notícias

Seis municípios da região registram novos casos de Covid-19

Somente em Imbituva foram diagnosticados mais 18 casos da doença. Mallet, Irati, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins e Prudentópolis também tiveram moradores infectados
Vista de cima de Prudentópolis. Foto: Prefeitura de Prudentópolis/Facebook
Os municípios de Imbituva, Irati, Fernandes Pinheiro, Mallet, Inácio Martins e Prudentópolis confirmaram novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, 20. As informações foram repassadas pelas secretarias municipais de saúde.

Em Imbituva foram diagnosticadas mais 18 pessoas infectadas. Cinco realizaram testes rápidos e 13 RT-PCR. Os imbituvenses contaminados foram: sete homens, sendo dois de 19 anos e os demais com 21, 23, 27, 32 e 40 anos, sete mulheres de 18, 19, 27, 32, 33, 36 e 56 anos, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, e duas crianças, de 2 e 3 anos. Todos tiveram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar. Eles possuem relação com pacientes que já contraíram a doença.

Segundo a secretaria de Saúde de Imbituva foram liberados os resultados de 52 testes RT-PCR entre os dias 17 e 19 de julho. O município ainda aguarda a liberação de 22 resultados de exames.

A pasta ainda confirmou que uma mulher, de 42 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Evangélico, em Curitiba, morreu por complicações causadas pela doença. Ela foi a terceira vítima da Covid-19 na cidade. Outra mulher, de 78 anos, está na UTI do hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa. Mais dois imbituvenses que estão hospitalizados tiveram laudo negativo para coronavírus. Mais dois pacientes aguardam resultados dos exames. São eles: uma mulher e uma criança, de 70 e 2 anos, respectivamente, que estão internados em leitos de enfermaria da Santa Casa de Irati. Como não tiveram diagnóstico positivo, eles não foram contabilizados pela secretaria de Saúde, que registra 160 casos desde o início da pandemia. Desses, 126 imbituvenses estão recuperados e 30 permanecem em isolamento domiciliar. O município tem uma moradora internada com Covid-19 e registra três óbitos.
A secretaria de Saúde de Imbituva ressalta que a prevenção é a melhor forma de tratamento. Por isso, solicita que a população use máscara e álcool gel e só saia de casa em caso de necessidade.

Em Irati, a secretaria de Saúde confirmou o 96º caso de coronavírus nesta segunda-feira, 20. O morador diagnosticado com a doença é um homem na faixa etária entre 40 e 49 anos.

Quatro pessoas estão internadas. No fim de semana, um homem, de 55 anos, saiu da UTI e passou para um leito de enfermaria do hospital São Lucas, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Já uma mulher, de 56 anos, saiu da UTI para a enfermaria do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Os outros pacientes continuam em UTIs. Um homem, de 51 anos, está internado no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Já um homem com mais de 80 anos permanece no Hospital Regional de Telêmaco Borba.

Dos casos confirmados, 26 pessoas estão em isolamento domiciliar, 65 moradores se recuperaram da doença e um óbito foi registrado. Setenta e dois iratienses estão em investigação aguardando resultado do exame laboratorial.

Irati possui o mesmo número de homens e mulheres infectados com 48 registros para cada sexo. Com 23 casos, a faixa etária entre 30 e 39 anos continua com o maior número de contaminados. Logo depois aparece a faixa etária entre 40 e 49 anos com 21 iratienses diagnosticados com a doença. O município ainda registra 16 casos entre 20 e 29 anos, dez entre 10 e 19 anos, dez entre 50 e 59 anos, oito entre 60 e 69 anos, três entre 6 e 9 anos, dois entre 0 e 5 anos, dois entre 70 e 79 anos e um acima de 80 anos.

Em Mallet, a secretaria Municipal de Saúde registrou mais quatro casos de coronavírus nesta segunda-feira, 20. Os pacientes são quatro homens com idades de 34, 38, 45 e 57 anos. Todos os moradores residem na área urbana. Com isso, Mallet subiu para 35 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Até agora, dez malletenses se recuperaram e dois óbitos foram registrados. Mais 36 moradores aguardam resultado do exame e 71 pessoas estão sendo monitoradas. 327 casos foram descartados. Até o momento foram notificados 378 casos de síndromes gripais em Mallet.

Em Rebouças, a secretaria Municipal de Saúde zerou a quantidade de casos ativos. Os sete moradores infectados se recuperaram. Mais 13 pessoas aguardam resultado do exame, 77 estão sendo monitoradas e 437 testes apresentaram resultado negativo, sendo 283 exames sorológicos e 154 RT-PCR. Em Guamiranga foram registrados sete casos de coronavírus. Seis pessoas se recuperaram da doença. Um caso está sendo monitorado, sete em investigação e 56 foram descartados.

