notícias

Funcionários da prefeitura de Rio Azul testam negativo para coronavírus

Vice-prefeito e mais sete funcionários foram testados depois que o prefeito Rodrigo Solda foi diagnosticado com a infecção. Gestor relata que manifestou apenas sintomas leves da doença desde que iniciou quarentena
Imagem da Praça Tiradentes na área central de Rio Azul. Foto: Prefeitura de Rio Azul/Facebook
O vice-prefeito de Rio Azul, Renato Hrinczuk, e mais sete funcionários da prefeitura testaram negativo para o novo coronavírus. Eles tiveram o material coletado para análise laboratorial depois que o prefeito Rodrigo Skalicz Solda foi diagnosticado com a doença no domingo, 26, pois são contatos próximos do gestor.

Os servidores que realizaram testes foram a secretária de Planejamento, Adrielly Santos, o Procurador Jurídico, Fabrizzio Matte Dossena, o secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Zen de Morais, o vice-prefeito Renato Hrinczuk, o secretário de Assistência Social, Rodolfo Skalicz Solda, que é irmão de Rodrigo, o secretário de Finanças, Joelcio Gonçalves Soares, Luiz Fernando Bihuna e Silce Melnek.

Em contato com a nossa reportagem, Rodrigo disse que manifestou apenas sintomas leves da doença desde que iniciou o período de isolamento domiciliar. “Questão física minha não estou tendo nenhum sintoma grave. Está se manifestando no meu corpo de forma leve e são sintomas que oscilam de um dia para outro. Uma pequena febre, espirros e sintomas assim que são suportáveis. Não estou precisando de medicamento. Estou só aguardando para passar essa quarentena para que eu possa fazer um novo teste para estar livre desse vírus ou com a produção de anticorpos”, relata o prefeito.
Rodrigo afirma que está recolhido em casa e não tem contato externo com outras pessoas desde sexta-feira, 24, quando coletou o exame RT-PCR. Antes de realizar o teste, ele apresentou sintomas leves como coriza, dor de cabeça, febre e tosse.
“Eu tive alguns sintomas leves desde o momento que eu fiz o exame. Eu me recolhi fui me afastando de todos de forma organizada, os trabalhos na prefeitura continuam, mas eu estou desde sexta-feira até hoje dentro da residência obedecendo aos critérios de saúde, critérios que foram impostos para evitar a contaminação de outros. Graças a Deus nenhum membro da minha família foi contaminado, ninguém que trabalha comigo diretamente foi contaminado. Saiu o resultado deles no dia de hoje e a gente está se sentido mais aliviado agora”, diz o gestor.

Os pais de Rodrigo, Jane Skalicz Solda e Vicente Solda, também não tiveram sintomas da infecção nos dias anteriores e seguintes ao isolamento do prefeito. Ele afirma que não tem contato direto com os pais e não frequentou a casa deles recentemente.

De acordo com o boletim da secretaria Municipal de Saúde divulgado hoje, 30, Rio Azul tem dois casos ativos da doença, sendo um deles do prefeito. Nove das 11 pessoas infectadas na cidade já se recuperaram. Cinquenta e sete moradores aguardam resultado dos exames, 101 estão sendo monitorados e 213 testes apresentaram resultado negativo.
Rio Azul registrou 11 casos de coronavírus, sendo que nove pessoas se recuperaram da infecção. Foto: Divulgação