notícias

Irati, Fernandes Pinheiro e Guamiranga confirmam novos casos de Covid-19

Fernandes Pinheiro e Guamiranga tiveram mais um morador infectado. Em Irati foram mais dois homens diagnosticados com a doença, totalizando 110 casos desde o início da pandemia
Imagem da Praça de Fernandes Pinheiro. Foto: Jussara Harmuch
Os municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Guamiranga confirmaram novos casos de coronavírus nesta quinta-feira, 23.

Em Irati, mais dois homens nas faixas etárias de 50 a 59 anos e de 60 a 69 anos foram diagnosticados com a doença. Sendo assim, o município chegou ao total de 110 registros da infecção. A cidade também teve mais quatro pacientes recuperados, totalizando 81 pessoas curadas.

Dos casos ativos, 23 permanecem em isolamento domiciliar e quatro estão internados, sendo um em leito de enfermaria e três em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Dois moradores de Irati morreram por complicações causadas pela infecção. Noventa e quatro iratienses estão em investigação aguardando resultado de exames.

No total, 56 mulheres e 54 homens foram infectados em Irati. A faixa etária com maior número de casos continua sendo entre 30 e 39 anos com 25 registros. Vinte e três pessoas foram infectadas entre 40 e 49 anos. Dezenove iratienses foram contaminados entre 20 e 29 anos. Mais 12 moradores entre 50 e 59 anos tiveram a doença. São dez infectados nas faixas etárias entre 10 e 19 anos e 60 e 69 anos. Sete crianças foram contaminadas, sendo três entre 0 e 5 anos e quatro entre 6 e 9 anos. Mais quatro casos foram confirmados entre idosos, sendo dois entre 70 e 79 anos e dois acima de 80 anos.

Em Guamiranga, uma adolescente, de 11 anos, foi infectada. Ela teve a amostra do exame analisada pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). Segundo a Vigilância Epidemiológica, a jovem é contato de um caso confirmado de coronavírus no município. Ela não tem comorbidades e está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada pela secretaria de Saúde.
Guamiranga já registrou 11 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Seis pessoas se recuperaram da infecção. Cinco guamiranguenses estão sendo monitorados, sete permanecem em investigação e 57 testes apresentaram resultado negativo.

“Aproveitamos a oportunidade para reforçar sobre as principais medidas de prevenção: manter distanciamento social, isolamento domiciliar, uso de máscaras e álcool gel. Ainda, não realizar nenhum evento comemorativo que aglomere pessoas, não receber ou fazer visitas, principalmente de pessoas de outros municípios e ou em outros municípios”, solicita a secretaria de Saúde de Guamiranga.

Já em Fernandes Pinheiro, um homem, de 61 anos, que reside na sede do município, foi diagnosticado com a doença através de um teste RT-PCR. Ele teve febre, dor de garganta, tosse, mialgia e perda de paladar. Todos os sintomas foram manifestados de forma leve, segundo a secretária de Saúde, Emanuelle de Matos. O paciente tem grau de parentesco com outro morador, de 31 anos, que foi infectado, mas já cumpriu o período de isolamento domiciliar e se recuperou.

Até o momento, Fernandes Pinheiro teve 17 moradores com coronavírus. Quinze pacientes estão recuperados e um óbito foi registrado. Vinte pessoas estão aguardando resultado do exame laboratorial, 26 continuam em monitoramento e 101 testes tiveram resultado negativo. Mais 83 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Em Inácio Martins, a prefeitura anunciou em postagem em sua página no Facebook que quatro pessoas testaram positivo para Covid-19 e estão em isolamento domiciliar. “Porém, não são vinculados ao município, devido ao local de contaminação ser em Campo do Tenente, no Paraná”, informa o município na postagem.

Conforme o boletim da prefeitura, Inácio Martins já registrou 12 pacientes infectados. Dez pessoas estão recuperadas e duas permanecem em isolamento domiciliar. Oito martinenses estão em investigação aguardando resultado dos testes. Desde o início da pandemia, 149 moradores foram liberados da quarentena. 111 testes tiveram resultado negativo, sendo 84 RT-PCR e 27 testes rápidos.

