notícias

Sem procissão e festa, bênção de São Cristóvão acontecerá neste domingo em Irati

Por conta da pandemia do Coronavírus, 72ª Festa de São Cristóvão não será realizada. Foram mantidas na programação apenas a missa e a bênção

Paróquia Nossa Senhora da Luz fará Missa Solene e bênção de veículos em alusão ao dia de São Cristóvão neste domingo, 26. A programação terá início às 08 horas. Foto: PASCOM/Paróquia Nossa Senhora da Luz
Paulo Henrique Sava

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz fará neste domingo, 26, a bênção dos veículos, em alusão ao Dia de São Cristóvão, celebrado neste final de semana. Neste ano, a Comissão Organizadora decidiu fazer apenas a bênção e cancelou a 72ª edição da festa alusiva ao padroeiro dos motoristas. Também não haverá a procissão dos automóveis, caminhões e motos pelas ruas da cidade, a 19ª Festa do Agricultor e a 14ª Corrida de São Cristóvão. A decisão pelo cancelamento destes eventos foi tomada em conjunto entre o pároco, Padre Jorge Casimirski, a Prefeitura Municipal de Irati, a Guarda Municipal, a Iratran, a 8ªCompanhia Independente da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e levou em conta a pandemia do novo Coronavírus.

No domingo, a missa solene será celebrada a partir das 08 horas, com presença de 30% da capacidade de público na igreja. A celebração também será transmitida pelo canal da paróquia Nossa Senhora da Luz no Youtube e pela página no Facebook. Em seguida, os padres e diáconos farão a bênção dos veículos na Rua Alfredo Bufrem, em frente à Praça Etelvina Andrade Gomes. Lá, os motoristas serão divididos em duas filas e receberão a bênção, um escapulário e um porta-documentos. Eles também poderão fazer doações em dinheiro, que serão repassadas para a Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora da Luz.
A Guarda Municipal e a Iratran irão prestar auxílio na organização dos veículos juntamente com equipes da PASCOM e da Comissão Organizadora. Vanderlei Kava, um dos coordenadores do evento, conta que todos os cuidados serão adotados para que as pessoas possam participar da bênção com segurança.  Ele pede aos motoristas que comparecerem para utilizarem máscaras de proteção.
Passei mensagem para o Cláudio Adão, que é nosso secretário de Segurança Pública, e também para a Iratran, que nos darão retaguarda. Equipes da Pascom, junto com os Franciscanos e a Jufra, ajudarão a organizar duas filas na hora e irão verificar se os veículos estão parados. Quem desejar e não puder vir no domingo, na semana que vem poderá ir a qualquer sacerdote e pedir esta bênção. Nós estamos fazendo (no domingo) por ser um marco da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati.
A previsão é de que a bênção termine por volta de 12 horas. Entretanto, segundo Vanderlei, não está descartada a possibilidade de cancelamento da programação se houver mudança de decreto pelo Executivo.
Estamos em alerta com as incertezas que estamos vivendo no dia a dia, nas famílias. Se vier um comunicado das autoridades sanitárias para cancelar, de imediato comunicaremos. Todo o cuidado é necessário. Sabemos que a pandemia não acabou, ninguém pode ignorá-la sem usar a máscara, o álcool gel, a sua luva, então dependemos de um cuidado máximo de cada um, pois dependemos uns dos outros. Por isto, cuide do seu irmão e da sua família.
Também como forma de comemorar os 72 anos da Festa de São Cristóvão, a Paróquia Nossa Senhora da Luz disponibilizou em sua página no Facebook uma publicação na qual as pessoas podem comentar suas lembranças da festa. Basta acessar o link e deixar seu comentário.