notícias

Mallet registra 2ª morte por Covid-19

Mulher, de 70 anos, morreu no domingo, 12, em hospital de União da Vitória. Mallet já teve 26 casos de Covid-19 desde o início da pandemia
Paciente de Mallet que morreu por complicações causadas pela Covid-19 estava internada na APMI de União da Vitória. Foto: Portal Vvale/Arquivo
A secretaria de Saúde de Mallet confirmou mais uma morte causada em função do SARS-CoV-2 (Covid-19). Uma mulher, de 70 anos, que mora no interior do município, faleceu no domingo, 12. No dia 14 de junho, um morador do distrito de Rio Claro do Sul, de 60 anos, também havia falecido em razão da infecção.

Segundo informações da Rádio Studio W, a segunda vítima fatal da Covid-19 procurou uma unidade para receber atendimento médico no dia 6 de julho. Na ocasião, ela apresentava sintomas leves e foi internada no hospital São Pedro, em Mallet. A mulher permaneceu estável até sexta-feira, 10. Nesse dia, saiu o resultado do teste confirmando a contaminação. Com o agravamento do seu quadro clínico, a paciente foi transferida para o Hospital da Associação e Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) de União da Vitória. Ela foi transportada em uma UTI Móvel do governo estadual. No domingo, 12, ela faleceu por complicações causadas pela doença. No mesmo dia foi realizado o sepultamento. Não houve velório.

Nesta segunda-feira, 13, a secretaria de Saúde de Mallet confirmou mais dois casos de Covid-19. Mais um homem e uma mulher, que moram na área urbana e não tiveram a idade divulgada, foram infectados. Desta forma, a cidade registra 26 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Entre os nove municípios da 4ª Regional de Saúde, Mallet tem o maior número de óbitos (dois) e o terceiro em quantidade de casos (26).
Por esse motivo, funcionários da secretaria de Saúde e o prefeito Moacir Szinvelski pretendem tomar algumas medidas para diminuir o contágio. Nesta terça-feira, 14, eles vão se reunir com lideranças locais para discutir quais ações serão aplicadas. O encontro está marcado para 9 h na Câmara Municipal e terá transmissão da Rádio Studio W.

Guamiranga zerou o número de casos ativos de Covid-19 nesta segunda-feira, 13. A cidade registrou o sexto paciente recuperado. São cinco casos em investigação aguardando resultado do exame e 46 que testaram negativo para a doença.

Em Rebouças, cinco das seis pessoas infectadas se recuperaram. Com um caso ativo, o município ainda conta com 17 moradores aguardando resultado do exame e 112 em monitoramento. 353 testes foram descartados, sendo 230 exames sorológicos e 123 RT-PCR.

Em Teixeira Soares, nenhum caso novo foi registrado no fim de semana. A cidade permanece com sete registros de coronavírus, sendo seis pacientes recuperados e um óbito causado pela infecção. Em publicação em sua página no Facebook, a administração municipal comunicou a alteração no horário do toque de recolher, que passou a valer das 22h30 até 5 h do dia seguinte, a partir desta segunda-feira, 13. “Porém, solicitamos que todos continuem colaborando para manter as condutas de prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Comunicamos também, que não há nesta data, nenhum caso de contaminação pelo vírus confirmado no município”, informa a publicação.

Em Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional, a secretaria de Saúde confirmou mais uma moradora recuperada. A adolescente, de 16 anos, reside na área urbana. Com isso, a cidade possui 35 pessoas curadas. No total, 41 prudentopolitanos foram infectados. Portanto, o município tem cinco casos ativos de Covid-19 e um óbito registrado. 53 pessoas estão em monitoramento e 122 em investigação aguardando resultado do exame RT-PCR enviado ao Lacen. 213 testes apresentaram resultado negativo.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen, o número de investigados aumentou em função da coleta de exames RT-PCR nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, cumprindo a orientação de uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

O Paraná registrou mais 1.040 casos e 44 óbitos por coronavírus nesta segunda-feira, 13. No acumulado desde o início da pandemia são 43.095 casos e 1.072 mortos em decorrência da doença. São 849 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19 e 1.053 pacientes suspeitos aguardando resultados dos exames. As pessoas que faleceram e passaram a ser contabilizadas no Informe Epidemiológico Estadual foram 18 mulheres e 26 homens, com idades que variam de 42 a 90 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 22 de junho e 13 de julho. Dezessete pacientes residiam em Curitiba, cinco em Paranaguá, quatro em Pinhais e São José dos Pinhais, três em Maringá e dois em Campo Largo. Foi registrado um óbito em Araucária, Colombo, Francisco Beltrão, General Carneiro, Itambé, Mandaguari, Paiçandu, Paula Freitas e São Pedro do Ivaí. O Estado registra 379 cidades com pelo menos um caso de coronavírus. Já os óbitos ocorreram em 192 municípios.

O Brasil contabilizou 733 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Conforme o Ministério da Saúde, o País tem agora 72.833 vítimas fatais desde o início da pandemia. A taxa de letalidade, que é o percentual de óbitos entre as pessoas doentes, é de 3,9%.

As secretarias estaduais de saúde confirmaram 20.286 novos casos da infecção. No total, o País registra 1.884.967 diagnósticos positivos. Segundo o Ministério da Saúde, 1.154.837 pessoas estão curadas da doença.