notícias

Comunidade Bethânia adere ao programa Nota Paraná

Notas poderão ser doadas nas urnas identificadas no comércio da cidade
Recanto da Comunidade Bethânia fica na localidade de Arroio Grande, no interior de Irati. Foto: José Washington Ferreira
A Comunidade Bethânia de Irati aderiu ao programa Nota Paraná, que possibilita a destinação de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para doação.
A partir desse mês, quem desejar contribuir com a instituição poderá depositar a nota fiscal sem o número do CPF nas urnas da Comunidade Bethânia identificadas. “Vai ficar as caixinhas nos comércios, vamos pedir a colaboração dos comerciantes para estar colocando as nossas caixinhas para estar recolhendo essas notas fiscais sem o CPF”, conta administrador do Recanto, José Washington Ferreira.

Além do depósito das notas fiscais nas urnas, as pessoas também podem fazer a doação preenchendo cadastro no sistema da Nota Paraná ou no aplicativo para celular do programa. Nas duas situações, a nota fiscal não pode ter o número de CPF do consumidor.

“A Nota Paraná vai nos acrescentar na manutenção do nosso recanto e também em alguns projetos que pretendemos colocar em pratica para frente”, diz a Assistente Social e responsável técnica da Comunidade Bethânia, Andréia Carla Glinski.
Um dos planos é a construção de uma casa de passagem para moradores de rua. O espaço também poderá receber famílias que estão na rua. “Essas vagas serão para moradores de rua. Por exemplo, está uma noite fria e não tem aonde ir. O CREAS [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] ou CRAS [Centro de Referência de Assistência Social] levam até nós e cuidamos deles nessa noite. Eles não vão ficar junto com os acolhidos, até porque existe uma exigência da Vigilância Sanitária e pra quem está lá, estar protegido. E quem chega, nós iremos monitorar”, revela Washington.

A instituição já recebeu doações de telhas e tijolos para a construção, mas ainda são necessários mais recursos para continuar o projeto.
Dia da Pizza
Para aumentar as arrecadações, que diminuíram durante a pandemia do coronavírus, a comunidade Bethânia realiza neste sábado (1º) um Dia da Pizza. As pizzas estão sendo vendidas por voluntários que também estarão encarregados de fazer a entrega em pontos específicos. Os pedidos também podem ser feitos por meio de WhatsApp no telefone (42) 9-8428-1149.

As pizzas estão sendo vendidas a R$15, nos sabores de Calabresa e Mussarella.
Pandemia modificou rotinas
A pandemia do coronavírus também modificou rotinas no dia a dia da Comunidade Bethânia. Todas as pessoas usam as máscaras para proteção e precisam lavar as mãos com sabonete regularmente.

O uso de álcool em gel não é feito porque há pessoas se recuperando de alcoolismo. O álcool em gel só é utilizado na entrada do refeitório, onde uma pessoa regula a distribuição de álcool em gel. Além disso, a disposição para as refeições também foi modificada. Antes seis pessoas comiam na mesma mesa, agora o número foi diminuído para duas pessoas.

No pré-acolhimento, que ocorre antes da pessoa entrar na Comunidade Bethânia, também houve modificação. O pré-acolhimento é realizado toda quinta-feira, a partir das 14h, e está sendo feito em um espaço aberto para evitar aglomeração.

“As pessoas são acolhidas, elas ficam no isolamento por 14 dias, a gente solicita alguns exames. Mediante estando certo todos os exames, nós tendo vaga, nós fazemos o acolhimento deles”, conta Andréia.

Um quarto foi destinado para fazer o isolamento social, caso alguém tenha sintoma ou uma nova vaga seja preenchida. Neste último caso, a pessoa precisa ficar isolada por duas semanas. Ela participará das atividades, mas ao ar-livre e afastada dos demais.
Doações
Quem deseja fazer doações de alimentos, o supermercado Cavalin Bora possui uma caixa para arrecadar doações para a Comunidade Bethânia. Em outros supermercados de Irati também é possível fazer a doação indicando que a compra é destinada para a instituição.

A Comunidade Bethânia também necessita de doações de produtos de limpeza como água sanitária e sabão em pó.

Já as doações em dinheiro podem ser feitas por meio de depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência: 0182-1
Conta Corrente: 45030-8