notícias

Rio Azul realiza competições online durante pandemia

Mais de 100 pessoas se inscreveram para participar das quatro modalidades: bilhar, truco, xadrez e pôquer. Competições de futsal e futebol não tem previsão de retorno
Imagem ilustrativa. Foto: Jogatina.Net
A Secretaria de Esportes de Rio Azul encontrou uma maneira criativa para continuar com campeonatos municipais em algumas modalidades. Por meio de um aplicativo no celular, munícipes podem jogar e participar das competições sem sair de casa, mantendo o isolamento social em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Confira o áudio completo da reportagem no fim do texto
Os campeonatos são disputados nas modalidades de bilhar/sinuca, truco, xadrez e pôquer. Mais de 100 pessoas se inscreveram para participar das disputas, número que surpreendeu a secretaria de Esportes.

Segundo o secretário Daniel Lebioda, esse foi o meio encontrado para manter alguns campeonatos e promover uma atividade durante o isolamento social. “O nosso objetivo de realizar esses campeonatos online é aproximar ainda mais as pessoas em um período tão difícil que estamos convivendo. Um período nunca vivido antes na nossa história moderna que é esse período de pandemia onde não conseguimos ter o contato físico, muito menos em praças esportivas como estamos acostumados a fazer os campeonatos em campo e tudo mais. Tentamos realizar dentro da própria casa, levar lazer para os munícipes, para eles estarem praticando atividades”, disse.

A inscrições foram realizadas pelo WhatsApp. O participante mandava os dados e escolhia a modalidade, podendo participar de mais de uma. Cada participante baixa o aplicativo de determinado jogo no celular. Um grupo de cada modalidade é formado reunindo os inscritos que informam seus ID no jogo. Os competidores adicionam um ao outro no aplicativo do jogo e jogam a partida. Eles também devem mandar um print do jogo e o resultado para que a Secretaria coloque no sistema do campeonato.

Os aplicativos são baixados pela Play Store, para usuários de celulares Android.

Apenas no pôquer houve uma taxa de inscrição simbólica que será revertida para a premiação dos participantes. O três primeiros lugares também recebem troféus. Nas demais modalidades, a inscrição foi gratuita e os três primeiros colocados também receberão troféus.
Secretário de Esportes, Daniel Lebioda, afirma que o objetivo de promover os campeonatos online é proporcionar lazer aos moradores que não podem praticar atividades esportivas com contato físico. Foto: Arquivo Pessoal 
Reformas
Durante a pandemia, a secretaria de Esportes também tem aproveitado para melhorar a infraestrututura municipal. Com parcerias com a comunidade, a administração municipal está finalizando a reforma na quadra do Faxinal de São Pedro, realizou o plantio de grama no campo da Cachoeira dos Paulistas e também na Beira Linha.
Escolinha Furacão
Há pouco mais de três semanas, as atividades da Escolinha Furacão foram retomadas.
Contudo, os treinos passam por normas de prevenção para evitar o coronavírus. Antes de entrar no campo, a temperatura dos atletas é medida, as mãos são higienizadas, bem como os materiais durante o treino, que não são compartilhados. “Os treinamentos são de formas individuais onde os alunos atletas não tem contato um com outro”, explica o secretário.
Campeonatos parados
Os campeonatos Interbairros, Intercomunidades Série Ouro e Prata de futsal, Campeonato Ruralzão de Futebol e Campeonato Veteranos estão interrompidos e não há previsão para a volta. A pasta espera um posicionamento do Governo Estadual para o retorno das competições com contato físico entre os atletas.

Acompanhe o áudio da reportagem