notícias

Irati e Prudentópolis registram novos casos de Covid-19

Em Irati, mais nove moradores foram diagnosticados com a infecção. Prudentópolis confirmou mais três casos da doença
Foto: Rádio Najuá/Arquivo
Duas cidades da região registraram novos casos de coronavírus nesta sexta-feira, 21. Em Irati, mais nove moradores foram infectados, sendo três na faixa etária entre 30 e 39 anos, dois entre 20 e 29 anos, dois entre 60 e 69 anos, um entre 10 e 19 anos e um entre 40 e 49 anos. Já em Prudentópolis, três pessoas testaram positivo.

Irati chegou a 246 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Trinta e cinco pessoas estão em isolamento domiciliar e 205 moradores se recuperaram da doença. Até o momento, ninguém está internado com a infecção. Seis iratienses morreram por complicações causadas pelo coronavírus e 90 casos estão e investigação aguardando resultado dos exames laboratoriais.

A faixa etária entre 30 e 39 anos registrou o maior número de casos de Covid-19. Foram 62 contaminadas. Cinquenta e seis pessoas contraíram a doença entre 40 e 49 anos. Trinta e três casos foram registrados entre 20 e 29 anos. Vinte e quatro moradores foram infectados entre 50 e 59 anos. Dezenove iratienses com idade entre 60 e 69 anos foram diagnosticados com a infecção. Mais 17 jovens entre 10 e 19 anos foram contaminados. Vinte crianças já tiveram coronavírus, sendo 11 entre 0 e 5 anos e nove entre 6 e 9 anos. Quinze idosos foram infectados. Desses, 12 possuem entre 70 e 79 anos e três acima de 80 anos. A maioria dos casos foram registrados em mulheres (57,72% do total de contaminados). Já a porcentagem de homens que testaram positivo é de 42,28%.


Em Prudentópolis, três moradores da área urbana foram diagnosticados com coronavírus. Uma mulher, de 49 anos, teve sintomas leves e está em isolamento domiciliar. Um homem, de 35 anos, também apresentou sintomas leves e permanece em quarentena. Esses dois casos foram confirmados através de exame RT-PCR analisado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). Já um menino, de 3 anos, não teve sintomas (assintomático). Segundo a secretaria Municipal de Saúde, a criança apresentou IgG Positivo e IgM Negativo em um teste rápido de marca habilitada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) indicando que já teve a doença em outro momento. Por isso, não há necessidade de realizar o isolamento, conforme protocolos vigentes.

Prudentópolis já teve 74 casos de Covid-19. Desses, 61 prudentopolitanos estão curados e uma mulher morreu em virtude da doença. Vinte e quatro moradores aguardam resultado dos exames RT-PCR enviado ao Lacen e 96 pessoas permanecem em monitoramento.

Em Inácio Martins, 12 moradores estão em investigação aguardando resultado dos testes. A cidade não tem casos ativos. Os 20 martinenses infectados estão recuperados. No total, 264 testes tiveram resultado negativo.

Em Imbituva, mais cinco pessoas se recuperaram da infecção. Com isso, a cidade chegou ao total de 188 moradores curados. O município já registrou 206 casos de coronavírus. Nove imbituvenses permanecem em isolamento domiciliar, dois estão internados e sete morreram por complicações causadas pela Covid-19. Um homem, de 44 anos, que estava internado na enfermaria da Santa Casa de Irati recebeu alta na manhã de quinta-feira, 20. Duas pessoas continuam internadas. Uma mulher, de 45 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Já um homem, de 39 anos, está na UTI do Hospital Regional de Guarapuava. Dezenove imbituvenses aguardam resultado dos testes e novos exames estão sendo agendados para os próximos dias. “É necessária a manutenção das medidas de distanciamento social, também uso de máscara e álcool gel. A prevenção ainda é a melhor forma de tratamento”, solicita a secretaria de Saúde de Imbituva.

Em Fernandes Pinheiro, 15 pessoas aguardam resultados das análises laboratoriais e 17 estão sendo monitoradas. No total, 21 casos foram registrados na cidade. Dezenove moradores se recuperaram da infecção e um homem faleceu pela Covid-19. 197 casos foram descartados com resultado negativo do exame e 92 por critério epidemiológico.

Em Guamiranga, seis munícipes estão em investigação. Os 13 moradores infectados estão recuperados. A cidade teve 151 testes com resultados negativos.

Mallet teve mais um paciente recuperado. Desta forma, a cidade zerou o número de casos ativos. São 41 moradores curados e dois que faleceram em virtude da Covid-19. Dez moradores aguardam resultados dos exames, 11 estão em monitoramento e 647 testes tiveram resultado negativo.

Em Rebouças, 19 casos já foram diagnosticados desde o início da pandemia. 16 pacientes se recuperaram e dois faleceram. Uma pessoa está em isolamento domiciliar. Quatorze reboucenses aguardam a análise do exame laboratorial. 61 moradores estão sendo monitorados e 649 testes tiveram resultado negativo. Foram 322 exames sorológicos e 327 RT-PCR.

Em Rio Azul, 33 moradores foram infectados. Vinte e oito moradores se recuperaram da doença. Treze aguardam resultados dos exames, 18 rio-azulenses estão sendo monitorados e 373 testes tiveram resultado negativo.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou 2.328 novos casos e mais 37 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus nesta sexta-feira, 21. Todas as pessoas que faleceram estavam internadas. Foram 18 mulheres e 19 homens com idades que variam de 37 a 90 anos. Os óbitos ocorreram entre 14 de julho e 21 de agosto. O Estado soma 113.335 casos e 2.894 mortos em decorrência da doença. A quantidade de pacientes internados com diagnóstico positivo é de 1.028. Já o número de pessoas hospitalizadas aguardando resultados dos testes é de 1.048. O Paraná registra 72.688 pessoas recuperadas da doença (64,1% do total de casos).

Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (14), Colombo e Ponta Grossa (3), Londrina (2), Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Balsa Nova, Cambe, Cascavel, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Florestópolis, Janiópolis, Lapa, Palmas, Pinhais, São José dos Pinhais e Toledo (1).

Com 1.031 novas mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil chegou a 113.454 óbitos pelo novo coronavírus. Já o total de casos chegou a 3.536.488 com 31.391 registros hoje, 21. O Brasil registra 2.670.755 pacientes recuperados da doença.