notícias

Lixo eletrônico pode ser descartado nesta semana em Irati

Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente está recolhendo os materiais até sexta-feira, 28. Objetos podem ser levados no Pátio de Máquinas
Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati
A secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati está realizando a coleta de lixo eletrônico nesta semana. Os materiais podem ser levados até a sede da pasta, que funciona no Pátio de Máquinas da Prefeitura, localizado na Rua Maria Bitar do Prado, número 95, no bairro Rio Bonito.

Podem ser descartados itens como computadores, televisores, celulares e carregadores, aparelhos de som e DVD, aquecedores e ar condicionado, cabos, chapinhas e centrais telefônicas. Não serão aceitas pilhas, baterias e lâmpadas, pois são materiais que possuem legislação específica para seu descarte (Logística Reversa).

Na terça-feira, 18, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 015/2020 de autoria do vereador Alberto Schereda (PSDB), que dispõe sobre o descarte consciente, para recolhimento e destinação de lâmpadas, pilhas, baterias comuns, baterias de celular e outros tipos de acumuladores de energia.

Uma emenda incluída no projeto transferiu do município para os estabelecimentos comerciais, a obrigação de encaminhar o material coletado diretamente às associações de reciclagem autorizadas. “A alteração apresentada visa estabelecer que o material arrecadado na coleta será arrecadado (sic) e será encaminhado pelos estabelecimentos comerciais para as entidades autorizadas pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica); e a Associação Brasileira de Logística Reversa Para Produtos de Iluminação (Reciclus); bem como as demais associações que participam do programa de logística reversa dos materiais apresentados no projeto de lei”, diz um trecho da emenda.