notícias

Prudentópolis, Imbituva e Irati registram novos casos de coronavírus

Confira situação dos casos confirmados e recuperados nos nove municípios da 4ª Regional e também de Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional
Imagem do Pronto Atendimento Municipal de Irati. Foto: Paulo Sava
Os municípios de Prudentópolis, Imbituva e Irati registraram novos casos de Sars-CoV-2 (Covid-19) nesta terça-feira, 7.

A secretaria de Saúde de Imbituva registrou mais quatro pessoas contaminadas. São mais dois homens, de 18 e 47 anos, e duas mulheres, de 24 e 45 anos, que foram diagnosticados com a doença. Todos foram identificados através de teste analisado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). No total, a instituição liberou o resultado de 25 exames, sendo que 21 tiveram resultado negativo e quatro foram positivos.

Os novos casos têm relação com outros imbituvenses que já foram infectados com a Covid-19. Eles apresentaram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar, assim como seus contatos. O município de Imbituva aguarda o resultado de 11 testes realizados na segunda-feira, 6. A secretaria de Saúde também comunica que mais três pessoas se recuperaram da doença.

Com os dados atualizados, a cidade já teve 76 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia. Desses, 61 imbituvenses estão recuperados e 14 cumprem período de isolamento domiciliar. Não há ninguém internado. Até agora, uma pessoa morreu em Imbituva por complicações causadas pela Covid-19.
Em Imbituva já foram confirmados 76 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Foto: Divulgçaão

Em Irati foram confirmados mais dois casos de Covid-19 nesta terça-feira, 7. Desde o início da pandemia já foram 54 registros da doença. Trinta e quatro pessoas estão recuperadas e 20 cumprem isolamento domiciliar. De acordo com o Informe Epidemiológico da secretaria de Saúde, não há iratienses internados em função de complicações causadas pela doença. Nenhum óbito foi registrado. Quarenta e duas pessoas estão em investigação aguardando resultado do exame laboratorial.

Durante entrevista coletiva na segunda-feira, 6, o prefeito Jorge Derbli e o enfermeiro Agostinho Basso, que coordena a sala de situação de risco da Covid-19, disseram que três pacientes de Irati estão internados na Santa Casa com sintomas suspeitos de coronavírus. Dois óbitos suspeitos estão sendo investigados. Essas pessoas morreram nos dias 3 e 6 de julho.

No total, são 29 mulheres e 25 homens diagnosticados com coronavírus em Irati. A faixa etária entre 30 e 39 anos registra a maior quantidade de casos. São 14 infectados. Os outros moradores que contraíram a doença são: 12 pessoas entre 40 e 49 anos, dez entre 20 e 29 anos, sete entre 50 e 59 anos, quatro entre 10 e 19 anos, três entre 60 e 69 anos, duas entre 0 e 5 anos, uma entre 6 e 9 anos e uma entre 70 e 79 anos. Nenhum iratiense acima de 80 anos teve Covid-19.

Já em Prudentópolis, a secretaria de Saúde confirmou o 35º caso da doença. A mulher, de 35 anos, reside na área rural e teve sintomas leves. Ela está em isolamento domiciliar e foi confirmada através de exame RT-PCR realizado pelo Lacen.

O município possui mais quatro pacientes recuperados, sendo uma mulher, de 26 anos, que mora no interior do município, e três homens, de 21, 30 e 62 anos. No total, 27 pessoas já recuperaram. Desta forma são sete casos ativos de coronavírus. Dezessete prudentopolitanos aguardam resultado do exame e 95 estão em monitoramento. 160 casos já foram descartados com resultado negativo do teste. Uma mulher, de 91 anos, morreu em decorrência da doença.

O município de Prudentópolis conta com uma central de denúncias, que é responsável pelo acompanhamento das fiscalizações e aplicação de penalidades nos casos dos moradores que descumprem os decretos que visam evitar a contaminação. O serviço funciona com apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar de Prudentópolis.
Prudentópolis teve mais um caso positivo e quatro recuperados nesta terça-feira, 7. Foto: Divulgação
“Além do Poder Público, a população precisa fazer a sua parte. Todas as medidas sanitárias implantadas têm o intuito de promover a segurança da saúde da população, evitando a proliferação do novo coronavírus. Em caso de descumprimento, realize a sua denúncia em sigilo para o telefone 9-9103-2073”, solicita o município.

O toque de recolher em Prudentópolis funciona das 20 h até 6 h do dia seguinte.

