notícias

Sala do Empreendedor inicia campanha de cadastramento e recadastramento de MEI

Objetivo é mapear o número total de MEIs no município de Irati
Sala do Empreendedor de Irati funciona na Rua da Liberdade, nº 740, centro de Irati. Foto: Jussara Harmuch
Os Microempreendedores Individuais (MEI) terão até o dia 30 de novembro para participar da campanha de Cadastramento e Recadastramento em Irati. A ação está sendo promovida pela Sala do Empreendedor e a Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), com o objetivo de mapear o número real de MEIs existentes no município.

Até março deste ano, Irati possuía 2.667 MEIs, mas a estimativa é que o número seja ainda maior, ultrapassando 2.800. Isso ocorre porque algumas pessoas abrem de forma independente um MEI no Portal do Empreendedor e não dão baixa na empresa quando ela fecha.

O MEI possibilita que uma pessoa que trabalha por conta própria consiga abrir uma empresa e ter um CNPJ com uma carga tributária reduzida. Para estar regularizado, o MEI precisa emitir e pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS-MEI), no valor de R$ 47, e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI). Se não estiver regularizado, o MEI pode ter o CNPJ suspenso e até ter baixa da empresa, além de ter que pagar o valor devido.


“Muita gente acaba abrindo e esquecendo que tem o MEI. Às vezes, abre, não usa, esquece de dar baixa e fica gerando boleto. Esse é uma preocupação grande que temos de também a pessoa não acumular dívidas. Nós queremos ajudar os empresários nesse sentido”, explica Maristela Bida Borges de Oliveira, funcionária da Sala do Empreendedor de Irati.

O recadastramento e cadastramento será realizado pelo próprio MEI com o preenchimento de um formulário disponibilizado no site da Prefeitura de Irati, na Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Irati e também na ACIAI.

Além de mapear o número real dos MEIs, o objetivo também é ajudar que cada pequeno empreendedor tenha acesso às vantagens que a regularização trará. A regularização do DAS-MEI possibilita o acesso ao auxílio-doença, auxílio-maternidade e até créditos especiais com juros menores para microempreendedores.

Na Sala do Empreendedor, o MEI também possui atendimento gratuito e pode esclarecer dúvidas e necessidades de regulamentação. “Nós estamos abrindo um espaço que nós vamos ter um contador disponibilizando para eles para virem até a sala, tirar os seus boletos mensais, emitir as suas notas, tudo com o nosso acompanhamento dos atendentes, até para pessoas que não conseguem tirar a nota ou não tem acesso, nós estaremos ajudando a fazer o acesso”, explica a funcionária da Sala do Empreendedor de Irati, Sabrine Cidres.

Outros serviços são os cursos gratuitos com certificação oferecidos pela Sala do Empreendedor, como cursos de Marketing Digital e Fluxo de Caixa. Com a pandemia, os cursos estão sendo oferecidos três vezes por semana em lives na internet.

Mais informações podem ser obtidas na Sala do Empreendedor localizada na Rua da Liberdade, nº 740, centro de Irati. Os telefones para contato são (42) 3907-3341 ou (42) 99107-0283.