notícias

Imbituva e Rio Azul confirmam novos casos de coronavírus

Mais quatro pessoas foram infectadas em Imbituva e uma em Rio Azul. Confira a situação de todos os municípios da 4ª Regional
Foto: Divulgação
Mais quatro imbituvenses foram diagnosticados com o vírus Sars-CoV-2. Todos foram confirmados por meio de testes RT-PCR. Mais uma mulher, de 37 anos, e três homens, de 39, 44 e 58 anos, foram contaminados.

Três pessoas tiveram contato com moradores de Imbituva que já foram infectados. Já o outro morador trabalha em Ponta Grossa. Segundo a secretaria de Saúde de Imbituva, duas pessoas tiveram sintomas leves e estão sendo monitoradas em seus domicílios. O homem, de 44 anos, está em observação e segue com sintomas moderados. Já o homem, de 39 anos, foi transferido para o Hospital Regional de Guarapuava na tarde desta sexta-feira, 14. Ele está internado em um leito de enfermaria. Imbituva tem 24 pessoas aguardando resultado dos testes.

No total, 193 casos de Covid-19 já foram confirmados em Imbituva. O número de pessoas recuperadas é de 182. Três moradores permanecem em isolamento domiciliar. Um imbituvense está internado e sete pessoas morreram em virtude do coronavírus.


Rio Azul também registrou um novo caso de Covid-19 nesta sexta-feira, 14. O homem na faixa etária entre 60 e 70 anos reside na área rural. Conforme a secretaria de Saúde de Rio Azul, o morador possui alguns fatores de risco como doença cardiovascular e pulmonar. Ele teve febre, coriza, tosse e diminuição de olfato e paladar. O resultado do teste RT-PCR foi divulgado hoje, 14. O rio-azulense consultou na unidade de gripe em frente ao hospital São Francisco de Assis. Ele está isolado, assim como seus familiares.

Na quinta-feira, 13, duas mulheres e dois homens foram diagnosticados com a infecção em Rio Azul. As duas mulheres são moradoras do interior do município e não tem comorbidades. Uma delas se enquadra na faixa etária entre 30 e 40 anos. Ela apresentou congestão nasal, coriza e diminuição de olfato e paladar no dia 7 de agosto. A outra mulher contaminada possui entre 50 e 60 anos.

Ela iniciou os sintomas no dia 4 desse mês, quando apresentou febre, tosse, coriza, diarreia e diminuição de olfato e paladar. Um dos homens que testou positivo para coronavírus têm entre 60 e 70 anos. Ele é hipertenso e diabético. Teve febre, tosse, dor de cabeça, coriza, calafrios, diminuição de olfato e paladar no dia 4 de agosto. No mesmo dia iniciou os sintomas de um jovem na faixa etária entre 20 e 30 anos, que também foi infectado. Ele teve dor de garganta e coriza. Os dois homens também residem na área rural.

Os quatro rio-azulenses diagnosticados com coronavírus tiveram contato com outras pessoas que tiveram a doença. Todos consultaram na unidade de gripe do município, coletaram material e foram isolados, assim como seus familiares. O resultado dos quatro testes RT-PCR foi divulgado ontem, 13.

Em nota publicada ontem, 13, a secretaria de Saúde de Rio Azul informou que os dois moradores que haviam sido internados por complicações causadas pela Covid-19 receberam alta hospitalar e já retornaram para suas residências. Um dos homens estava internado na Santa Casa de Irati e o outro no hospital Regional de Guarapuava. Contudo, um outro morador necessitou de internamento. O homem que possui entre 70 e 79 anos possui comorbidades. Ele testou positivo em um exame RT-PCR analisado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). Ele foi encaminhado ao hospital São Francisco de Assis, em Rio Azul, na terça-feira, 11, por complicações em seu estado de saúde. No mesmo dia, ele foi transferido via central de leitos para o hospital Regional de Guarapuava.

Rio Azul já registrou 30 casos de coronavírus. Dezessete pessoas estão recuperadas. Vinte e nove moradores aguardam resultado dos testes, 45 estão sendo monitorados e 327 casos descartaram a contaminação.

