sexta-feira (28).

O tema deste ano é "Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social" e tem o objetivo de reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Os eventos abordarão diversos assuntos como a atividade física, inclusão no trabalho, vida sexual, direitos e educação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Nesta segunda-feira (24), a programação iniciará com uma mensagem especial do embaixador das APAES, o cantor Daniel. Em seguida, acontece a videoconferência com relatos de experiências vivenciadas nos setores de Arte e Educação Física. Participam da conversa a professora Neusa Kotuinski e o professor Leandro Wszolek.

Os eventos começaram na sexta-feira (21), com a abertura realizada em um evento on-line com o presidente Fernando Ricardo Insaurriaga Amaral e a diretora Eliane Pires Filipaki.
Durante a semana, os vídeos e atividades serão postados na página do Facebook da APAE de Irati, divulgados nas redes sociais e imprensa local.


Na terça-feira (25) ocorre a videoconferência com o provedor da Santa Casa de Irati e médico responsável pelo Centro de Reabilitação da APAE de Irati, Ladislao Obrzut Neto. Ele falará sobre a importância dos cuidados e prevenção durante a pandemia do Covid-19.

Na quarta-feira (26), a videoconferência será sobre “Inclusão Social: Dependência, cuidados e proteção social para pessoas com deficiência e suas famílias”, com o professor universitário e assistente social, Denis Cezar Musial.

Na quinta-feira (27) a programação continua com uma mensagem dos autodefensores da APAE de Irati, Cleberson Fernandes de Lima e Vanessa Aparecida Linhares. Em seguida, alunos e familiares darão alguns depoimentos.

A programação encerra na sexta-feira (28) com uma mensagem de encerramento com o reverendo Daniel Ricardo Maron, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) de Irati, e a exibição do vídeo “Um Novo Tempo”.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída em 2017 e é realizada todos os anos entre os dias 21 a 28 de agosto. Nestes dias, a Federação Nacional das APAES realiza diversas ações, com o objetivo de promover um debate sobre a inclusão social e combater o preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.

Mais de 2 mil APAES proporcionam atenção integral a mais de 350 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Em Irati, são atendidos 148 alunos com deficiência intelectual e múltiplas/ transtornos globais de desenvolvimento desde que associado a deficiência intelectual grave/moderada.

Com a paralisação das aulas presencias no estado, os alunos da APAE de Irati estão participando das aulas de forma remota. Os alunos recebem as atividades elaboradas pelos professores, os quais passam pela supervisão das coordenadoras pedagógicas que avaliam e validam as postagens. “A participação dos familiares ou responsáveis por nossos alunos é de extrema importância, pois é através do incentivo e colaboração deles que as atividades são realizadas”, explica a direção da APAE de Irati.

Todas as ações pedagógicas, desde as postagens, assim como, os retornos dos alunos das atividades realizadas através de fotos ou vídeos, estão sendo arquivados em uma biblioteca virtual, para futura validação do trabalho realizado durante a pandemia.

A direção também comunicou que a equipe de Reabilitação e Saúde da APAE orienta a todos os pacientes desta área, onde da mesma forma as atividades são validadas através do retorno das famílias. “Gostaríamos de agradecer e salientar que estamos conseguindo atingir nossos objetivos graças ao empenho e compromisso de todos os profissionais que trabalham na APAE, bem como dos familiares que abraçaram esta nova forma de ensino e não medem esforços para contribuírem com o aprendizado e recuperação de seus filhos. Sabemos que os tempos estão difíceis, mas ultimamente estamos tendo boas notícias em relação às vacinas, as quais em breve deverão estar disponíveis. É com muita fé em Deus que aguardamos o término desta pandemia e que o mais breve possível possamos estar todos juntos novamente, neste local amado por todos os nossos alunos que é a escola”, disse a direção.
Programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Irati. Foto: Divulgação