notícias

Municípios da 4ª Regional confirmam 25 novos casos de Covid-19

Foram registrados nove casos em Imbituva, sete em Irati, três em Guamiranga e Rio Azul, dois em Mallet e um em Teixeira Soares

4ª Regional de Saúde conta com nove municípios. Foto: Divulgação
A 4ª Regional de Saúde de Irati registrou 25 casos de coronavírus (Covid-19) somente nesta terça-feira, 21. Apenas as cidades de Fernandes Pinheiro, Inácio Martins e Rebouças não tiveram novos moradores infectados. Irati teve mais sete pessoas contaminadas. Guamiranga e Rio azul registraram mais três diagnósticos positivos, Mallet (2), Teixeira Soares (1) e Imbituva (9).

Em Mallet, os dois pacientes que contraíram a doença são homens com idades de 29 e 46 anos, sendo um morador da cidade e outro do interior do município. Mallet já teve 37 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Dezenove malletenses estão recuperados, 25 aguardam resultados dos exames e 41 permanecem em monitoramento. A cidade tem 378 casos descartados e dois óbitos registrados. Mais de 400 testes foram realizados. A secretaria de Saúde notificou 526 casos de síndromes gripais.

Em Rio Azul, três moradores foram diagnosticados com a Covid-19, por meio de exames RT-PCR, que foram divulgados nesta terça-feira, 21. Um dos novos casos tem relação com um rio-azulense que já foi infectado e os outros não tiveram contato com pessoas contaminadas.  Os três são homens, de 19, 45 e 70 anos. O mais novo é morador da área urbana e não tem comorbidades. Ele teve sintomas no dia 12 de julho, quando estava viajando. Ele coletou o material em outra cidade e teve o resultado positivo na segunda-feira, 20. O jovem está cumprindo isolamento domiciliar no município em que viajou. Os familiares foram isolados e tiveram os materiais coletados para exames.

O homem, de 45 anos, também reside na área urbana. Ele apresentou sintomas como febre, tosse, dor no corpo, cefaleia e fraqueza no dia 6 de julho, enquanto viajava à trabalho. Realizou a coleta do exame em Curitiba. O paciente está em isolamento na Capital do Estado e não teve contato com os familiares em Rio Azul. Segundo a secretaria de Saúde, ele apresentou melhoras em seu quadro.
Já o idoso reside no interior do município e está realizando tratamento contra o câncer. Ele possui histórico de viagem para Curitiba para realizar o tratamento de saúde. O rio-azulense coletou o material no dia 17, quando apresenta coriza, fraqueza e tosse. Atualmente, permanece em isolamento com familiares e apresenta evolução no quadro.

A secretaria de Saúde de Rio Azul pede para a população manter o distanciamento social, não viajar ou receber visitas, não levar crianças, idosos ou pessoas do grupo de risco em lojas, mercados, comércios e locais públicos, não realizar “rodas” de chimarrão, não compartilhar objetos, além de utilizar máscara e álcool em gel.

Rio Azul já teve nove casos da doença. Cinco moradores estão recuperados e 26 aguardam resultados dos exames. 137 pessoas estão sendo monitoradas e 151 casos foram descartados.

Em Guamiranga, as três moradoras diagnosticadas com o coronavírus são mulheres, de 17, 32 e 48 anos, que tiveram as amostras dos exames analisadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). Duas mulheres tiveram contato com outras pessoas infectadas e uma não tem relação com moradores contaminados. Somente uma paciente é hipertensa. Todas estão em isolamento domiciliar recebendo acompanhamento do serviço de saúde.

Guamiranga já teve dez casos de Covid-19. Seis pacientes se recuperaram da doença. Quatro pessoas estão em investigação, quatro monitoradas e 56 casos foram descartados.

No município de Irati foram registrados sete novos casos de Covid-19 nesta terça-feira, 21. Foram quatro mulheres e três homens infectados nas seguintes faixas etárias: uma entre 20 e 29 anos, duas entre 30 e 39 anos, uma entre 40 e 49 anos, uma entre 50 e 59 anos, uma entre 60 e 69 anos e uma acima de 80 anos.

Desta forma, a cidade passa a registrar 103 pacientes com coronavírus desde o início da pandemia. Quatro pessoas estão internadas, 24 em isolamento domiciliar, 74 se recuperaram da doença e um óbito foi registrado. Sessenta e sete iratienses aguardam o resultado do exame laboratorial.

Conforme informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, o paciente, de 55 anos, que estava internado no Hospital São Lucas, em Campo Largo, recebeu alta e já retornou para a sua residência. Uma mulher, de 56 anos, está em um leito de enfermaria do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Um homem que está internado na enfermaria da Santa Casa de Irati teve diagnóstico positivo recentemente. Já o homem com mais de 80 anos, que está no hospital Regional de Telêmaco Borba, precisou ser entubado. Já o paciente, de 51 anos, que está no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, segue internado em um leito de UTI, sob ventilação mecânica.

