notícias

Irati tem dois pacientes com Covid-19 internados em UTIs

Um homem, de 31 anos, foi internado no hospital Regional de Guarapuava. Já uma mulher, de 61 anos, está na Santa Casa de Irati
Paciente de Irati foi internado no Hospital Regional de Guarapuava. Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN
Mais um morador de Irati diagnosticado com coronavírus foi encaminhado para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O homem, de 31 anos, que é hipertenso, foi internado no Hospital Regional de Guarapuava. Já uma mulher, de 61 anos, permanece na UTI da Santa Casa de Irati.

Os demais iratienses que foram infectados e permanecem como casos ativos estão em isolamento domiciliar. Trinta e sete pessoas estão nessa condição atualmente. São 130 moradores recuperados da infecção. Cinco pessoas morreram por complicações causadas pela doença. O número de casos em investigação aguardando resultados dos exames subiu para 137. Nesta quinta-feira, 6, o Informe do Departamento de Vigilância Epidemiológica registrou mais dois casos de Covid-19. Foram duas mulheres contaminadas nas faixas etárias entre 20 e 29 anos e 30 e 39 anos. No total, a cidade já registrou 174 casos de coronavírus. Foram 98 mulheres e 76 homens infectados desde o início da pandemia no mês de março.

Na divisão por faixa etária são nove casos em crianças entre 0 e 5 anos. Mais oito crianças testaram positivo entre 6 e 9 anos. Quinze adolescentes entre 10 e 19 anos contraíram a doença. Mais 27 casos foram registrados entre 20 e 29 anos. A maior quantidade de registros continua sendo entre 30 e 39 anos com 44 contaminados. Outras 36 pessoas tiveram Covid-19 entre 40 e 49 anos, sendo que uma delas faleceu. Outro óbito ocorreu entre 50 e 59 anos. Nessa faixa etária, o número de casos chegou a 14. Doze moradores foram diagnosticados com a infecção entre 60 e 69 anos. Sete iratienses tiveram coronavírus entre 70 e 79 anos com um óbito. Já os dois pacientes com mais de 80 anos que foram infectados faleceram.

Outro município da 4ª Regional que registrou um novo caso da doença foi Fernandes Pinheiro. Segundo informações da secretária de Saúde, Emanuelle de Mattos, um jovem, de 22 anos, que mora no interior do município e trabalha como caminhoneiro, foi infectado. Ele apresentou sintomas leves como dor no corpo e ao engolir, cefaleia, mal-estar, diminuição do olfato e paladar, tosse seca e diarreia, conforme a secretária. Ela ainda relata que o rapaz está em isolamento desde que chegou ao município. O paciente realizou a coleta do exame RT-PCR na segunda-feira, 3.


Esse foi o 19º caso de coronavírus em Fernandes Pinheiro. Dezessete pacientes se recuperaram e um homem morreu por complicações causadas pela Covid-19. Quinze pessoas aguardam resultado dos testes, 21 estão em monitoramento e 139 casos foram descartados com resultado negativo dos exames. Mais 83 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Teixeira Soares teve o 14º morador diagnosticado com a infecção. O município possui dez pessoas recuperadas. Três munícipes estão em isolamento domiciliar e um óbito foi registrado. Dez teixeira-soarenses aguardam resultados dos testes, 72 estão sendo monitorados e 143 exames tiveram resultado negativo.

Inácio Martins também registrou mais um munícipe contaminado. Agora, a cidade passa a contabilizar 19 casos da doença. Quatro pessoas estão em isolamento domiciliar e 15 se recuperaram. Mais 17 martinenses estão sendo monitorados e 221 casos foram descartados.

Os moradores que precisarem de atendimento de saúde podem procurar o setor de Epidemiologia na rua Rozendo Costa Cristo, 624, no Centro, telefone 3667-1282, ou o Pronto Atendimento na rua Afonso Pena, 734, no Centro, telefone 3667-1304.

Em Guamiranga, os 12 moradores infectados estão curados. A cidade apresenta 14 pessoas em investigação e 88 casos descartados com resultado negativo do teste.

Em Rebouças, um caso que havia sido confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) no dia 31 de julho foi transferido para Curitiba. Conforme a secretaria de Saúde de Rebouças, o homem contaminado é ex-morador do município e acabou sendo computado de forma errada no sistema. Rebouças já teve 12 casos de coronavírus, sendo que oito pacientes se recuperaram.

Em Rio Azul, a cidade permanece com sete casos ativos. No total, 17 rio-azulenses tiveram a doença. Dez pessoas se recuperaram. Vinte e cinco moradores aguardam resultado dos testes, 41 estão sendo monitorados e 277 testes descartaram a contaminação.

Mallet continua o número de casos ativos zerado. Dos 42 casos registrados, 40 estão curados e dois malletenses faleceram. Quatorze pessoas estão aguardando resultados dos testes. O mesmo número de moradores permanece em monitoramento. 546 testes tiveram resultado negativo.

Em Prudentópolis, o 57º morador se recuperou da infecção. Desta forma, a cidade zerou o número de casos ativos. Uma idosa, de 91 anos, morreu por complicações causadas pela doença. Prudentópolis tem 22 pessoas aguardando resultado dos testes e 61 em monitoramento. 519 exames foram negativos.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou nesta quinta-feira, 6, mais 1.924 pacientes infectados e 60 mortes pela Covid-19. O Estado acumula 86.303 diagnósticos positivos e 2.200 óbitos. São 1.104 pacientes com diagnóstico positivo que estão internados. Mais 1.061 paranaenses hospitalizados aguardam resultado dos testes.

As 60 pessoas que faleceram estavam internadas. Foram 25 mulheres e 35 homens, com idades que variam de 18 a 91 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 6 de julho e 6 de agosto.
Os pacientes que morreram moravam em Curitiba (17), Arapongas (5), Apucarana e Maringá (4), Campo Mourão e Foz do Iguaçu (3), Antonina, Colorado, Fazenda Rio Grande, Londrina e Paranaguá (2).

Um óbito ocorreu nas cidades de Almirante Tamandaré, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Faxinal, Itambé, Mandirituba, Marialva, Nova Esperança, Paranavaí, Pinhais, Quinta do Sol, Quitandinha, São José dos Pinhais e Uniflor. A quantidade de recuperados é de 49.358 (55,6% do total de infectados).
O Brasil se aproxima de 100 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. Com a inclusão de mais 1.226 óbitos nesta quinta-feira, 6, o País registra 98.644 falecimentos. Mais 54.801 brasileiros foram diagnosticados com a doença hoje, 6. O total de infectados é 2.917.562. Já o de recuperados é de 2.047.660 casos.