notícias

Quatro municípios da 4ª Regional confirmam novos casos de coronavírus

Imbituva, Irati, Rio Azul e Mallet registraram novos casos da doença. Confira situação dos demais municípios da 4ª Regional
Foto: Imagem ilustrativa
As cidades de Imbituva, Irati, Rio Azul e Mallet confirmaram novos casos de coronavírus nesta quarta-feira, 29. Em Imbituva foram diagnosticados mais sete casos de Covid-19, sendo três homens de 21, 40 e 57 anos, três mulheres, de 36, 44 e 55 anos, e uma criança, de 3 anos. Três foram identificados através de testes rápidos e quatro em exames RT-PCR. Todos tiveram contato com pessoas que já foram infectadas. Seis apresentaram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar. Dois imbituvenses estão internados com diagnóstico positivo da doença. Uma mulher, de 44 anos, está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, conforme a secretaria Municipal de Saúde. Uma mulher, de 42 anos, também está internada no Hospital Regional, em Ponta Grossa. Já um homem, de 68 anos, que estava internado, apresentou resultado negativo no teste.

O boletim divulgado hoje, 29, pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que Imbituva já registrou 183 casos de coronavírus desde o início da pandemia. 171 moradores cumpriram o período de isolamento domiciliar e estão recuperados. Seis pessoas permanecem em isolamento domiciliar, duas estão internadas com diagnóstico positivo e uma hospitalizada aguardando resultado do teste. Quatro pessoas morreram em decorrência da doença em Imbituva.
Em Mallet foram confirmados mais três casos de coronavírus nesta quarta-feira, 29. Um homem e duas mulheres foram diagnosticadas com a doença. Na terça-feira, 28, a secretaria de Saúde já havia registrado que uma mulher, de 36 anos, havia testado positivo. Com isso, o município chegou ao total de 41 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Mais duas pessoas se recuperaram da doença. Desta forma, a cidade passa a contabilizar 32 pacientes recuperados. Mallet possui sete casos ativos. Dois óbitos foram registrados em decorrência da doença. Dezesseis malletenses fizeram a coleta do material e aguardam resultado dos exames RT-PCR e 23 estão sendo monitorados. No total, 491 testes tiveram resultado negativo, sendo 261 RT-PCR e 230 testes rápidos.

Em Rio Azul, o 11º caso de coronavírus foi registrado hoje, 29. Uma mulher, de 75 anos, que mora na área urbana, foi diagnosticada com a infecção. Ela apresentou sintomas como mialgia, tosse seca, dor de garganta e coriza no dia 21 de julho. A idosa realizou uma consulta médica e foi medicada. Depois disso, ela foi isolada e coletou o material. O resultado foi confirmado por meio de exame RT-PCR nesta quarta-feira, 29. A família da paciente está em isolamento. Já os contatos dela estão sendo avaliados, isolados e acompanhados pela secretaria de Saúde. Hoje, a moradora ainda relatou alguns sintomas como irritação na garganta, náuseas, perda do apetite e paladar.

A secretaria de Saúde de Rio Azul ressalta que sair de casa com suspeita ou com resultado positivo do teste de Covid-19 é crime. O artigo 268 do Código Penal Brasileiro prevê detenção de um mês a um ano e multa para quem infringir determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Rio Azul teve mais duas pessoas recuperadas. Sendo assim, são nove pessoas curadas e dois casos ativos da doença, totalizando 11 diagnósticos positivos desde o início da pandemia. 52 rio-azulenses aguardam resultado dos testes, 161 estão sendo monitorados e 204 casos foram descartados.

Em Irati, a secretaria de Saúde confirmou a morte de uma mulher, de 75 anos, que foi o quarto óbito causado pelo novo coronavírus na cidade.  Ela permaneceu uma semana internada na Santa Casa de Irati, onde faleceu na terça-feira, 28. A idosa não tinha comorbidades, ou seja, outras doenças associadas.

Nesta quarta-feira, 29, o Departamento de Vigilância Epidemiológica registrou dois novos casos de coronavírus e mais três pessoas recuperadas. No total, a cidade registrou 137 pessoas infectadas e 108 curadas. Duas pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 23 permanecem em isolamento domiciliar. Irati tem 130 moradores aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Nos outros municípios da 4ª Regional de Saúde, não foram confirmados novos casos de Covid-19. Guamiranga teve o décimo paciente recuperado. A cidade tem um caso ativo. Uma pessoa está sendo monitorada, 16 em investigação e 70 testes tiveram resultado negativo.

Em Rebouças, os sete moradores contaminados se recuperaram da doença. Trinta e duas pessoas aguardam resultado do teste e 97 estão sendo monitoradas. 479 testes tiveram resultado negativo, sendo 296 exames sorológicos e 183 RT-PCR.

Em Teixeira Soares, oito dos dez pacientes infectados se recuperaram. Um óbito foi registrado no município. Cinquenta e cinco moradores aguardam resultados dos testes, 128 pessoas estão em monitoramento e 80 casos foram descartados.

As secretarias de Saúde de Fernandes Pinheiro e Inácio Martins não divulgaram boletins nesta quarta-feira, 29. Até o dia anterior, Fernandes Pinheiro registrava 18 casos de coronavírus. Desses, 15 moradores se recuperaram e um óbito foi registrado. Em Inácio Martins, 14 pessoas haviam sido infectadas. Doze estão curadas e duas permanecem em isolamento domiciliar.

Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional, continua com um caso ativo de Covid-19. Até o momento, 57 casos foram confirmados. Cinquenta e cinco moradores se recuperaram e uma mulher morreu por complicações causadas pela doença. Trinta e dois casos estão sendo investigados, 79 em monitoramento e 458 foram descartados.

O Paraná ultrapassou a marca de 70 mil diagnósticos positivos de coronavírus com 1.517 novas confirmações nesta quarta-feira, 29. O Estado registrou mais 71 mortes e acumula 1.792 óbitos em decorrência da doença. São 1.273 pacientes internados com coronavírus e 973 pessoas hospitalizadas aguardando resultado dos testes.

Todas as pessoas que faleceram e passaram a constar no Informe Epidemiológico Estadual nesta quarta-feira, 29, estavam internadas. Foram 35 mulheres e 36 homens, com idades que variam de 28 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 27 de junho e 29 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (19), Maringá (6), Londrina e Fazenda Rio Grande (3), Umuarama, São Miguel do Iguaçu, São José dos Pinhais e Colombo (2). Um óbito ocorreu nos municípios de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Centenário do Sul, Cerro Azul, Floraí, Floresta, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Itambé, Lapa, Mandirituba, Medianeira, Nossa Senhora das Graças, Ortigueira, Paiçandu, Paranaguá, Pato Branco, Pérola, Piraquara, Porecatu, Rio Branco do Sul, São João do Ivaí, São Mateus do Sul, Sarandi, Siqueira Campos, Tabejara, Telêmaco Borba, Toledo e Wenceslau Braz.

O monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) registra 765 casos de residentes de fora do Paraná. Vinte e duas pessoas morreram.

O Brasil ultrapassou a marca de 90 mil mortes causadas pela covid-19, além de mais de 2,5 milhões de casos confirmados da doença. As secretarias estaduais de Saúde incluíram mais 1.554 registros de óbitos em decorrência da infecção provocada pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. O total chegou a 90.188. Os números do consórcio de imprensa apontaram a inclusão no mesmo período de 70.869 novos casos confirmados de coronavírus. O total de infectados ficou em 2.555.518. Outros 1.787.419 casos são considerados como recuperados da doença.