notícias

Imbituva ultrapassa marca de 200 casos de coronavírus

Cidades de Rio Azul e Prudentópolis também registraram novos casos da doença. Confira a situação dos municípios da região
Rua Getúlio Vargas, em Imbituva. Foto: Google Maps
As cidades de Imbituva, Rio Azul e Prudentópolis registraram novos casos de coronavírus nesta terça-feira, 18. Mais cinco imbituvenses foram infectados. Todos realizaram exames RT-PCR. Foram dois homens, de 28 e 45 anos, e três mulheres, de 19, 34 e 46 anos, diagnosticados com a infecção. Destes, quatro moradores tiveram contato com outras pessoas que já foram contaminadas. Todos apresentaram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.

Dois homens estão internados. Um deles, de 44 anos, está em um leito de enfermaria da Santa Casa de Irati. Já o outro imbituvense, de 39 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Regional de Guarapuava. Dez pessoas aguardam resultados dos testes. Imbituva já registrou 203 casos de Covid-19. Cento e oitenta e duas pessoas se recuperaram da infecção. Doze permanecem em isolamento domiciliar, duas estão internadas e sete óbitos foram registrados.

Em Rio Azul, o 33º caso confirmado foi diagnosticado através de teste rápido. O morador da área rural possui entre 60 e 65 anos e teve contato com um caso positivo. Apresentou tosse seca, calafrios, irritação na garganta, cefaleia, congestão nasal e fraqueza. Ele consultou na unidade de gripe em frente ao hospital São Francisco de Assis e permaneceu em isolamento domiciliar. Rio Azul teve 27 pacientes recuperados da Covid-19. Doze pessoas aguardam resultados dos testes. Vinte e dois moradores estão sendo monitorados e 361 testes apresentaram resultado negativo.

Já em Prudentópolis, a secretaria de Saúde confirmou três novos casos de coronavírus nesta terça-feira, 18. Com isso, a cidade chegou ao total de 68 diagnósticos positivos desde o início da pandemia. Três mulheres foram infectadas. Uma delas possui 32 anos e mora na área urbana. A outra moradora do perímetro urbano tem 45 anos. Já a terceira contaminada tem 53 anos e mora na área rural. Todas tiveram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar. Elas realizaram testes RT-PCR analisado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) e laboratório habilitado.


Prudentópolis também teve mais um paciente recuperado. O jovem, de 24 anos, reside na área central e não havia apresentado sintomas da doença. Desta forma, o município soma 61 pacientes curados. Com uma morte registrada, Prudentópolis tem seis casos ativos de Covid-19. Vinte pessoas aguardam resultado dos testes e 54 moradores estão sendo monitorados. 589 testes tiveram resultado negativo.
Em Fernandes Pinheiro, 15 pessoas estão aguardando resultados das análises laboratoriais. A cidade não tem casos ativos. Dos 20 moradores contaminados, 19 se recuperaram e um morreu por complicações causadas pela infecção. Dezesseis munícipes estão sendo monitorados, 184 casos foram descartados por critério laboratorial e 91 por critério epidemiológico.

Já em Guamiranga são 13 pessoas em investigação. Os 13 moradores infectados estão curados. 140 testes tiveram resultado negativo. Inácio Martins também não possui casos ativos. Os 20 martinenses contaminados se recuperaram do coronavírus. Seis pessoas estão sendo investigadas e 283 testes descartaram a contaminação. Em Mallet, 43 casos foram diagnosticados desde março. Duas pessoas faleceram e 41 se recuperaram. Treze malletenses aguardam resultado dos exames, 14 estão em monitoramento e 622 testes apresentaram resultado negativo.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou mais 1.834 casos e 47 óbitos nesta terça-feira, 18. O total de diagnósticos positivos atingiu 107.016. Já o de mortes é de 2.751 desde o início da pandemia. 66.992 pessoas se recuperaram da Covid-19 no Estado (62,5% do total de infectados).

As pessoas que faleceram e foram incluídas no Informe Epidemiológico Estadual estavam internadas. Foram 19 mulheres e 28 homens com idades que variam de 11 a 93 anos. Um óbito foi registrado em junho e os demais no mês de agosto.

Os pacientes residiam em Curitiba (14), Arapongas (4), Maringá e Ponta Grossa (3), Londrina (2), Alvorada do Sul, Apucarana, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Guaratuba, Imbaú, Iretama, Itaguajé, Itambé, Maripa, Moreira Sales, Nova Esperança, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Pato Branco, Piraquara, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Santa Mariana e Verê (1).

O Brasil registrou 1.365 novas mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com isso, o País passou para 110.019 mortes decorrentes da Covid-19 em cinco meses. O número de casos acumulados subiu para 3.411.872 com o acréscimo de 48.637 novos infectados pelas secretarias estaduais de Saúde. O número de recuperados, por sua vez, chegou a 2.554.179.