notícias

Prefeito de Rio Azul é diagnosticado com Covid-19

Rodrigo Skalicz Solda, de 37 anos, teve sintomas leves da doença. Resultado do teste foi divulgado pelo próprio prefeito em vídeo postado no Facebook
Prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda. Foto: Divulgação
O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Skalicz Solda, de 37 anos, foi diagnosticado com coronavírus. Em vídeo postado em sua página no Facebook na tarde de domingo, 26, o gestor anunciou que seu teste apresentou resultado positivo.

“Eu sou mais um caso [de coronavírus] aqui em Rio Azul e vendo que ninguém está imune, a gente precisa continuar lutando para vencer essa batalha. Eu tive sintomas leves. Eu tive febre, dor de cabeça, hoje eu estou só com dor de cabeça, então é relativo para cada organismo das pessoas. Tem muitos que são assintomáticos e não apresentam essa possibilidade de descobrir que tem. Por isso, que é fundamental manter a higiene, afastamento, distanciamento e no meu caso agora tenho que praticar o isolamento completo ficando essa quarentena dentro de casa trabalhando só a distância para dar seguimento a minha vida sabendo da importância que tem o trabalho nosso, mas principalmente a saúde de todos que está em jogo. Eu peço, redobrem [os cuidados], se cuidem para que a gente possa vencer essa batalha”, disse Rodrigo.
O prefeito teve rinite e dor de cabeça na quarta-feira, 22. Em postagem no Facebook, Rodrigo disse que costuma ter cefaleia. Os sintomas prosseguiram na quinta-feira, 23, quando ele ainda teve coriza. Já no dia seguinte, 24, o prefeito disse que teve febre e tosse após o expediente. Como teve sintomas durante três dias e a febre continuou, Rodrigo fez a coleta do teste na sexta-feira, 24. O resultado positivo foi divulgado hoje, 26.

Os contatos diretos do gestor estão sendo monitorados. De acordo com o prefeito, algumas pessoas que tiveram contato com ele apresentaram sintomas e foram testadas. Eles devem permanecer em isolamento até a divulgação do resultado dos exames. “Peço a todos que tiveram contato comigo na semana passada, do dia 20 de julho para cá, que procurem a unidade de saúde para relatar qualquer sintoma”, escreveu Rodrigo em postagem no Facebook.

Rodrigo foi eleito para comandar a prefeitura de Rio Azul nas eleições de 2016 com 3.248 votos (35,04% dos votos válidos) e é pré-candidato à reeleição.

Até agora, Rio Azul registrou dez casos de coronavírus. Seis pessoas já se recuperaram da doença, conforme o último boletim divulgado pela secretaria Municipal de Saúde.