notícias

13 casos de coronavírus são diagnosticados em municípios da região

Foram duas pessoas diagnosticadas com a doença em Imbituva e Mallet e três nas cidades de Irati, Prudentópolis e Rio Azul
Foto: Niels Christian Vilmann/Ritzau Scanpix/AFP
Treze casos de coronavírus foram confirmados nesta sexta-feira, 28, nos municípios da região. Foram duas pessoas diagnosticadas com a doença em Imbituva e Mallet e três nas cidades de Irati, Prudentópolis e Rio Azul.

Em Prudentópolis, os três moradores infectados residem da área urbana e não apresentaram sintomas (assintomáticos). Todos estão em isolamento domiciliar. As pessoas contaminadas foram um homem, de 38 anos, uma mulher, de 36 anos, e um menino, de 3 anos. Os novos casos foram diagnosticados em testes rápidos de marca habilitada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Prudentópolis já registrou 78 casos de Covid-19. A cidade possui 74 pacientes recuperados e três em isolamento domiciliar. Uma mulher morreu por complicações causadas pela doença. Vinte e cinco moradores aguardam resultado dos exames RT-PCR enviado ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) e 100 pessoas estão sendo monitoradas. 661 casos foram descartados com resultado negativo do exame.


Em Imbituva, a secretaria de Saúde confirmou mais dois casos através de exames RT-PCR. Uma jovem, de 27 anos, é contato intradomicilar de uma pessoa que já teve coronavírus e apresentou sintomas leves. Ela está sendo monitorada em seu domicílio. Outra mulher, de 73 anos, está em observação no Pronto Atendimento de Imbituva, enquanto aguarda vaga para internação.

Quatro imbituvenses estão internados. Uma mulher, de 68 anos, está em um leito de enfermaria na Santa Casa de Irati. Uma mulher, de 45 anos, permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Um homem, de 39 anos, está em um leito de UTI no Hospital Regional de Guarapuava. Já uma mulher, de 39 anos, está em um leito clínico do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. No total, Imbituva registrou 228 casos de Covid-19. 203 pacientes estão curados e 14 permanecem em isolamento domiciliar. Quatro pessoas estão internadas e sete imbituvenses morreram em virtude do novo coronavírus.

Em Mallet, os dois novos casos foram registrados em uma mulher e um homem, de 36 e 52 anos, respectivamente. Ambos moram no interior do município. Com isso, Mallet acumula 49 casos desde o início da pandemia. Quarenta e dois malletenses já se recuperaram e dois faleceram em função da infecção. Dezessete pessoas aguardam resultado dos exames, 22 moradores estão sendo monitorados e 687 testes apresentaram resultado negativo.

Em Rio Azul, três moradores da área urbana foram diagnosticados com coronavírus em testes rápidos divulgados nesta sexta-feira, 28. Todos são contatos domiciliares de pessoas que já foram infectadas. Um jovem, na faixa etária entre 10 e 19 anos, apresentou congestão nasal, fraqueza e cefaleia no dia 19 de agosto. Ele consultou na unidade de gripe em frente ao hospital São Francisco de Assis e permaneceu isolado, assim como os demais familiares. Outra pessoa do sexo masculino com idade entre 10 e 19 anos foi infectada. Ele teve coriza e espirros no dia 24 de agosto. Desde então, permanecia isolado, bem como os familiares. Já uma mulher, na faixa etária entre 40 e 49 anos, teve irritação na garganta no dia 23 de agosto. Ela também foi isolada, assim como os familiares.

Rio Azul acumula 38 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Trinta e três moradores estão recuperados, 12 aguardam resultados dos testes, 17 estão sendo monitorados e 411 casos foram descartados com resultado negativo dos exames.

Em Irati, foram dois casos registrados na faixa etária entre 30 e 39 anos e um entre 50 e 59 anos nesta sexta-feira, 28. Irati soma 261 casos de coronavírus desde o mês de março. 241 pacientes se recuperaram, 11 estão em isolamento domiciliar e uma pessoa permanece internada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Oito iratienses faleceram por complicações causadas pela doença e 51 moradores aguardam resultado dos testes laboratoriais.