Em Fernandes Pinheiro, o 20º caso de Covid-19 foi confirmado na quinta-feira, 13. O homem, de 38 anos, realizou um teste rápido que confirmou a contaminação. Ele teve perda de olfato e paladar. O morador da área urbana já adquiriu anticorpos e está recuperado, segundo a secretária de Saúde, Emanuelle de Mattos. Fernandes Pinheiro registrou um óbito por complicações causadas pela infecção e teve 19 pessoas curadas desde o início da pandemia. Vinte e três casos estão em análise aguardando resultado dos exames, 29 moradores permanecem em monitoramento e 157 casos foram descartados com resultado negativo do exame. Mais 89 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Em Prudentópolis foram registrados mais três casos de coronavírus na quinta-feira, 13. Todos moram na área urbana. Um homem, de 30 anos, teve sintomas leves e está em isolamento domiciliar. Ele realizou um teste RT-PCR. Um jovem, de 25 anos, não apresentou sintomas da doença. No entanto, ele apresentou IGG positivo no teste rápido indicando que já teve contato com a infecção anteriormente. Por isso, não há necessidade de realizar o isolamento, conforme os protocolos vigentes. O terceiro infectado foi um homem, de 50 anos, que também não teve sintomas e está em isolamento domiciliar. Ele também realizou um teste rápido habilitado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Nesta sexta-feira, 14, mais duas pessoas foram diagnosticadas com a doença em Prudentópolis. Sendo assim, a cidade soma 64 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Cinco casos permanecem ativos, 58 moradores estão recuperados e uma mulher morreu em virtude da Covid-19. Vinte prudentopolitanos aguardam resultados dos exames, 71 pessoas estão sendo monitoradas e 571 casos foram descartados com resultado negativo dos testes.

“Reforçamos a orientação para que os casos suspeitos e confirmados de coronavírus respeitem o isolamento domiciliar, bem como seus contatos domiciliares”, solicita o secretário de Saúde de Prudentópolis, Marcelo Hohl Mazurechen.

Em Guamiranga, o último boletim divulgado pela secretaria de Saúde na sexta-feira, 14, mostra que os 13 pacientes diagnosticados com a Covid-19 se recuperaram. Vinte e seis pessoas estavam em investigação e 112 casos foram descartados com resultado negativo dos testes. Em Inácio Martins, são dois casos ativos da doença. Ambos estão em isolamento domiciliar. No total, 20 pessoas foram contaminadas. Dezoito martinenses estão curados da infecção, 25 permanecem em investigação e 227 casos foram descartados.

Mallet zerou o número de casos ativos de coronavírus. A cidade já teve 43 moradores infectados, sendo que 41 se recuperaram. Duas pessoas morreram em virtude da infecção. Vinte pessoas aguardam resultados dos exames e 20 estão em monitoramento. 589 casos foram descartados com resultado negativo dos testes desde o início da pandemia. Foram 332 exames RT-PCR e 257 testes rápidos que descartaram a contaminação.

Em Rebouças foram diagnosticados 16 casos de Covid-19. Doze pessoas estão curadas, três permanecem em isolamento domiciliar e uma morreu em decorrência da doença. Dezenove reboucenses aguardam resultado da análise laboratorial, 31 continuam em monitoramento e 611 testes tiveram resultado negativo, sendo 315 exames sorológicos e 296 RT-PCR.

Teixeira Soares teve 17 casos de coronavírus. Doze pessoas se recuperaram, quatro estão em isolamento domiciliar e uma faleceu em virtude da infecção. Dezessete teixeira-soarenses aguardam resultado dos testes, 85 estão em monitoramento e 176 casos foram descartados com resultado negativo do exame.

O Paraná ultrapassou o número de 100 mil casos de coronavírus nesta sexta-feira, 14. Com mais 2.250 diagnósticos positivos, o Estado atingiu 100.716 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Mais 36 óbitos foram registrados hoje, 14. No total, o Paraná soma 2.583 mortes. A quantidade de pessoas internadas com Covid-19 é de 1.105. Já o número de pacientes hospitalizados aguardando resultado dos exames é de 1.148. O Estado possui 62.333 pessoas recuperadas da infecção, o que corresponde a 61,9% do total de contaminados.

Todos estavam internados, sendo 18 mulheres e 18 homens com idades que variam de 40 a 99 anos. Quatro óbitos ocorreram em julho e os demais no mês de agosto. Os pacientes residiam em Curitiba (9), Cascavel (3), Bandeirantes, Colombo, Maringá, Ortigueira e São José dos Pinhais (2). Mais uma morte ocorreu nas cidades de Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Capanema, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Ibaiti, Palotina, Ponta Grossa, Rio Branco do Sul, Sabáudia, Sarandi, Telêmaco Borba e Toledo.

O Brasil registrou 1.060 mortes e 50.644 casos novos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) desta sexta-feira, 14. Com isso, o País chegou a 106.523 óbitos e 3.275.520 infecções causadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O Estado com o maior número de óbitos é São Paulo (26.613), seguido pelo Rio de Janeiro (14.507) e Ceará (8.123).