notícias

Paróquia Nossa Senhora da Luz terá novenas para celebrar Dia da Padroeira de Irati

Missas em louvor a Nossa Senhora da Luz serão celebradas de 30 de agosto a 08 de setembro. Bispo diocesano também marcará presença
Festa da Padroeira Nossa Senhora da Luz terá celebrações de 30/08 a 08/09. Foto: PASCOM/Nossa Senhora da Luz
Paulo Henrique Sava, com informações da PASCOM/Nossa Senhora da Luz
Nos últimos anos, a Paróquia Nossa Senhora da Luz retomou as comemorações do dia da Padroeira de Irati, celebrado em 8 de setembro. Porém, em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, a celebração será feita de forma diferente. 

Será celebradas novenas entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro. No domingo, 30, às 17 horas, a Missa será presidida pelo Padre Rodrigo Ribas, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com participação do grupo “Jovens da Luz” na liturgia. Será realizada uma bênção especial para a juventude.

De segunda a sexta-feira, as celebrações serão sempre às 19 horas. Na segunda-feira, 31, o celebrante será o Padre Luiz Carlos Mirkoski, pároco da Paróquia São Miguel, com participação da equipe de liturgia da paróquia e bênção aos profissionais da educação. Terça-feira, 1º de setembro, será a vez do Padre Alceu Maders, vigário da Paróquia São Miguel, presidir a celebração, com participação na liturgia da comunidade de Nhapindazal e bênção aos enfermos. Na quarta-feira, 2, o Padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário Menor Mãe de Deus, será o responsável pela celebração, com participação da equipe de liturgia da Capela Nossa Senhora das Graças, no bairro Canisianas, e bênção às famílias.
Quinta-feira, 3, o celebrante será o Padre Ezequiel Hul, pároco da Paróquia São João Batista, com a equipe de liturgia da paróquia e bênção aos profissionais da saúde. Na sexta-feira, 4, o celebrante será o Padre Nelson Bueno da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com presença da equipe de liturgia da paróquia e bênção aos servidores públicos.

Sábado, 5, e domingo, 06, as missas serão às 17 horas. No sábado, o celebrante será o Padre Jorge Casimirski, pároco da Matriz Nossa Senhora da Luz, com participação da comunidade do Pinho de Baixo na liturgia e bênção aos agricultores e comerciantes. No domingo, o padre Alexande Spena, vigário da matriz, será o celebrante, com auxílio na liturgia da comunidade da Capela São Francisco e bênção das crianças.

Já na segunda-feira, 7, às 19 horas, a celebração será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi, com a equipe de liturgia da matriz e bênção aos movimentos e pastorais. Na terça-feira, 8, dia da Padroeira, será celebrada uma missa às 10 horas no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Nesta celebração, as pessoas que desejarem poderão comparecer de carro. Também serão colocadas cadeiras para acomodar o público.

Nas celebrações dentro da igreja, o limite de público é de 100 pessoas. Todos os participantes devem utilizar máscara. Haverá álcool em gel disponível para higienização das mãos. Pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa e acompanhar as celebrações pela página da Paróquia Nossa Senhora da Luz no Facebook e no canal do YouTube.