No total, 57,47% dos casos de Covid-19 foram confirmados em mulheres e 42,53% em homens. Por faixa etária são 12 crianças infectadas entre 0 e 5 anos. Mais nove crianças contraíram a doença entre 6 e 9 anos. Dezessete casos foram diagnosticados entre 10 e 19 anos. Trinta e três pessoas foram contaminadas entre 20 e 29 anos. Com o maior número de casos, a faixa etária entre 30 e 39 anos já soma 66 diagnósticos positivos. São 61 casos confirmados entre 40 e 49 anos. Outras 26 pessoas tiveram coronavírus entre 50 e 59 anos. 21 iratienses foram infectados entre 60 e 69 anos. Treze casos foram registrados entre 70 e 79 anos e três acima de 80 anos.

Nas outras cidades da região, Teixeira Soares continua sem casos ativos da doença. Foram 20 pessoas diagnosticadas com a infecção. Dessas, 19 se recuperaram e uma faleceu em virtude da Covid-19. Atualmente, oito moradores aguardam resultados dos testes, 36 estão sendo monitorados e 207 casos foram descartados com resultado negativo dos exames.

Em Guamiranga, as 13 pessoas infectadas se recuperaram do coronavírus. Sete moradores estão em investigação e 167 casos foram descartados com resultado negativo do exame. Em Inácio Martins, um caso permanece ativo em isolamento domiciliar. Ao todo, 21 martinenses tiveram a doença. Desses, 20 moradores estão curados. Vinte e três pessoas permanecem em investigação e 282 casos foram descartados.

Rebouças já teve 22 casos confirmados desde o início da pandemia. Dezenove reboucenses se recuperaram e três morreram em virtude da Covid-19. Doze pessoas aguardam resultado dos testes, 32 estão sendo monitorados e 676 exames apresentaram resultado negativo. Foram 331 exames sorológicos e 345 RT-PCR.

Já em Fernandes Pinheiro, a secretaria de Saúde já registrou 25 casos de coronavírus. Os três últimos foram diagnosticados em três irmãos. Um adolescente, de 13 anos, não teve sintomas. Uma menina, de 10 anos, teve coriza. Já outra menina, de 4 anos, também foi assintomática. Os três são filhos de um casal que já teve a infecção. Com isso, cinco pessoas da mesma família contraíram a doença. Por enquanto, apenas a mãe das crianças já está recuperada.

Fernandes Pinheiro teve 20 pacientes curados. Nove munícipes aguardam resultados dos exames, 14 estão sendo monitorados e 220 casos foram descartados por critério laboratorial. Mais 93 casos foram descartados por critério epidemiológico. Um morador de Fernandes Pinheiro morreu em virtude do coronavírus.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou 2.866 novos casos e 41 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus nesta sexta-feira, 28. O Paraná soma agora 125.601 casos e 3.155 mortos em decorrência da doença. 1.180 pacientes com diagnóstico positivo estão internados. Mais 1.035 pessoas estão hospitalizadas aguardando resultado dos testes.

Todas as pessoas que faleceram estavam internadas. Foram 16 mulheres e 25 homens, com idades entre 20 e 100 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 25 de julho a 28 de agosto.

Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (13), Londrina (5), Apucarana e Guaratuba (2). Uma morte ocorreu em Astorga, Campo Mourão, Castro, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Irati, Itaperuçu, Jacarezinho, Nova Esperança, Paranaguá, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Prado Ferreira, Ribeirão do Pinhal, Telêmaco Borba, Tijucas do Sul e Toledo.

O total de pessoas recuperaram da Covid-19 no Paraná atingiu 85.464 (68% do total de infectados).
O País ultrapassou hoje 119 mil mortes pelo novo coronavírus, com 868 novos óbitos registrados nas últimas 24 horas. Desde do início da pandemia foram 119.594 mortes. Entre ontem e hoje foram confirmados 44.170 novos casos de coronavírus, com um total de 3.808.663 infectados. O Ministro da Saúde considera 2.976.796 pacientes recuperados da doença.