No total, Irati tem 52 mulheres e 51 homens infectados. Por faixa etária, são cinco crianças infectadas, sendo duas entre 0 e 5 anos e três com idades entre 6 e 9 anos. Dez pessoas tiveram a doença entre 10 e 19 anos. Mais 17 iratienses foram contaminados entre 20 e 29 anos, 25 entre 30 e 39 anos, 22 entre 40 e 49 anos, 11 entre 50 e 59 anos, nove entre 60 e 69 anos, dois entre 70 e 79 anos e dois acima de 80 anos.

Em Imbituva, a secretaria de Saúde registrou nove casos nesta terça-feira, 21. Além disso, a cidade confirmou o quarto óbito em decorrência da doença. No total, a cidade tem 169 casos confirmados, 126 pacientes recuperados e quatro óbitos.

Teixeira Soares teve um novo caso de coronavírus depois de 18 dias sem registros da doença. A paciente é uma mulher, de 41 anos, que reside no centro da cidade. Ela está em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela secretaria de Saúde.

O prefeito Lula Thomaz solicita que a população que apresentar sintomas de Covid-19 procure a unidade Sentinela, que fica localizada ao lado do hospital Municipal. “Temos médicos e enfermeiros à disposição da nossa população. Aproveito a oportunidade para pedir ao nosso povo intensifique o uso de máscara, do álcool em gel, permanecemos em nossas casas para que novos casos não venham aparecer em nosso município. Nossa equipe técnica através da Vigilância Sanitária está desenvolvendo um trabalho técnico para monitorarmos e evitarmos o aparecimento de novos casos. Porém, precisamos muito da ajuda da população para não propagar muitos casos em nosso município”.

Teixeira Soares já registrou oito casos de Covid-19. Seis pessoas estão recuperadas, uma permanece em isolamento domiciliar e um óbito foi registrado. Seis casos suspeitos aguardam resultado do exame, 42 estão sendo monitoradas e 59 foram descartados.

Inácio Martins não divulgou boletim nesta terça-feira, 21. Até ontem, 20, a cidade possuía 11 casos confirmados de coronavírus e nove pacientes recuperados. Em Rebouças, os sete moradores diagnosticados com a doença se recuperaram. Dezessete reboucenses aguardam resultado dos testes e 100 estão sendo monitorados. O número de testes com resultado negativo subiu para 446, sendo 289 exames sorológicos e 157 RT-PCR.

Já em Fernandes Pinheiro, a cidade teve mais dez pacientes que finalizaram o período de isolamento. Sendo assim, o município passa para 14 pessoas curadas. No total, foram registrados 16 casos da doença, sendo que uma pessoa morreu por complicações causadas pela infecção. Onze casos estão sendo monitorados e dez moradores aguardam resultado do exame. Noventa e sete pessoas que realizaram testes tiveram resultado negativo e 83 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Em Prudentópolis, mais três mulheres, de 14, 30 e 35 anos, que moram na área urbana, se recuperaram da doença. Com isso, a cidade zerou a quantidade de casos ativos. Dos 50 casos diagnosticados, 49 pessoas estão recuperadas e um óbito foi registrado. Vinte e oito prudentopolitanos estão aguardando resultado do exame RT-PCR e 54 permanecem em monitoramento. 413 casos foram descartados.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde registrou mais 1.608 novos casos e 58 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. Todos estavam hospitalizados, sendo 19 mulheres e 39 homens, com idades entre 35 e 87 anos. O Paraná soma agora 56.905 casos e 1.396 mortos em decorrência da doença. O número de pessoas internadas com a Covid-19 é de 1.096. Já o de pacientes internados aguardando o diagnóstico é de 1.057.

Os óbitos ocorreram entre os dias 6 e 21 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (25), Paranaguá (4), Piraquara e Colombo (3) e Arapongas (2). 21 municípios registraram um óbito. São eles: Alto Piquiri, Araucária, Campina Grande do Sul, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Guarapuava, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Jandaia do Sul, Lapa, Manoel Ribas, Mariluz, Maringá, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Rio Negro, Terra Boa, Terra Rica e Umuarama. O Paraná teve 20.564 pacientes recuperados (36,1% do total de infectados).

O país registrou 1.346 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 81.597 óbitos. Com isso, a média de mortes nos últimos sete dias é de 1.048 óbitos. O País já teve 2.166.532 brasileiros infectados, sendo 44.887 confirmados somente no último dia. A média de casos é de 33.618 por dia. O Brasil soma 1.465.970 casos considerados como recuperados.