Teixeira Soares também não registra casos ativos. Dos sete moradores diagnosticados com a infecção, seis estão curados e uma mulher morreu em decorrência da doença. Cinco pessoas aguardam resultado do exame, 33 estão sendo monitoradas e 58 testes descartaram a contaminação.

Em vídeo postado nas redes sociais na manhã de hoje, 20, o prefeito Lula Thomaz, enfatiza que o município já está há mais de duas semanas sem registrar casos novos de coronavírus. Lula ressaltou o trabalho realizado pela Vigilância Sanitária durante a fiscalização das empresas e cidadãos sobre o cumprimento das medidas sanitárias. Ele ainda solicitou que a população continue usando máscara, álcool gel e evitando aglomerações.

Em Inácio Martins, a secretaria Municipal de Saúde confirmou mais dois casos de Covid-19. Sendo assim, o município passou a contabilizar 11 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Nove pessoas estão recuperadas e duas em isolamento domiciliar. Mais dez martinenses estão em investigação aguardando resultado do teste e 134 já foram liberados da quarentena desde o mês de março. 105 testes tiveram resultado negativo, sendo 79 RT-PCR e 26 testes rápidos. No Informe Epidemiológico de hoje, 20, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) transferiu dois casos registrados em Inácio Martins no dia 16 de julho para os municípios de Curitiba e Andirá.

Em Fernandes Pinheiro, o 16º caso de coronavírus foi registrado nesta segunda-feira, 20. Um homem, de 31 anos, que está em isolamento domiciliar desde o dia 4 de julho testou positivo. Ele realizou o teste após finalizar o período de isolamento de 14 dias sem sintomas. Ele havia apresentado sintomas como tosse seca, cefaleia, dor torácica e espirro. Como já adquiriu anticorpos, o paciente passa a ser considerado curado e foi registrado no boletim municipal como o quarto morador recuperado da doença. Fernandes Pinheiro teve um óbito por complicações causadas pela doença e possui 17 casos em investigação aguardando resultado do exame. Vinte e oito pessoas estão sendo monitoradas e 95 testes apresentaram resultado negativo. Outros 83 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Rio Azul registrou seis casos de coronavírus até o momento. Quatro pacientes já estão recuperados.
Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional, diagnosticou o 50º paciente infectado nesta segunda-feira, 20, através de um exame RT-PCR analisado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR).  O jovem, de 21 anos, reside na área urbana e não apresentou sintomas da doença. Como já cumpriu o período de isolamento, ele é considerado recuperado.

Mais quatro pessoas estão recuperadas da Covid-19 em Prudentópolis. São eles: uma mulher, de 46 anos, e três homens, de 13, 57 e 89 anos. No total, Prudentópolis tem 45 moradores curados da doença. Quatro casos permanecem ativos e um óbito foi registrado desde o início da pandemia. Trinta e quatro pessoas estão aguardando resultado do exame RT-PCR e 53 permanecem em monitoramento. 405 casos foram descartados com resultado negativo do teste.

O Paraná atingiu a marca de 55.294 casos e 1.338 mortos nesta segunda-feira, 20. Mais 1.268 casos e 31 óbitos passaram a ser contabilizados no Informe Epidemiológico da SESA. Os óbitos ocorreram entre os dias 6 e 20 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (12), Campo Largo, Rolândia e São José dos Pinhais (2). Uma morte ocorreu nos municípios de Campo Mourão, Colombo, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Guaraci, Irati, Itaperuçu, Lidianópolis, Londrina, Ponta Grossa, Rio Branco do Sul, São João e Uraí. Foram dez mulheres e 21 homens que morreram, com idades que variam de 22 a 101 anos.

São 1.073 pessoas internadas no Estado com diagnóstico positivo de Covid-19. A mesma quantidade de pacientes internados (1.073) aguarda resultados dos exames. O Estado soma 19.268 paranaenses recuperados da Covid-19 (34,8% do total de infectados).

O Brasil ultrapassou a marca de 80 mil mortos em decorrência da infecção. Com 718 novos óbitos registrados nesta segunda-feira, 20, o País passou para 80.251 vítimas da doença. Segundo a média móvel dos últimos sete dias, o Brasil mantém estabilidade no número de casos: 1.047 mortes por dia. As secretarias estaduais de saúde registraram mais 21.749 casos de coronavírus entre domingo, 19, e segunda-feira, 20. Com isso, o total de infectados no País passou para 2.121.645. Já a quantidade de recuperados superou a marca de 1 milhão e 409 mil pessoas.