notícias

Mais cinco casos de coronavírus são registrados na 4ª Regional

Mais quatro casos foram diagnosticados em Irati e um em Rebouças
Imagem aérea de Irati. Foto: Bruno Fauat
Mais cinco casos de coronavírus foram registrados na área de abrangência da 4ª Regional de Saúde de Irati nesta quarta-feira, 5. Foram quatro moradores de Irati e um de Rebouças diagnosticados com a infecção.

Em Irati, mais um homem e três mulheres foram infectados. Os quatro pacientes contaminados se enquadram nas seguintes faixas etárias: uma criança de 0 e 5 anos, uma pessoa entre 30 e 39 anos, um morador com idade entre 40 e 49 anos e um idoso entre 70 e 79 anos. No total, 172 casos de Covid-19 foram contabilizados em Irati. Com mais cinco pessoas recuperadas, o município possui 130 moradores curados. Trinta e seis iratienses permanecem em isolamento domiciliar e um está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cinco óbitos ocorreram por complicações causadas pela doença. A cidade tem 100 moradores aguardando resultado do exame laboratorial.

São 96 mulheres e 76 homens contaminados desde o início da pandemia. A faixa etária entre 30 e 39 anos continua com o maior número de casos. São 43 pessoas infectadas nesse grupo. Trinta e seis casos foram registrados entre 40 e 49 anos, sendo que uma pessoa faleceu. Mais 26 moradores testaram positivo na faixa etária entre 20 e 29 anos. Quinze casos foram diagnosticados em adolescentes entre 10 e 19 anos. Quatorze iratienses foram infectados entre 50 e 59 anos, sendo que um deles morreu em virtude da doença. Outros 12 casos foram confirmados entre 60 e 69 anos. O número de crianças que contraíram o coronavírus chegou a 17. São nove registros entre 0 e 5 anos e oito casos entre 5 e 9 anos. Mais nove idosos tiveram a doença. Foram sete casos diagnosticados entre 70 e 79 anos com um óbito. Mais duas pessoas acima de 80 anos tiveram Covid-19. Ambos faleceram.
Em Rebouças, o 12º caso de coronavírus foi confirmado nesta quarta-feira, 5. A mulher com idade entre 40 e 45 anos reside na área urbana. Ela está em isolamento social e passa bem.

Rebouças tem oito pacientes curados e quatro em recuperação. Vinte e oito pessoas aguardam resultados dos testes, 98 estão sendo monitorados e 531 testes tiveram resultado negativo. Foram 299 exames sorológicos e 232 RT-PCR que descartaram a contaminação.

Teixeira Soares teve o 10º morador recuperado da Covid-19. Duas pessoas permanecem em recuperação e uma morreu por complicações causadas pela infecção. No total, 13 casos foram diagnosticados na cidade. Dez moradores aguardam resultados dos testes, 66 estão sendo monitorados e 139 exames tiveram resultado negativo.

A secretaria de Saúde de Teixeira Soares solicita que os munícipes continuem respeitando as medidas sanitárias como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel 70%, evitar tocar olhos, bocas e nariz, não dar abraços, beijos e contatos físicos. “Mantenha distância segura. Evite locais fechados e com aglomeração. Use máscara sempre”, salienta a secretaria de Saúde.
Em Mallet, 18 pessoas aguardam resultado dos testes. A cidade não tem casos ativos da doença. Dos 42 casos diagnosticados, 40 se recuperaram e dois óbitos foram registrados. Outros 18 malletenses estão sendo monitorados e 537 casos foram descartados. Até agora, 611 casos de síndromes gripais foram diagnosticados desde o início da pandemia.

Fernandes Pinheiro também não possui casos ativos de Covid-19. Ao todo foram diagnosticados 18 casos, sendo que 17 pessoas se recuperaram e uma morreu em razão da infecção. Dezesseis munícipes aguardam resultado dos testes, 21 estão sendo monitorados e 136 casos foram descartados laboratorialmente. Outros 83 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Em Guamiranga, os 12 pacientes infectados estão curados. Dez moradores estão sendo investigados e 88 testes apresentaram resultado negativo.

Já em Prudentópolis, 18 pessoas aguardam resultados dos exames. Um caso permanece ativo, 56 prudentopolitanos se recuperaram e uma idosa morreu em decorrência da doença. Mais 55 moradores estão sendo monitorados e 519 testes tiveram resultado negativo.

A secretaria de Saúde de Prudentópolis enfatiza que pessoas que apresentarem sintomas como nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre, perda de olfato e paladar devem procurar a unidade de saúde referência para Covid-19 do município. Na área urbana, o munícipe deve procurar atendimento no Centro Municipal de Saúde, que é a unidade específica para Síndrome Gripal (SR), causada ou não por coronavírus. Na área rural, o território das áreas de abrangência das unidades de Estratégias de Saúde da Família das comunidades de Jaciaba, Ligação, Volante Piquiri, Esperança e Papanduva de Cima são referência para sua respectiva população nos atendimentos de usuários sintomáticos respiratórios suspeitos ou não para Covid-19.

“Se não tiver nenhum sintoma, fique em casa e, sempre que precisar sair, use a máscara. Não saia sem necessidade, mantenha o distanciamento social”, solicita a secretaria de Saúde.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou 2.569 novos casos e 35 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus nesta quarta-feira, 5. O Paraná acumula 84.384 diagnósticos positivos e 2.141 óbitos. O total de pacientes diagnosticados com Covid-19 que estão internados é de 1.086. Já o de paranaenses aguardando resultados dos testes é de 1.124.

Todos que faleceram estavam internados. Foram 17 mulheres e 18 homens, com idades que variam de 28 a 103 anos. A maioria dos óbitos ocorreram em agosto, mas há um registro em 1º de junho e três no mês de julho que entraram no monitoramento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nesta quarta-feira, 5.

Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (12), Campo Largo (3), Cascavel e Colombo (2). Uma morte foi registrada nas cidades de Araucária, Bandeirantes, Castro, Corbélia, Francisco Beltrão, Jandaia do Sul, Londrina, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Rolândia, Salto do Itararé, Santa Cruz de Monte Castelo, São José dos Pinhais, Sengés e Tapejara. O monitoramento da SESA registra 933 casos de residentes de fora do Estado. Deste total, 23 pessoas morreram.

O Brasil incluiu nos registros, nas últimas 24 horas, mais 1.322 novas mortes provocadas pela Covid-19, apontou levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Agora, os dados somados das secretarias estaduais indicam que o número total de vítimas da infecção causada pelo novo coronavírus chegou a 97.418 em todo o País. Os números apurados pelo grupo de veículos indicaram também que os estados registraram mais 54.685 casos da doença, o que eleva o total a 2.862.761. Já o número de pessoas recuperadas superou 2 milhões (2.020.637).