notícias

Irati, Rio Azul, Rebouças e Inácio Martins confirmam novos casos de Covid-19

Confira os dados atualizados pelas secretarias municipais de Saúde nesta segunda-feira, 10
Foto: Gilson Abreu/AEN
Quatro municípios da 4ª Regional de Saúde de Irati registraram novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, 10. Mais cinco pessoas foram diagnosticadas com a doença em Rio Azul, três em Rebouças, duas em Irati e uma em Inácio Martins.

Em Rio Azul foram duas mulheres e três homens infectados. Uma jovem na faixa etária entre 20 e 30 anos foi contaminada. Ela teve tosse seca, fraqueza e diminuição do olfato e paladar no dia 31 de julho. A moradora da área urbana não tem comorbidades e está sendo acompanhada pela equipe da secretaria de Saúde. Ela testou positivo em um exame RT-PCR divulgado na sexta-feira, 7. A outra pessoa do sexo feminino é uma adolescente na faixa etária entre 10 e 15 anos, que reside no perímetro urbano. Ela é contato de outro caso positivo. Iniciou os sintomas no dia 3 de agosto. Na ocasião teve tosse, dor no corpo, dor de garganta, cefaleia, diminuição do olfato e paladar e obstrução nasal. A adolescente também foi diagnosticada com a infecção em um teste RT-PCR divulgado no domingo, 9. As duas mulheres consultaram na unidade de gripe do município, coletaram o material e permanecem em isolamento domiciliar, assim como os familiares. Ambas estão sendo acompanhadas pela secretaria Municipal de Saúde.

Um homem na faixa etária entre 70 e 80 anos também teve Covid-19 em Rio Azul. Ele é morador da área rural e possui comorbidades como hipertensão e doença pulmonar. Também é contato de outra pessoa infectada. Os primeiros sintomas foram registrados no dia 2 de agosto. Teve baixa saturação, desconforto respiratório, náuseas e alteração intestinal. Consultou na unidade de gripe e depois foi encaminhado ao hospital São Francisco de Assis, em Rio Azul. O resultado positivo foi confirmado em um exame RT-PCR divulgado no dia 7 de agosto.

Outro paciente contaminado foi um jovem na faixa etária entre 20 e 30 anos, que reside na área urbana. Ele também teve contato com uma pessoa infectada. Os primeiros sintomas foram sentidos dia 31 de julho. Na oportunidade teve coriza e diminuição do olfato. O homem consultou na unidade de gripe e desde então permanece em isolamento. O diagnóstico positivo foi divulgado na sexta-feira, 7.


A terceira pessoa do sexo masculino diagnosticada com a Covid-19 tem entre 15 e 20 anos. O jovem também mora na área urbana e teve contato com um caso positivo. Teve dor de cabeça, coriza e fraqueza no dia 22 de julho, quando iniciou os sintomas. Ele consultou na unidade de gripe, coletou material e está em isolamento. O resultado positivo também foi confirmado no domingo, 9, através de exame RT-PCR.

O boletim da secretaria de Saúde de Rio Azul registra 24 pessoas infectadas com o coronavírus desde o início da pandemia. A cidade possui 15 pacientes recuperados. Dezesseis moradores aguardam resultado dos exames, 22 estão sendo monitorados e 307 casos foram descartados.

Em Inácio Martins, um novo caso de Covid-19 foi confirmado nesta segunda-feira, 10. No total, 20 martinenses tiveram a doença. Dezoito munícipes se recuperaram e dois permanecem em isolamento domiciliar. Nove pessoas estão sendo investigadas e 225 testes descartaram a contaminação.

Em Rebouças mais três moradores testaram positivo. Um homem na faixa etária entre 45 e 50 anos já adquiriu anticorpos e cumpriu o isolamento residencial. O morador da área urbana realizou o exame sorológico. Ele é considerado como um caso recuperado. As outras pacientes diagnosticadas com a infecção realizaram testes RT-PCR. Uma delas possui entre 50 e 55 anos e mora no interior do município. Segundo a secretaria de Saúde de Rebouças, ela está hospitalizada. Já uma mulher entre 65 e 70 reside na área urbana e está em isolamento domiciliar.

Rebouças soma 16 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Dez pessoas estão recuperadas da infecção e cinco permanecem em isolamento domiciliar. Uma mulher morreu por complicações causadas pela doença. Cinco reboucenses aguardam resultado da análise laboratorial, 16 estão sendo monitorados e 581 testes tiveram resultado negativo.

Em Irati foram mais dois casos diagnosticados nesta segunda-feira, 10. Uma mulher e um homem foram infectados. Eles são enquadrados nas faixas etárias entre 30 e 39 anos e 40 e 49 anos, as duas com maior número de casos registrados na cidade. O município passou para 192 moradores contaminados desde março. O número de recuperados subiu para 153. Já a quantidade de iratienses em isolamento domiciliar reduziu para 31. Três pessoas continuam internadas. Uma mulher, de 66 anos, está na enfermaria da Santa Casa de Irati. Outra mulher, de 61 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. Já um homem, de 31 anos, está na UTI do hospital Regional de Guarapuava. Cinco pessoas morreram por complicações causadas pela doença. Cento e oitenta moradores aguardam resultado do exame laboratorial.

No acumulado desde o início da pandemia, Irati teve 110 mulheres e 82 homens contaminados. Quarenta e oito casos foram confirmados na faixa etária entre 30 e 39 anos. Quarenta e duas pessoas foram infectadas entre 40 e 49 anos. Mais 28 jovens entre 20 e 29 anos foram contaminados. Dezesseis casos foram diagnosticados entre 50 e 59 anos. Quinze moradores foram infectados nas faixas etárias entre 10 e 19 anos e 60 e 69 anos. Dezoito crianças contraíram a doença, sendo nove entre 0 e 5 anos e nove entre 6 e 9 anos. Mais dez idosos tiveram a infecção, sendo oito entre 70 e 79 anos e dois acima de 80 anos.