notícias

Teixeira Soares abre inscrições para 1º Rei do Chute

Campeonato de Pênaltis será disputado no ginásio Romeu Neves nas categorias masculino e feminino. Inscrições estão abertas até dia 12 de agosto
1º Rei do Chute está com inscrições abertas em Teixeira Soares. Foto: Divulgação
Como uma alternativa para evitar o contato entre as pessoas e realizar uma atividade física durante o período de pandemia do coronavírus, a secretaria de Esportes e Lazer de Teixeira Soares promoverá o 1º Rei do Chute. O Campeonato de Pênaltis será realizado no ginásio Municipal Romeu Neves nas categorias masculino e feminino. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de agosto pelo WhatsApp 9-9914-1364.

A competição será individual para evitar o contato entre os participantes. De acordo com o secretário de Esportes, Alyson Platini Xavier Przybysz de Souza, a realização do campeonato foi discutida com as equipes da secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária para que não haja risco de transmissão da Covid-19. Somente os atletas terão acesso ao ginásio no dia dos jogos. Por isso, a secretaria de Esportes realizará a transmissão das partidas através do Facebook, segundo Alyson.

“Campeonato bem bacana de realizar vai dar uma movimentada no pessoal. Só vai entrar dentro do ginásio, as pessoas que vão competir. Vai ser fechado ao público, mas nós vamos fazer uma transmissão no Facebook das partidas. Vai ser uma coisa bem bacana, diferente, mas bem divertida para o pessoal poder matar a saudade do futebol. Tudo de acordo com as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde] sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde", relata o secretário.
Além dessa competição, professores da secretaria de Esportes de Teixeira Soares continuam realizando atendimento domiciliar repassando orientações para a prática de exercícios físicos em casa. O projeto visa atender principalmente os idosos, que não devem sair de casa nesse período, pois são mais suscetíveis em caso de contaminação pelo novo coronavírus. Atualmente, cerca de 30 pessoas estão sendo atendidas nas terças e quartas. Os professores envolvidos no projeto devem observar todas as normativas de cuidado e prevenção à Covid-19, com o uso de máscaras, luvas e álcool em gel. “Nós estamos realizando nosso expediente interno parte de manutenção e planejamento. Também estamos desenvolvendo atividades com os idosos e pessoas de risco em casa através de atendimento domiciliar”, afirma Alyson.

Os profissionais da secretaria de Esportes e Lazer também estão gravando vídeos com aulas de Educação física, que são repassados para a secretaria de Educação. “Como eles estão com um pouco de dificuldade para passar os materiais durante esse período estamos auxiliando e fazendo as aulas da rede de ensino municipal. Esses vídeos são gravados por nós e repassados para a secretaria municipal de Educação, que transmite para as escolas e aí já são separados por turmas. Cada turma tem um determinado ritmo. A gente passa para eles e eles só distribuem para a coordenação das escolas”, explica o secretário.

De acordo com Alyson, as secretarias de Esportes e Educação também estão em fase final de elaboração de um projeto de ginástica laboral exclusivo para os professores da rede municipal de ensino. Os exercícios visam prevenir lesões e dar mais qualidade de vida de acordo com a função exercida. “Será atendimento nas escolas com os professores tudo com o devido cuidado e segurança como exige a OMS”, ressalta.