notícias

Restrições de horário e fechamento do comércio iratiense serão mantidas até dia 21

Coordenador do COEF, Agostinho Basso, relata que novo decreto com medidas de combate ao coronavírus deve ser publicado apenas na próxima semana
Restrição de horário do comércio durante a semana e lockdown aos sábados e domingos será mantida até terça-feira, 21. Foto: Arquivo Najuá
As medidas de restrição de horários durante a semana e fechamento total do comércio iratiense aos sábados e domingos serão mantidas até a próxima terça-feira, dia 21. A informação foi confirmada pelo coordenador do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF), Agostinho Basso, que coordena as ações de combate ao coronavírus no município.

Durante participação no programa “Meio Dia em Notícias” na quarta-feira, 15, a secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, afirmou que o município naquele momento estava avaliando a possibilidade de suspender algumas restrições.  
O prefeito está buscando alternativas e na sexta-feira terá um novo decreto, uma nova solução, ele vai apresentar um novo processo. Vamos ficar em casa e ter paciência, mais três ou quatro dias com certeza vai ter flexibilidade neste decreto”, relatou a secretária. 
No entanto, Agostinho esclarece que as medidas a serem adotadas no próximo decreto estão sendo estudadas para que possam entrar em vigor apenas na semana que vem.
No dia 22, deve ser publicado um novo decreto, que está sendo estudado. Os números e os casos estão sendo analisados para que possamos tomar uma atitude dentro do que tivermos condições, flexibilizando algumas coisas e outras não, tendo sempre em vista a saúde da população e a diminuição do número de casos [de Covid-19]”, relatou o coordenador do COEF.
Somente nesta quinta-feira, 16, Irati teve um crescimento de 10% no número de casos confirmados de Covid-19, contando agora com 91 pacientes infectados. 
Isto vem comprovando a necessidade de estarmos atentos, de nos cuidarmos, de cada um fazer a sua parte dentro do possível para que possamos ao menos diminuir ou tentar amenizar esta subida exponencial do número de casos aqui em Irati. Isto nos preocupa bastante, pois de um dia para o outro foram mais 11 casos. Sabemos que o Paraná, assim como os três estados do Sul, não chegou ao pico da doença, que deve acontecer nos próximos dias, entre o final de julho e o início de agosto”, disse Agostinho.
O enfermeiro também solicitou que as pessoas que podem permaneçam em casa. Já aqueles que precisam trabalhar devem adotar todos os cuidados possíveis, como uso de máscara, lavagem das mãos, uso do álcool gel e do distanciamento social. "Que nós possamos, cada um, nos cuidarmos e cuidarmos dos outros”, enfatiza.

Atualmente está em vigor o decreto 196, que determina o horário de funcionamento dos estabelecimentos das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira. Restaurantes, lanchonetes, vendedores ambulantes, panificadoras e outros estabelecimentos que vendam alimentos prontos para o consumo poderão somente realizar entregas em domicílio (delivery) ou retirada no local ou balcão (drive-thru) até 21 h. Sábados, domingos e feriados, todos os estabelecimentos devem ficar fechados, exceto farmácias e postos de combustíveis. Porém, não é permitido o consumo de bebidas ou alimentos nesses locais.