Em Teixeira Soares, o boletim divulgado pela secretaria de saúde nesta quinta-feira, 23, mostra que a continua com nove moradores infectados. Sete já se recuperaram da doença, um caso permanece ativo e uma pessoa faleceu por complicações causadas pela infecção. Quinze pessoas aguardam resultado do teste, 59 estão sendo monitoradas e 63 casos foram descartados com resultado negativo do exame.

Em Rebouças, os sete moradores diagnosticados com coronavírus estão recuperados. Dezenove pessoas aguardam resultado do exame, 101 estão sendo monitoradas e 452 testes descartaram a contaminação. Foram 290 exames sorológicos e 162 RT-PCR com resultado negativo.

Em Mallet, a cidade teve mais quatro pacientes recuperados. Desta forma, o município totaliza 23 pessoas curadas e 37 infectados. São 12 casos ativos (sete foram confirmados por exame RT-PCR e cinco em testes rápidos) e dois óbitos registrados. Quarenta e dois moradores apresentaram sintomas suspeitos. Desses, 38 realizaram teste RT-PCR e quatro aguardam para fazer a coleta. Cinquenta e quatro malletenses estão sendo monitorados, 431 testes tiveram resultado negativo, sendo 214 RT-PCR e 217 testes rápidos, e 526 pessoas foram diagnosticadas com síndromes gripais desde março.

Rio Azul teve nove casos de Covid-19, sendo que seis moradores se recuperaram da doença. Já em Imbituva, o último boletim divulgado na terça-feira, 21, mostrava que a cidade havia registrado 169 casos de coronavírus. Até aquele momento, 126 pessoas haviam se recuperado e quatro óbitos tinham sido registrados.

Em Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional, o panorama se manteve inalterado em relação ao dia anterior. São quatro casos ativos de um total de 56 diagnósticos positivos da doença. 51 pessoas se recuperaram da infecção e uma morreu em decorrência da doença. São 19 pessoas aguardando resultado do teste, 59 monitoradas e 447 casos descartados.

Nesta quinta-feira, 23, a prefeitura de Prudentópolis publicou um novo decreto alterando o horário do toque de recolher, que passa a vigorar das 22 h até 6 h do dia seguinte. Já como medida de combate ao coronavírus, a secretaria de Saúde realizará mais uma ação de limpeza e desinfecção das vias e espaços públicos. Os trabalhos serão realizados entre às 22 h de sexta-feira, 24, e 5 h da manhã de sábado, 25. Os agentes realizarão a higienização utilizando hipoclorito de sódio. A aplicação acontecerá com um pulverizador trator que passará em pontos estratégicos da cidade, onde há maior contato e fluxo de pessoas. A secretaria de Saúde solicita que as pessoas evitem sair nesse horário e mantenham distância dos agentes de aplicação. Além disso, a população não deve deixar o carro estacionado na via pública.

O Paraná confirmou mais 2.066 casos de coronavírus e 59 óbitos nesta quinta-feira, 23. O Estado acumula 61.335 casos confirmados e 1.526 mortes em decorrência da Covid-19. São 1.071 pacientes internados com diagnóstico positivo e 1.111 hospitalizados aguardando resultado dos testes.
As 59 pessoas que faleceram estavam internadas. Foram 31 mulheres e 28 homens, com idades que variam de 31 a 98 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 5 a 23 de julho.

Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (19), Arapongas (5), Colombo (4), Londrina e União da Vitória (3), Goioerê e Tibagi (2). Um óbito foi confirmado nas cidades de Alto Piquiri, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Cascavel, Colorado, Fazenda Rio Grande, Itambaracá, Marilena, Maringá, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Rio Negro, Salto do Lontra, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Xambrê.

O Paraná possui 24.651 pessoas recuperadas, o que corresponde a 40,2% do total de infectados.
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.311 novas mortes por Covid-19, chegando a 84.082 no total, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira, 23. Mais 59.961 casos foram registrados, totalizando 2.287.475. A quantidade de recuperados subiu para 1.570.273.