notícias

Prudentópolis tem dez casos ativos de coronavírus

Município registrou 27º caso nesta quinta-feira, 2. Dezessete moradores já se recuperaram da doença

Da Redação

Novo caso de Covid-19 diagnosticado em Prudentópolis foi informado através de nota assinada pelo secretário de Saúde. Foto: Divulgação
A secretaria de saúde de Prudentópolis confirmou o 27º caso de coronavírus nesta quinta-feira, 2. O diagnóstico positivo foi de uma mulher, de 26 anos, que mora na área urbana e está em isolamento domiciliar. Ela não apresentou sintomas e realizou um teste rápido de marca habilitada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

O Departamento de Vigilância Epidemiológica orientou e realizou os procedimentos necessários com a paciente. Quarenta moradores estão aguardando resultado do exame RT-PCR enviado ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) e 123 pessoas permanecem em monitoramento. Prudentópolis tem 17 casos recuperados e dez ativos. 114 testes apresentaram resultado negativo.

A secretaria de Saúde de Prudentópolis esclarece que uma pessoa infectada pode apresentar os primeiros sintomas no período de cinco a 12 dias depois de ser contaminada. A estimativa é baseada em estudos científicos que comprovam que o vírus perde a sua transmissibilidade após 14 dias desde a infecção. Os principais sintomas são febre, tosse, cansaço podendo levar a falta de ar. A transmissão do vírus ocorre de uma pessoa para outra através do contato físico, compartilhamento de objetos contaminados e também pelo ar, através de gotículas de saliva, espirro, tosse e outros”, informa a secretaria.


A pasta pede que os munícipes sigam algumas recomendações sanitárias, como usar máscara sempre que precisar sair, manter o distanciamento social e lavar as mãos com frequência. Outras orientações são para higienizar as superfícies de grande contato e não compartilhar objetos pessoais como copo, talheres, garrafa de água e cuia de chimarrão.

Prudentópolis tem 27 casos confirmados e 17 recuperados. Foto: Divulgação
Paraná registra recorde de casos e mortes

No Estado, a SESA registrou o maior número de casos e mortes nesta quinta-feira, 2. Foram 2.060 testes com resultado positivo e 44 óbitos, que foram registrados nas cidades de Curitiba (15), Colombo (5), Piraquara (4), Cascavel (3), Toledo (2), Araucária, Chopinzinho, Cianorte, Enéas Marques, Fazenda Rio Grande, Guapirama, Ibaiti, Londrina, Lunardelli, Peabiru, Rolândia, Santana do Itararé, São José dos Pinhais, Sengés e União da Vitória. Todos estavam internados. Foram 21 mulheres e 23 homens que faleceram, com idades que variam de 38 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 18 de junho a 2 de julho.

90% das cidades paranaenses registra pelo menos um caso da doença. São 363 municípios com casos de Covid-19. Os falecimentos foram registrados em 147 municípios. O Paraná soma 26.024 casos e 693 mortes desde o início da pandemia.

Brasil ultrapassa marca de 1 milhão e 500 mil infectados

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão e 500 pessoas infectadas. Foram 47.984 novos registros. Nas últimas 24 horas, os estados notificaram 1.277 mortes, elevando o total para 61.990.