notícias

Rebouças e Teixeira Soares confirmam mais dois casos de Covid-19

Rebouças passou para nove moradores infectados desde o início da pandemia. Já em Teixeira Soares são 13 diagnósticos positivos
Informe Epidemiológico da secretaria de Saúde de Teixeira Soares registra 13 casos de Covid-19. Foto: Divulgação
As cidades de Rebouças e Teixeira Soares confirmaram dois novos casos de coronavírus no fim de semana. Em Rebouças, uma mulher na faixa etária entre 30 e 35 anos, testou positivo em um exame sorológico, que indica a presença de anticorpos no organismo. “Cabe frisar que a paciente não está doente. Ela teve a Covid-19 e o organismo já se recuperou. Essa questão foi confirmada através de contraprova”, relatou a secretária de Saúde, Tânia Selhorst, durante entrevista ao portal Notícia da Região.

Já a outra moradora infectada possui 60 anos e apresenta quadro de saúde estável. Ela está internada em um hospital fora da área de abrangência da 4ª Regional de Saúde. “Com grande força de vontade e extrema transparência, Rebouças segue no combate à pandemia em nossa cidade. Para isso, precisamos que todos façam sua parte: evite aglomerações, use máscaras e mantenha a higienização das mãos”, solicita a secretaria de Saúde em postagem no facebook.

Rebouças já teve nove moradores diagnosticados com a doença. Até agora, oito pessoas estão recuperadas. Até sexta-feira, 47 reboucenses aguardavam resultados dos testes, 147 estavam sendo monitorados e 481 exames apresentaram resultado negativo. Desses, 298 exames sorológicos e 183 RT-PCR descartaram a contaminação.
Em Teixeira Soares, mais duas mulheres, de 44 e 57 anos, foram diagnosticadas com a infecção. Ambas estão em isolamento domiciliar. Em áudio compartilhado no WhatsApp, o prefeito Lula Thomaz, solicita que a população continue cumprindo as medidas sanitárias.

“Pedimos a todos nesse momento difícil que o Covid-19 vem se espalhando rápido em nosso município, muitas vezes até de forma assintomática, ou seja, a pessoa não manifestando a contaminação. É extremamente importante que o nosso povo se mantenha no isolamento domiciliar fazendo com que a propagação não seja manifestada de forma tão rápida em toda a nossa população causando assim um colapso no sistema de saúde. Somente dessa forma podemos vencer o mau do século. Obrigado comerciante pela forma como está trabalhando. Porém, peço que intensifique o uso de álcool gel, obrigatoriedade da máscara e distanciamento social para que medidas mais drásticas e duras não sejam tomadas”, disse Lula.

Oito pacientes de Teixeira Soares que foram infectados se recuperaram da doença. Quatro pessoas estão em isolamento domiciliar e uma mulher morreu por complicações causadas pela infecção. Doze moradores aguardam resultado dos exames, 73 casos estão em monitoramento e 129 foram descartados com resultado negativo dos testes.

Em Fernandes Pinheiro, a secretaria de Saúde prossegue monitorando o único caso ativo de Covid-19. A cidade registrou 18 casos, sendo que 16 pessoas se recuperaram e um óbito foi registrado. Treze munícipes aguardam resultado dos exames, 15 estão sendo monitorados e 132 casos foram descartados com resultado negativo dos testes. Mais 82 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Guamiranga também mantém um caso ativo de coronavírus. Onze moradores estão curados da infecção. Até sábado, 1º, uma pessoa permanecia em monitoramento, oito em investigação e 82 casos haviam sido descartados.

Em Rio Azul, um morador com suspeita de Covid-19 foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Irati na sexta-feira, 31. O homem, de 38 anos, reside na área urbana. Segundo a secretaria de Saúde de Rio Azul, ele é contato de outra pessoa infectada na cidade e estava sendo monitorado desde quarta-feira, 29. O rio-azulense consultou em uma unidade de saúde e realizou a coleta do exame RT-PCR, que será analisado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). Até a conclusão desta reportagem, o resultado do teste não havia sido divulgado. Na sexta-feira, 31, o paciente apresentou desconforto respiratório, diarreia, perda de olfato e paladar. Recebeu atendimento inicialmente no hospital São Francisco de Assis, em Rio Azul. Entretanto, precisou ser transferido via central de leitos para a Santa Casa de Irati.

Em Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional de Saúde, nenhum caso novo de coronavírus foi confirmado no fim de semana. A cidade prossegue com um total de 58 casos diagnosticados. Cinquenta e seis pessoas se recuperaram da infecção e uma faleceu. Um caso permanece ativo. 41 moradores aguardam resultados dos exames, 116 estão sendo monitorados e 475 testes descartaram a contaminação.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou mais 1.654 casos e 30 mortes pela infecção neste domingo, 2. O Estado acumula 78.751 diagnósticos positivos e 1.983 óbitos em decorrência da doença. O total de pessoas internadas com coronavírus é de 1.256. Já a quantidade de pacientes internados aguardando resultado dos testes laboratoriais é de 913.

As 30 pessoas que faleceram e passaram a constar no Informe Epidemiológico da SESA estavam internadas. Foram 11 mulheres e 19 homens, com idades que variam de 31 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. Os paranaenses que morreram residiam em Curitiba (18), São José dos Pinhais e Pinhais (2). Houve um óbito nas cidades de Campo Magro, Colombo, Formosa do Oeste, Mercedes, Piraquara, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Tibagi. O monitoramento da SESA registra 854 casos de residentes fora do Paraná, sendo que 22 pessoas faleceram.

O Brasil registrou 514 mortes nas últimas 24 horas provocadas pelo novo coronavírus, de acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa. No total, o País tem 94.130 óbitos por conta da covid-19. O Brasil ainda registrou mais 24.746 casos confirmados da doença, o que leva o total para 2.733.622 infectados. Já o número de recuperados é 1.883.677.