notícias

Covid-19: Mais três mulheres e dois homens são infectados em Irati

Com cinco novos, Irati passou para 179 moradores infectados desde o início da pandemia. 141 pacientes já se recuperaram da infecção
Todos os leitos disponíveis para atendimento de pacientes com Covid-19 na Santa Casa de Irati estão ocupados. Foto: Rádio Najuá/Arquivo
Mais cinco casos de coronavírus (Covid-19) foram diagnosticados em Irati nesta sexta-feira, 7. Os moradores infectados foram três mulheres e dois homens. Três pessoas contaminadas possuem entre 40 e 49 anos, uma entre 6 e 9 anos e uma entre 70 e 79 anos.

Irati registra 179 casos da doença desde o início da pandemia. Mais 11 iratienses se recuperaram da infecção. Desta forma são 141 pacientes considerados curados. O número de moradores em isolamento domiciliar caiu para 31. Duas pessoas permanecem internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). Um homem, de 31 anos, está no Hospital Regional de Guarapuava. Já uma mulher, de 61 anos, permanece na Santa Casa de Irati, que está com 100% de ocupação nos leitos de Covid-19. As quatro vagas em UTIs e quatro em enfermarias estão ocupadas. Além dos leitos habilitados, mais três pacientes estão internados na enfermaria Covid do hospital.

Cinco iratienses morreram por complicações causadas pelo coronavírus. Mais 137 moradores aguardam resultados dos exames laboratoriais. Por faixa etária, são 18 crianças infectadas, sendo nove entre 0 e 5 anos e nove entre 6 e 9 anos. Quinze adolescentes entre 10 e 19 anos foram diagnosticados com a infecção. Mais 27 casos foram registrados entre jovens entre 20 e 29 anos. A faixa etária com maior quantidade de casos é entre 30 e 39 anos com 44 pessoas contaminadas. Cinco pessoas a menos testaram positivo entre 40 e 49 anos. Outros 14 casos foram confirmados entre 50 e 59 anos e 12 entre 60 e 69 anos. Dez idosos contraíram a doença, sendo oito entre 70 e 79 anos e dois acima de 80 anos. No total, 101 mulheres e 78 homens foram infectados desde o início da pandemia.


Em um vídeo gravado pela secretaria de Comunicação e repassado para a imprensa, o prefeito Jorge Derbli solicitou que a população respeite as medidas sanitárias, principalmente em função da falta de vagas nos leitos habilitados para atender pacientes com Covid-19. “Você está usando máscara? Está tendo os cuidados que precisa para não pegar o Covid? Nós estamos com a Santa Casa lotada. Não tem vaga na UTI. Se tiver outro caso vamos ter que levar para outro município na central de leitos. Então se cuide. Estamos fazendo de tudo como foi feita a flexibilização de horários para todo mundo trabalhar, mas nós precisamos da cooperação de todos vocês”, reiterou o prefeito.

Derbli também disse que algumas medidas foram tomadas para permitir que empresas pudessem trabalhar para manter a renda das famílias. Por isso, ele pede a colaboração de todos para evitar o fechamento do comércio, que trará prejuízos para patrões e empregados. “Nós sabemos das dificuldades, o isolamento social é imprescindível, mas eu sei que tem uma agonia dos empresários, dos funcionários, enfim, da cidade toda. Se vier um decreto de fechamento novamente seria prejudicial para todo mundo. Para que isso não aconteça é todo mundo precisa se comportar direitinho minha gente. Usar a máscara, distanciamento, álcool gel. Quero agradecer as pessoas que estão respeitando as normas de saúde, segurança de saúde, agradecendo e também pedindo mais cooperação das pessoas que não estão levando a sério o Covid. Estamos no pico de casos de Covid no Paraná”, alertou.