notícias

Detran-PR retoma atendimentos presenciais com agendamento prévio

Chefe da 21ª Ciretran pede que população continue dando preferência para serviços online
DETRAN-PR retomou atendimento presencial em todo o estado nesta segunda-feira, 24. Foto: Paulo Henrique Sava/Arquivo Najuá
Paulo Henrique Sava
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) retomou os atendimentos presenciais em todo o estado nesta segunda-feira, 24, através de agendamento pelo site do órgão, aplicativo Detran Inteligente ou telefone 0800-643-7373. A pessoa deve comparecer no dia e horário marcados portando um comprovante de agendamento e a documentação necessária.

O chefe da 21ª Ciretran de Irati, Lee Jefferson Souza, explica que serviços emergenciais serão atendidos de forma presencial, como bloqueio de veículos, transferência para outros estados e renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casos específicos de permanência do motorista muitos dias fora do município. Outros serviços podem ser feitos online.
Qualquer serviço que a pessoa necessite e consiga fazer pela internet, como renovação de CNH, deve continuar assim. Só procure o agendamento do Detran se for um caso de extrema urgência.
Renovação de CNH e transferência de veículos tiveram seus prazos prorrogados até dezembro. Lee garante que todos os serviços que forem agendados serão realizados. Entretanto, ele solicita que as pessoas continuem dando preferência para o atendimento online por conta da pandemia do novo coronavírus.
Todos os serviços nós estamos fazendo. Se a pessoa fizer o agendamento e chegar aqui para fazer uma renovação de carteira ou qualquer serviço, nós vamos fazer. Pedimos para as pessoas procurarem os serviços disponíveis pela internet por causa deste momento de pandemia, é por segurança. 
Durante o período de fechamento para o público em geral, o Detran manteve o atendimento exclusivamente para autoescolas e despachantes.
Estávamos fechados para atendimento ao público em geral, mas trabalhamos internamente atendendo eles (autoescolas e despachantes), que continuaram com seu trabalho corriqueiro, trazendo e levando processos e revisões, 1ª habilitação, todos estes tipos de processos eles continuaram trazendo para a gente. A demanda continuou a mesma, não caiu, foi tudo normal.
O governo do Estado também divulgou recentemente a possibilidade de pagamento da cota do IPVA relativa a 2020 para os motoristas que não conseguiram quitar o imposto dentro do prazo estabelecido, encerrado em março. O parcelamento pode ser feito em até seis vezes, desde que o valor não tenha sido inscrito em dívida ativa. Porém, o período para formalização do pedido terminou em 17 de agosto. Quem solicitou dentro do prazo pode baixar os boletos no site da Secretaria Estadual da Fazenda e efetuar os pagamentos.
O IPVA é da Receita Estadual, então qualquer parcelamento deve ser procurado na Receita Estadual ou no site deles. Não é no site do Detran, mas sim através da Receita Estadual.
Já a emissão de boletos para pagamento de multas também pode ser feita pelo site do Detran, sem a necessidade de atendimento presencial.