notícias

Quatro municípios da região registram novos casos de Covid-19

Nove pessoas foram infectadas em Imbituva e umas nas cidades de Rio Azul, Mallet e Inácio Martins
Foto: Divulgação
Quatro municípios que pertencem a 4ª Regional de Saúde de Irati registraram novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, 24. Foram nove pessoas diagnosticadas com a doença em Imbituva e uma nas cidades de Rio Azul, Mallet e Inácio Martins.

Em Imbituva, oito moradores testaram positivo em exames RT-PCR. Desses, seis apresentaram sintomas leves e estão sendo monitorados em casa. Uma mulher, de 68 anos, foi internada na Santa Casa de Irati. O outro caso foi confirmado através de teste rápido, que mostrou que o paciente apresentou sintomas gripais anteriormente e já está recuperado, de acordo com a secretaria de Saúde. Seis mulheres, de 20, 21,36, 39, 68 e 69 anos, e três homens, de 18, 19 e 40 anos, foram contaminados.

Mais duas pessoas estão internadas. Uma mulher, de 45 anos, permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Já um homem, de 39 anos, está na UTI do hospital Regional de Guarapuava. Segundo a secretaria de Saúde, nenhum imbituvense aguarda resultado dos exames. Novas coletas de exame serão realizadas nos próximos dias.

Imbituva já registrou 215 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. 189 moradores cumpriram o período de isolamento domiciliar e estão recuperados. Dezesseis pessoas permanecem em quarentena e três estão internadas. Sete óbitos foram causados em função da infecção.


Em Mallet, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou o 46º caso de coronavírus no município nesta segunda-feira, 24. A secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou informações sobre esse paciente infectado. Na semana passada, a cidade havia registrado dois casos da doença. Ambos são homens. Um deles, de 51 anos, reside no interior do município. Já o outro morador tem 52 anos e mora na área urbana. Eles permanecem em isolamento domiciliar. Mallet tem 41 moradores curados da Covid-19. Duas pessoas faleceram por complicações causadas pela infecção.

Em Inácio Martins, o 21º caso de Sars-CoV-2 foi diagnosticado. O paciente está em isolamento domiciliar. Vinte martinenses já se recuperaram da doença. Um morador permanece em investigação e 276 testes tiveram resultado negativo.

Em Rio Azul, a secretaria de Saúde também registrou mais um caso de coronavírus. Um homem na faixa etária entre 40 e 45 anos foi infectado. Ele reside na área urbana e havia apresentado sintomas como febre, cefaleia, congestão nasal e coriza no dia 18 de agosto. Conforme a secretaria de Saúde, o homem é paciente tabagista e havia consultado na unidade Sentinela em frente ao hospital São Francisco de Assis. Ele testou positivo em um exame RT-PCR.

Rio Azul já teve 34 moradores contaminados. Trinta e dois rio-azulenses se recuperaram da infecção e 16 aguardam resultados dos testes. Trinta e duas pessoas estão sendo monitoradas e 387 exames apresentaram resultado negativo.

Rebouças aumentou para 17 o número de pessoas recuperadas do coronavírus. Um morador permanece em isolamento domiciliar e duas mulheres morreram por complicações causadas pela Covid-19. A secretaria de Saúde de Rebouças informa que até o momento 19 casos foram confirmados para o município. O 20º caso que seria da paciente que faleceu semana passada ainda não foi contabilizado para Rebouças, de acordo com a SESA. Quatro reboucenses aguardam resultado da análise laboratorial, 17 estão sendo monitorados e 671 testes tiveram resultado negativo. Foram 330 exames sorológicos e 341 RT-PCR que descartaram a contaminação.

Em Fernandes Pinheiro, o 22º caso de Covid-19 foi registrado no domingo, 23. O homem, de 42 anos, reside na sede do município. Ele teve dor de garganta no dia da consulta e coletou o material no dia 20 de agosto. A esposa dele, de 36 anos, já havia sido infectada e testou positivo na semana passada. O casal está em isolamento domiciliar. Ambos apresentaram sintomas leves. Nesta segunda-feira, 24, mais três integrantes da família coletaram material, sendo que um deles teve coriza e os demais não tiveram sintomas. Os três moradores aguardam resultado do exame RT-PCR.

Dezenove pessoas já estão curadas da Covid-19 em Fernandes Pinheiro. Um óbito foi registrado. Doze munícipes aguardam resultados dos testes, 14 casos estão sendo monitorados e 211 foram descartados com resultado negativo do exame. Mais 93 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Teixeira Soares zerou o número de casos ativos da infecção. A cidade teve mais dois pacientes recuperados. Agora são 19 munícipes curados da doença. Uma mulher morreu em virtude do coronavírus. Quatro moradores estão aguardando resultado dos testes, 20 permanecem em monitoramento e 202 exames tiveram resultado negativo.

Já em Irati, a quantidade de pessoas aguardando resultado dos exames caiu para 16. Nenhum caso de Covid-19 foi registrado no Informe Epidemiológico desta segunda-feira, 24. Desta forma, o município permanece com 251 casos desde o início da pandemia. Desses, 216 pacientes estão recuperados e 29 permanecem em isolamento domiciliar. No boletim da SESA de hoje, 24, Irati registra sete óbitos. Porém, o Departamento de Vigilância Epidemiológica ainda não incluiu a sétima morte em seu boletim. Do total de casos, 56,97% foram registrados em mulheres e 43,03% em homens. A maior quantidade de casos foi registrada entre 30 e 39 anos com 63 diagnósticos positivos.

Em Prudentópolis, mais dois moradores se recuperaram do coronavírus. Com isso, 67 pessoas já estão curadas. Sete casos permanecem ativos. No total, 75 pessoas foram diagnosticadas com a infecção e uma faleceu por complicações causadas pela doença. Treze prudentopolitanos aguardam resultado dos testes, 52 estão sendo monitorados e 637 exames tiveram resultado negativo.

Em nota, a secretaria de Saúde de Prudentópolis informou o falecimento de uma mulher, de 75 anos, que estava internada no hospital Regional de Guarapuava. Ela havia apresentado sintomas suspeitos. A secretaria Municipal de Saúde aguarda resultado dos exames para saber se ela morreu em virtude da doença.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou mais 1.036 diagnósticos positivos de Covid-19 e 34 óbitos nesta segunda-feira, 24. As pessoas que faleceram foram 13 mulheres e 21 homens, com idades que variam de 37 a 90 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 17 e 24 de agosto. Os pacientes residiam em Curitiba (9), Cascavel, Foz do Iguaçu e Arapongas (3), Apucarana, São José dos Pinhais e Telêmaco Borba (2). As outras mortes foram de moradores de Araucária, Bandeirantes, Enéas Marques, Fazendo Rio Grande, Irati, Jandaia do Sul, Palotina, Reserva, Santa Cecília do Pavão, São Jorge D’Oeste.

O Estado soma 117.723 casos e 2.973 falecimentos em decorrência da infecção. O Informe Epidemiológico Estadual registra 1.015 paranaenses internados com coronavírus e 1.057 aguardando resultado dos exames. O total de pessoas recuperadas é 73.864 (62,7% do total de infectados).

O Brasil ultrapassou 115 mil óbitos pela Covid-19, com 679 novas mortes registradas nas últimas 24 horas. No total, são 115.451 óbitos desde o início da pandemia. A quantidade de novos casos confirmados entre ontem e hoje atingiu 21.491, com total de 3.627.217 diagnósticos no País. O governo federal considera 2.778.709 pacientes recuperados da doença.