Inácio Martins já registrou seis mulheres e três homens infectados

Nos outros municípios da 4ª Regional que divulgaram boletins de coronavírus nesta terça-feira, 7,  Inácio Martins continua com nove casos registrados, sendo seis mulheres e três homens. Todos os pacientes estão recuperados. Cinco martinenses estão em investigação aguardando resultado do exame. Desde março, 123 pessoas foram monitoradas na cidade, sendo que 118 estão liberadas. Oitenta e três testes apresentaram resultado negativo. Desses, foram 19 testes rápidos e 64 RT-PCR.
Em Inácio Martins, os nove moradores diagnosticados com a doença se recuperaram. Foto: Divulgação
Mallet diagnosticou dez casos de Covid-19
Em Mallet, cinco dos dez moradores infectados estão recuperados. O município registra um óbito por Covid-19. Vinte e quatro pessoas apresentaram sintomas suspeitos e aguardam resultado do teste. Mais 54 malletenses estão sendo monitorados e 168 testes descartaram a contaminação. Mallet notificou 209 moradores com síndromes gripais desde o início da pandemia.

Em Mallet, cinco dos dez casos registrados se recuperaram. Foto: Divulgação


Rebouças e Teixeira Soares permanecem sem casos ativos

Em Rebouças, não há casos ativos de Covid-19. Os cinco pacientes que contraíram a doença se recuperaram. São dez pessoas suspeitas aguardando análise laboratorial e 36 monitoradas. 247 testes tiveram resultado negativo, sendo 143 sorológico e 104 RT-PCR.

Em Teixeira Soares, seis pessoas estão recuperadas do coronavírus e um óbito foi contabilizado, totalizando sete registros. Um morador aguarda resultado do exame e 27 casos estão sendo monitorados. 46 casos foram descartados com resultado negativo.

Teixeira Soares já diagnosticou sete casos de Covid-19. Foto: Divulgação
Fernandes Pinheiro tem seis pessoas da mesma família com diagnóstico positivo

Já em Fernandes Pinheiro foram diagnosticados mais três casos de Covid-19 nesta terça-feira, 7. No total, são oito pessoas contaminadas, sendo que seis pertencem à mesma família. Uma mulher se recuperou e um homem morreu por complicações causadas pela doença.

Rio Azul e Guamiranga

Rio Azul possui três registros de coronavírus, sendo que os dois primeiros casos estão recuperados. Já em Guamiranga foram contabilizados seis casos. Dessas, quatro pessoas estão curadas.

Paraná registra quase 34 mil casos e 837 mortes pela Covid-19

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou mais 1.530 diagnósticos positivos e 31 mortes pela Covid-19 nesta terça-feira, 7. Todas as pessoas que faleceram estavam internadas. As vítimas foram 12 mulheres e 19 homens, com idades entre 47 e 95 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 13 de maio e 6 de julho. Sete pacientes que faleceram residiam em Curitiba, três em Londrina, dois em Ivaiporã e Piraquara. Foi registrada uma morte nas cidades de Boa Vista da Aparecida, Bom Sucesso, Campo Mourão, Cascavel, Cerro Azul, Cianorte, Ibiporã, Jaguapitã, Janiópolis, Marechal Cândido Rondon, Maripa, Ouro Verde do Oeste, Pinhais, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz.

Com a atualização de hoje, 7, o Informe Epidemiológico da SESA mostra que já foram confirmados 33.939 casos e 837 falecimentos em decorrência do coronavírus. 1.734 pessoas estão hospitalizadas, sendo 770 pacientes com diagnóstico positivo da doença e 964 suspeitos aguardando resultados dos exames. 8.817 paranaenses se recuperam da Covid-19, o que equivale a 26% do total de infectados. 373 municípios do Estado registram pelo menos um caso e 164 tiveram óbitos causados pela infecção.

Mortes por estado no Brasil

No Brasil foram registrados 1.312 falecimentos por coronavírus hoje, 7. No total, 66.868 pessoas perderam a vida em função da doença. O País tem um total de 1.674.655 casos confirmados e 1.072.229 brasileiros recuperados.

São Paulo é o Estado com o maior número de mortes: 16.475, seguido do Rio de Janeiro (10.881), Ceará (6.556), Pará (5.128) e Pernambuco (5.234). Nos outros estados são 2.952 vítimas no Amazonas, 2.286 no Maranhão, 2.216 na Bahia, 767 no Distrito Federal, 1.282 em Minas Gerais, 1.880 no Espírito Santo, 128 no Mato Grosso do Sul, 228 no Tocantins, 376 em Roraima, 399 no Acre, 419 em Santa Catarina, 1.145 na Paraíba, 1.192 nas Alagoas, 1.291 no Rio Grande do Norte, 791 no Rio Grande do Sul, 851 no Sergipe, 701 em Goiás, 455 no Amapá, 834 no Piauí, 577 em Rondônia e 846 no Mato Grosso.

Em Rebouças foram diagnosticados cinco casos de Covid-19. Foto: Divulgação