notícias

Flona será reaberta para visitação a partir de 15 de setembro

Unidade de Conservação estava impedida de receber visitantes desde o mês de março em função da pandemia de Covid-19. Portaria assinada nesta semana autorizou a reabertura gradual do espaço
Flona de Irati. Foto: Divulgação
A Floresta Nacional de Irati (Flona) será reaberta para visitação a partir do dia 15 de setembro, terça-feira. A unidade de conservação não estava recebendo visitantes desde o mês de março em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A liberação da entrada será de forma parcial e desde que as pessoas respeitem as normas sanitárias, como uso de álcool gel 70% nas mãos e de máscara facial cobrindo boca e nariz dentro da unidade. Todas os frequentadores terão a temperatura verificada na entrada da Flona. Além disso, eles devem respeitar o distanciamento entre os grupos familiares. As estruturas e atividades liberadas serão: trilhas, campo de futebol, espaços abertos, piquenique, caminhadas, bike e pesquisa científica. Já os locais que não poderão ser utilizados são o parquinho infantil e o centro de visitantes/ecomuseu. Outras atividades proibidas serão as trilhas noturnas e o alojamento de pesquisadores.

A visitação poderá ocorrer de terça a domingo no horário das 8 às 16 h. “A Floresta Nacional de Irati é um local ideal para se descontrair, andar, fazer um piquenique”, ressalta a direção da unidade de Conservação.

A reabertura gradual da Flona foi determinada através de uma portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o espaço. “Em prevenção e enfrentamento ao Covid-19, através de portaria ministerial de meados de março, todas as 334 unidades de conservação federais foram fechadas para o recebimento de visitantes. Agora, com a portaria ICMBio nº 890, de 25 de agosto, autoriza a reabertura gradual dessas unidades aos visitantes”.

A Flona é utilizada para realização de pesquisa científica, visitas escolares, técnicas e o público em geral, que pode percorrer as trilhas, ecomuseu e demais atrativos. Mais informações pelo e-mail: flonadeirati@icmbio.gov.br.